Pular para o conteúdo principal


Embratur, GRU Airport E Condor Debatem Retorno De Voos Alemanha-Brasil

Brasil flexibiliza regras para entrada de turistas internacionais 

Brasília - A malha aérea internacional do Brasil mantém viés de alta em 2022 - atingiu em agosto 80,71% da capacidade demonstrada em 2019 - e a Embratur segue trabalhando para ampliar a conectividade do país com o mundo. Nesta quinta-feira (15/08), a Agência se reuniu com a companhia aérea alemã Condor para alinhar a retomada da operação da companhia aérea no território nacional com voos Alemanha-Brasil, que estão suspensos desde 2019. 

(© Bing Imagens)

O encontro, por videoconferência, contou também com a participação de membros do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport), um dos principais hub´s da América Latina. 

Durante a reunião, a Diretora de Marketing, Inteligência e Comunicação da Embratur, Karisa Nogueira, pontuou o interesse da Agência em cooperar com a companhia aérea e detalhou a importância da Alemanha para o turismo brasileiro - historicamente, é o segundo país europeu a enviar mais viajantes ao Brasil, atrás de Portugal. 

O Gerente de Novos Mercados da Condor, Oliver Feess, se disse entusiasmado com a possibilidade de retornar as operações no Brasil. De acordo com ele, a companhia aérea planeja encerrar o planejamento para a temporada 2023 nas próximas semanas e o Brasil é um dos destinos cotados.
 

Mais Conectividade 

Na última quarta-feira, a Embratur marcou presença em evento que oficializou a ampliação da operação da JetSmart no Brasil. Em cerimônia realizada no Rio de Janeiro, a companhia aérea anunciou que vai iniciar, em dezembro deste ano, voos diretos entre a cidade brasileira e Santiago, no Chile, e Buenos Aires, na Argentina. 

De acordo com a JetSMART, em apenas 15 dias, cerca de oito mil passagens já foram compradas para as duas novas rotas, configurando o melhor lançamento de rota internacional da JetSmart nos últimos cinco anos. 

Já no mês passado, a Agência se reuniu com membros do Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport) e a companhia aérea low cost europeia, Virgin Atlantic. Em junho, durante a Fiexpo Latin America, realizada no Panamá, a Embratur participou de reunião com a Copa Airlines. Após o encontro, a companhia aérea confirmou novas rotas para Porto Alegre, Manaus, Belo Horizonte, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo até o fim de 2022.


Flexibilização 

O governo brasileiro tem adotado medidas que vão alavancar ainda mais a atração de turistas estrangeiros para o país. Foi pulicada, no dia 12 de setembro, a Portaria Interministerial nº. 678 que flexibilizou as regras para estrangeiros que desembarcam no Brasil. A partir de agora, será exigido apenas o comprovante de vacinação ou testes para a detecção de Covid feitos até 72 horas antes do embarque, incluindo não vacinados. 

Antes, era obrigação de todo viajante apresentar o comprovante de vacinação antes de embarcar para o Brasil - exceto passageiros que tivessem contraindicação médica. Essa mudança permite que qualquer viajante cumpra algum dos requisitos necessários.

A flexibilização das medidas foi feita com aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) diante da queda no número de mortes e casos de Covid-19 no Brasil.

Na última terça-feira (13), o país registrou a menor média móvel de casos desde janeiro de 2022 com baixa de quase 36% no índice nos últimos 14 dias. O número de mortes também segue em queda de 39%. Mais de 165 milhões de pessoas completaram o esquema vacinal contra a Covid-19 com as duas doses ou dose única, o equivalente a 77,7% da população brasileira. 

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as políticas para testes e quarentena devem ser revisadas regularmente para garantir que sejam suspensas quando não forem mais necessárias. A OMS define ainda que, se os requisitos de teste e/ou quarentena forem suspensos para viajantes vacinados, deve-se oferecer alternativas de viagem para indivíduos não vacinados, como por meio do uso de testes de detecção. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades