Pular para o conteúdo principal


IATA Participa De Fórum Para Debater Desafios E Oportunidades Do SAF No Brasil

São Paulo - A International Air Transport Association -- IATA participou, hoje, do painel Desafios e Oportunidades dos Combustíveis de Aviação Sustentável no Brasil, no Fórum Abastecendo a Bioeconomia e o Futuro Sustentável da Indústria Aeroespacial, realizado pela Boeing em parceria com a RSB (Roundtable on Sustainable Biomaterials). O evento aconteceu na AMCHAM Brasil, em São Paulo, e reuniu líderes do setor da bioeconomia do país e especialistas em sustentabilidade com o objetivo de discutir, explorar e impulsionar a transformação sustentável da bioeconomia brasileira e do setor de aviação. 

(Arquivo) 

Na ocasião, a IATA apresentou os compromissos do setor com a neutralidade em emissões de carbono até 2050 e o plano para alcançar essa meta. A Associação também trouxe dados para demonstrar o tamanho do mercado de combustível sustentável de aviação (SAF, na sigla em inglês) necessário para viabilizar o transporte aéreo ao longo dos próximos 30 anos e os impactos econômicos e sociais que ampliarão as oportunidades de geração de emprego, renda e desenvolvimento no país. 

“Atingir a emissão líquida zero será um enorme desafio. A indústria da aviação deve reduzir progressivamente suas emissões enquanto acomoda a crescente demanda de um mundo ávido por voar. Para atender às necessidades dos dez bilhões de pessoas que deverão voar em 2050, pelo menos 1,8 gigatonelada de carbono deve ser reduzida naquele ano. Além disso, o compromisso líquido zero implica que um total cumulativo de 21,2 gigatoneladas de carbono será abatido entre agora e 2050”, afirma Marcelo Pedroso, Diretor de Relações Externas, IATA. 

Ainda de acordo com Pedroso, um cenário projetado pelo setor aponta que 65% desta redução virá do uso de SAF. Espera-se que novas tecnologias de propulsão, tal como o hidrogênio, sejam responsáveis por outros 13%, enquanto as melhorias de eficiência, por mais 3%. O restante será tratado com medidas fora do setor, tais como compensações de carbono. A divisão real e a trajetória para chegar a essa meta dependerão de quais soluções serão as mais econômicas ao longo do tempo. 

Qualquer que seja o caminho final para o net zero, é absolutamente necessário o desenvolvimento harmonizado de políticas e um acordo padrão sobre critérios de sustentabilidade para o SAF. Para que isso se torne realidade, o apoio governamental é essencial para a criação de uma estrutura legal para produzir SAF compatível com os padrões internacionais e acompanhar as orientações da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) sobre critérios para combustíveis elegíveis em nível internacional. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades