Pular para o conteúdo principal


Setor De Turismo Debate Expansão Do Rio De Janeiro Como Pólo De Eventos De Tecnologia

4º Encontro Rio CVB - Rio de Negócios reuniu 150 convidados, entre empresários e autoridades 

A ampliação da cidade do Rio de Janeiro como sede de eventos da área tecnológica foi o foco do debate no 4º Encontro Rio CVB - Rio de Negócios, promovido pelo Rio Convention & Visitors Bureau (Rio CVB) nesta quinta-feira (7). Os secretários Estadual e Municipal de Turismo Sávio Neves e Antônio Mariano participaram do encontro, que reuniu representantes dos principais pontos turísticos, hotéis e restaurantes cariocas. 

(Divulgação) 

Na recepção, no Restaurante Páreo, na Lagoa, 20 expositores apresentaram seus produtos aos demais convidados, que puderam assistir, ainda, apresentações sobre a captação de eventos voltados à tecnologia. Nos próximos meses, a cidade vai receber grandes eventos do ramo, como a primeira edição do Web Summit fora da Europa, e já é vista como um dos destinos mais atraentes para as conferências. 

“O evento promove negócios, possibilitando a interação e conexão entre os mantenedores. Nesta edição, trouxemos a tecnologia para ser discutida, pois já temos em vista grandes eventos da área agendados. Então, precisamos falar sobre o assunto para estarmos preparados e concretizarmos o Rio como o polo de tecnologia do continente, como desejamos”, afirmou Carlos Werneck, Presidente-Executivo, Rio CVB. 

O impacto da tecnologia no ambiente de negócios foi fundamental para a escolha do tema do 4º Encontro Rio CVB, pontuou a Diretora-Executiva, Rio CVB, Roberta Werner. “O Brasil alcançou a marca de 21 empresas com o status de unicórnios. Há um grande crescimento das startups e precisamos estar envolvidos nesse ambiente. Precisamos explorar nossas vocações para sermos um destino que abraça também esse segmento”, disse. 

Em 2022, o Rio foi eleito 12 vezes como destino para encontros de tecnologia e inovação. Para o próximo ano, já são sete eventos nacionais e internacionais marcados para acontecer em diferentes pontos cariocas. Um deles é o Rio2C, que reuniu 38 mil pessoas e mais de mil empresas brasileiras e de 75 países em seis dias de evento, recentemente. O CEO Rafael Lazarine falou sobre a realização da conferência e das expectativas do mercado. 

Outro evento já confirmado é o Web Summit. O maior encontro de inovação do mundo já tem edições agendadas na cidade para os próximos seis anos. Segundo o CEO do Invest Rio, Rodrigo Stallone, a expectativa é que, na primeira edição, o evento reúna 20 mil pessoas por dia de evento, e aumente 10 mil pessoas a cada próxima edição, atingindo 70 mil participantes em 2028. O impacto econômico, destacou, atingiria aproximadamente R$ 1 bilhão. “Queremos mostrar para o mundo que o Rio de Janeiro tem aptidão para receber eventos de tecnologia. E isso vai envolver diversos ramos do turismo.” 

O secretário Estadual de Turismo, Sávio Neves, falou sobre a importância do turismo do Rio de Janeiro como vitrine do Brasil para o mundo. “A iniciativa do Rio CVB trouxe debates profundos sobre inovação e criatividade, temas muito novos e relevantes para o nosso setor. Este tópico abrange todos os setores da nossa cadeia produtiva. Sua relevância é refletida na quantidade de participantes interessados em ampliar suas atuações”, ressaltou. 

Já a atuação da Prefeitura pelo turismo foi mencionada pelo Secretário Municipal de Turismo, Antônio Mariano. Ele apresentou um panorama dos projetos que estão em desenvolvimento, como o “Escola de Turismo”, o “Painel de Turismo Carioca” e o “Dia de Turista”, lançado nesta quinta. 

O 4º Encontro Rio CVB - Rio de Negócios também teve uma análise da trajetória de 20 anos do RioInfo, feita por seu CEO, Alberto Blois; e uma palestra sobre a importância da segurança da informação e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com Rodrigo Lopes, CEO, Forward Computers. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades