O segundo trimestre do ano foi marcado por uma forte recuperação das viagens aéreas. Perto de 8 milhões de passageiros viajaram pelos aeroportos da Swedavia, quase cinco vezes mais do que no mesmo período do ano passado. A evolução contribuiu para uma melhora tanto no faturamento quanto no lucro do trimestre, mas o resultado do semestre é negativo e ainda marcado pelos efeitos da pandemia. Medidas extensas foram necessárias para fortalecer as atividades operacionais para atender a um aumento acentuado nas viagens, o que levou ao aumento dos custos operacionais conforme planejado. O trabalho de desenvolvimento da Swedavia para tornar o Aeroporto Arlanda de Estocolmo um aeroporto mais eficiente e moderno continuou. No trimestre, um novo marco foi alcançado com a inauguração do novo corredor de ligação entre o Terminal 4 e o Terminal 5.
(Swedavia © Stina Sandsjö) |
Pouco mais de seis milhões de passageiros chegaram ou partiram de um dos aeroportos da Swedavia durante o segundo trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2021. Apesar da forte recuperação, o setor ainda tem um caminho a percorrer antes da pandemia. Os 7,7 milhões de passageiros nos aeroportos da Swedavia de abril a junho correspondem a cerca de 70% do nível de passageiros no segundo trimestre de 2019.
"A recuperação no mercado de aviação é bem-vinda para os viajantes, bem como para uma indústria de aviação paralisada após pouco mais de dois anos com uma pandemia e viagens e oportunidades limitadas. O forte aumento de viagens em um curto período de tempo tem um efeito positivo nos resultados da Swedavia, mas também significou grandes desafios para nós e outros atores, especialmente no Aeroporto Arlanda de Estocolmo, onde tivemos o equivalente a 20 anos de crescimento de passageiros em apenas alguns meses. Juntos, trabalhamos intensamente na contratação de pessoal e na adaptação das atividades operacionais ao aumento das viagens aéreas - um trabalho que continua inabalável", diz Jonas Abrahamsson, Presidente e CEO, Swedavia.
No período de janeiro a junho, as vendas líquidas da Swedavia totalizaram SEK 2.185 milhões, com um lucro operacional negativo de SEK -258 milhões. No trimestre, as vendas líquidas totalizaram SEK 1.303 milhões, um aumento de SEK 820 milhões em comparação com o segundo trimestre de 2021. O lucro operacional do trimestre também melhorou e totalizou SEK 67 milhões. A expansão das atividades operacionais nos aeroportos para acomodar mais viajantes significou um aumento dos custos operacionais. O fluxo de caixa das atividades operacionais durante o trimestre foi positivo e totalizou SEK 153 milhões.
Durante o trimestre, a Swedavia continuou a dimensionar o negócio para o aumento das viagens. Algumas das medidas para fortalecer a capacidade de Arlanda foram a abertura do Terminal 4 com a nova passagem entre os Terminais 4 e 5 antes do planejado. A Swedavia também fez esforços significativos para fortalecer o pessoal tanto no curto quanto no longo prazo, com recursos regulares e extras.
"Assim como em muitos aeroportos da Europa, os desafios de pessoal para vários operadores do aeroporto ocasionalmente significaram filas mais longas do que o normal para os viajantes em Arlanda em particular. Juntamente com nossos parceiros, fizemos o possível para lidar com a situação da melhor maneira e tomamos várias medidas extraordinárias. O reforço coletivo de recursos afetou tanto as filas quanto o congestionamento em Arlanda. Paralelamente, continuamos a reforçar a disponibilidade nacional e internacional para dar resposta à forte procura que existe no arranque após a pandemia. É extremamente gratificante que um grande número de companhias aéreas opte por apostar e investir nos nossos aeroportos e especialmente em Arlanda, que continua a reforçar a sua posição de mercado para o futuro", afirma Abrahamsson.