A Lufthansa e o sindicato de pilotos Vereinigung Cockpit (VC) chegaram a um acordo sobre uma disputa salarial, evitando assim uma segunda paralisação planejada para esta semana.
(PressTUR © Unsplash/Kevin Hackert) |
O sindicato anunciou que concordou com a base de um pacote abrangente de questões monetárias e estruturais que serão aprofundadas nos próximos dias, sem revelar mais detalhes, segundo avança a Reuters.
“Estamos satisfeitos que um resultado tenha sido alcançado na mesa de negociações e que mais transtornos para clientes, funcionários e empresas possam ser evitados”, disse Marcel Groels, responsável pela política de negociação coletiva do sindicato, citado pela agência noticiosa.
E acrescentou: “hoje foram dados os primeiros passos importantes para uma cooperação de longo prazo”.
O sindicato tinha ameaçado com uma paralisação amanhã e quinta-feira, depois de na semana passada ter organizado uma greve com consequências pesadas na operação, com cerca de 800 voos cancelados.
“Estamos satisfeitos por termos conseguido chegar a uma solução em conversas construtivas com o sindicato dos pilotos Vereinigung Cockpit”, disse a Lufthansa num comunicado citado pela Reuters.
O sindicato tinha exigido um aumento salarial retroativo de 5,5% a partir de 1º de julho, bem como um aumento salarial de 8,2% em 2023 em resposta à inflação.