Vladivostok - Sergey Aleksandrovsky, Diretor Geral, Aeroflot e Yury Slyusar, Diretor Geral da United Aircraft Corporation (UAC) da Rostec State Corporation, assinaram um acordo de intenção de comprar 339 aeronaves russas. A cerimônia ocorreu durante o 7º Fórum Econômico Oriental.
(Arquivo) |
O acordo prevê a entrega de 210 aeronaves MC-21, 89 aeronaves SSJ-NEW e 40 aeronaves Tu-214 para o Aeroflot Group sob termos de leasing de 2023 a 2030. O documento afirma que o Grupo receberá as duas primeiras aeronaves Superjet-NEW em 2023, e a partir de 2024, estão previstas entregas das seis primeiras aeronaves MC-21 e das sete primeiras aeronaves Tu-214.
"Hoje assinamos o maior acordo sobre a compra de aeronaves russas na história recente da Aeroflot. Este é um passo importante que define o estímulo e influencia as perspectivas futuras para o desenvolvimento da aviação civil na Rússia. Aeroflot tem operado com sucesso e eficácia as melhores aeronaves domésticas ao longo de sua história de quase um século. A assinatura deste Acordo demonstra claramente ao mundo inteiro que a Rússia continua sendo uma grande potência da aviação com enorme potencial e rica experiência no campo da fabricação de aeronaves, capaz de produzir aeronaves confiáveis e modernas", disse Sergey Aleksandrovsky.
"Mudanças históricas estão chegando à aviação civil. Aeronaves da Boeing e da Airbus, que dificilmente serão entregues à Rússia novamente, serão substituídas por aeronaves de passageiros de 70 anos de uso russo. Das 339 aeronaves, quase 300 são aeronaves MC-21 e Superjet de nova geração. O Tu-214 se tornará um suporte confiável - esta aeronave foi previamente fabricada para clientes especiais e provou-se bem. O MC-21 será o carro-chefe da frota Aeroflot, é o orgulho da nossa indústria aeronáutica, que se orgulha de soluções inovadoras de design que, tenho certeza, serão apreciadas tanto por pilotos quanto por passageiros. Gostaria de notar que todas as aeronaves serão entregues com sistemas e componentes de bordo fabricados na Rússia", comentou Sergey Chemezov, Diretor-Geral, Rostec State Corporation.
"Através do Aeroflot Group, estamos recebendo um parceiro confiável para entrar em serviço de aviões russos de nova geração. Dado o volume sem precedentes do contrato, sua execução torna-se uma das principais prioridades da UAC para os próximos anos, uma vez que a acessibilidade do transporte das regiões russas e a mobilidade da população do nosso país dependem em grande parte dele. Dando a importância das tarefas que nos foram confiadas, planejamos assinar os primeiros contatos firmes para a entrega de aeronaves em 2023-2025 até o final deste ano", disse Slyusar.
МС-21 é uma nova geração de aeronaves de médio curso com capacidade de 163 a 211 passageiros. O avião está focado no segmento de maior mercado de massa no transporte de passageiros. A aeronave é desenvolvida pelo Centro de Engenharia da Irkut Corporation, e é fabricada pela Usina de Aviação Irkutsk. As principais vantagens do MC-21 são a aplicação de ligas compostas de asas e metal, juntamente com a introdução de sistemas de nova geração a bordo, aerodinâmica avançada e o mais novo motor PD-14.
Superjet 100 é um jato regional de última geração que combina e incorpora tecnologia de produção de aeronaves de última geração. O SSJ100 oferece conforto excepcional para os passageiros, benefícios econômicos significativos para as transportadoras, comodidade para a tripulação e máxima simpatia para o meio ambiente.