Melbourne - Após uma contagem regressiva de quatro anos, a primeira aeronave Airbus A321LR (NEO) nova e de última geração da Jetstar Airways pousou em Melbourne nesta manhã (pouso das 09:15), levantando o bar para viagens com tarifas baixas na Austrália.
Airbus A321LR da Jetstar em táxi no aeroporto de Melbourne. (© Jetstar) |
A aeronave de longo alcance e com baixo consumo de combustível, que veio diretamente da linha de produção da Airbus em Hamburgo, na Alemanha, melhorará significativamente a experiência de voo para os passageiros, com uma série de benefícios, incluindo assentos mais largos, armários de armazenamento maiores e USB no assento.
Nos próximos meses, os NEO´s também serão equipados com tecnologia de streaming digital, o que significa que os passageiros podem acessar o entretenimento de bordo da Jetstar em seus próprios dispositivos quando voam.
O A321LR é 15% mais eficiente em termos de combustível do que a atual frota de aeronaves A320 da Jetstar, 50% mais silencioso e pode voar até 1.200 km a mais – tornando-o a aeronave com as emissões mais baixas da frota Jetstar.
Este é o primeiro no pipeline de 38 novas aeronaves NEO da Jetstar, com a aeronave pronta para começar a voar em algumas das rotas domésticas mais populares da Jetstar no início de setembro, incluindo de Melbourne a Cairns.
Falando no aeroporto de Melbourne hoje quando a aeronave pousou, o CEO da Jetstar, Gareth Evans, disse que a chegada do A321LR é um dos marcos mais significativos nos 18 anos de história da Jetstar.
“Nossa frota de novos NEO´s elevará o nível de conforto dos passageiros, e ajustamos a configuração da cabine para estabelecer um novo padrão de experiência a bordo para viagens com tarifas baixas na Austrália.
“Isso significa assentos mais amplos para os clientes, armários superiores maiores, carregamento USB no assento e tecnologia de streaming digital em voo, que é uma novidade australiana para uma companhia aérea de tarifas baixas.
“O A321LR queima significativamente menos combustível do que as aeronaves da geração anterior, e a tecnologia avançada de detecção de clima permitirá que nossos pilotos tracem rotas de voo mais suaves e eficientes em termos de combustível.
“Isso se traduz em uma economia de um ponto dois milhões de quilos de combustível anualmente - uma redução de quase 4.000 toneladas de emissões ou o equivalente a remover 1.500 carros das estradas a cada ano.
“A aeronave também tem um alcance de voo maior do que a atual frota de A320 da Jetstar, o que abre oportunidades para expandir nossa rede internacional na região da Ásia-Pacífico – o que significa tarifas mais baixas para ainda mais destinos.”
A entrega de mais oito A321LRs ocorrerá entre agosto de 2022 e maio de 2023, com todas as 18 aeronaves previstas para serem entregues em meados de 2024. Outras 20 aeronaves A321XLR chegarão entre 2024 e 2029, proporcionando um alcance ainda maior de voos de fuselagem estreita.