O evento celebrou o crescimento do país no mercado de cruzeiros e abertura de nova temporada 2022-2023
Brasília - A Embratur participou, nesta quarta-feira (14/09), do 4º Fórum CLIA Brasil. Organizado pela Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos, o evento teve como objetivo promover debates sobre as tendências e os desafios para o desenvolvimento da atividade, a partir da melhoria do ambiente de negócios.
Presidente da Embratur, Silvio Nascimento, ao lado do Ministro do Turismo, Carlos Brito, durante o Fórum. (Embratur © Renato Vaz Brito) |
Realizado na sede do Ministério do Turismo, em Brasília, o evento reuniu autoridades e grandes players do mercado de cruzeiros. Participaram da abertura, o Ministro do Turismo, Carlos Brito, o Presidente da Agência, Silvio Nascimento, o Presidente Executivo, CLIA Brazil, Marco Ferraz, o Presidente do Conselho da CLIA Brazil e Country Manager da MSC, Adrian Ursill, entre outros.
O evento aconteceu próximo à abertura da temporada de cruzeiros 2022/2023, que será dia 29 de outubro e seguirá até 20 de abril. Espera-se que seja a maior dos últimos dez anos. As boas expectativas vêm do potencial do segmento no país que vem sendo aprimorado constantemente.
São nove navios de cabotagem que contam com mais de 780 mil leitos, podendo acomodar ainda mais viajantes do que nos cruzeiros no último período de navegação, realizado antes da pandemia do Covid-19 (2019/2020).
A próxima temporada conta também com 35 navios de longo curso, com origem de destinos internacionais, que passarão pelo Brasil e seguem seus cursos. Essa novidade irá colocar o país de volta na rota de importantes companhias marítimas de todo o mundo.
A expectativa é de que a próxima temporada resulte na geração de 48 mil empregos diretos e indiretos, e em um impacto econômico da ordem de R$ 3,8 bilhões na economia nacional.
Na ocasião, o presidente da Embratur aproveitou para destacar o empenho da Agência na qualificação do trade para receber os turistas internacionais, além das diversas ações de promoção dos destinos e atrativos brasileiros no exterior.
“A Embratur tem sido incansável no trabalho de fazer a roda da economia girar. Trabalhamos dia após dia e noite após noite. No primeiro semestre, conseguimos vitórias relevantes. Fizemos três campanhas internacionais, duas nos Estados Unidos e uma na América do Sul, realizamos cinco press trips com jornalistas e influenciadores internacionais sobre destinos brasileiros, realizamos roadshows nas américas do Sul e do Norte e estamos capacitando o nosso trade para receber turistas internacionais, em ação feita em parceria com o Sebrae”, elencou.
Durante o fórum, foram abordados temas como a regulação de operações, infraestrutura, sustentabilidade e meio ambiente, além de novos rumos e desafios da atividade turística no Brasil. “No último semestre, o turismo gerou R$ 94 bilhões para a economia. Foram mais de 600 mil empregos e o setor de cruzeiros é uma importante fonte para o crescimento”, destacou o Ministro Carlos Brito.
“Estamos animados com a próxima temporada batendo os recordes dos últimos dez anos. São 17 destinos, sendo 14 no Brasil e 780 mil leitos”, completou o Presidente Executivo, CLIA Brazil, Marco Ferraz.
Reconhecimento
Ao fim da abertura do Fórum, o Presidente Executivo da CLIA Brazil, Marco Ferraz e o Presidente do Conselho da CLIA Brazil e Country Manager da MSC, Adrian Ursilli, concederam uma homenagem simbólica pela presença do Presidente da Embratur e do Ministro do Turismo.