Pular para o conteúdo principal


WTTC Publica Relatório Inovador Sobre Como Viagens & Turismo Podem Reverter A Perda Da Natureza

A biodiversidade é crucial para o crescimento e resiliência do setor de Viagens e Turismo 

Londres, Reino Unido - Um novo relatório publicado hoje pelo Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC), mostra como Viagens e Turismo podem desempenhar um papel crítico em deter e reverter a destruição da natureza. 

O relatório é lançado antes da Conferência de Biodiversidade da ONU (COP15) em dezembro.
(© WTTC)

O relatório, que ajudará as empresas a entender e gerenciar seu impacto na biodiversidade, é lançado antes da Conferência de Biodiversidade da ONU (COP15) em dezembro, onde os governos globais finalizarão ações para transformar a relação da sociedade com a natureza e oferecer uma nova esperança para a conservação global da natureza. 

'Nature Positive Travel & Tourism', criado em conjunto com o ANIMONDIAL, um consultor-chave para viagens e turismo global sobre proteção animal e da natureza, e em colaboração com empresas globais do setor, também foi endossado pelo Secretariado da Convenção sobre Diversidade Biológica (SCBD). 

O relatório ajudará as empresas a agir sobre a necessidade real e urgente de proteger melhor a biodiversidade e a natureza. As empresas de viagens e turismo estão em uma posição única para tomar ações positivas para restaurar a natureza e, por meio de soluções baseadas na natureza e descarbonização, alcançar o Net Zero. Com o turismo de natureza representando 20% do turismo global, o relatório mostra como a natureza é crucial para destinos em todo o mundo. A vida selvagem, principal motivador do turismo de natureza, contribui com US$ 343 bilhões para a economia global todos os anos e sustenta quase 22 milhões de empregos em todo o mundo.

Julia Simpson, Presidente e CEO, WTTC, disse: “A atividade humana resultou em uma perda devastadora de habitat natural e biodiversidade, com uma em cada quatro espécies agora em extinção.

“As Viagens & Turismo estão em uma posição única para fazer uma diferença real. 80% das viagens e turismo são altamente dependentes da natureza, por isso é crucial que assumamos um papel proativo no avanço da conservação da natureza. 

“Nosso relatório vem antes da COP15, quando os governos criarão metas para proteger habitats, espécies e o ambiente natural, o que, por sua vez, reduz o carbono. Viagens & Turismo está na linha de frente. Somos todos guardiões da natureza.”

A biodiversidade também está intrinsecamente ligada a outras questões críticas, como mudanças climáticas e doenças emergentes, com o impacto potencial destas últimas tão claramente demonstrado pela pandemia do COVID-19. 

Lidar com a perda de biodiversidade não é apenas crucial para o setor e sua resiliência, mas também para a economia e a sociedade globais. 

Daniel Turner, CoFundador e Diretor, ANIMONDIAL, disse: “A maioria das empresas de viagens e turismo com as quais conversamos já entendem as necessidades de incluir a proteção da biodiversidade e da natureza em seus planejamentos e relatórios. Mas essa pode ser uma área complicada e, para muitos, o primeiro desafio é simplesmente saber por onde começar. 

“O relatório informará, inspirará e capacitará Viagens & Turismo para melhor gerenciar seus impactos e desempenhar um papel de liderança na construção de um futuro global positivo para a natureza para ajudar a construir um mundo melhor. 

“A ANIMONDIAL elogia o WTTC por esta oportunidade de ajudar as empresas de turismo nos seus primeiros passos, bem como no resto da sua jornada de Turismo Positivo da Natureza.” 

Elizabeth Maruma Mrema, Secretária Executiva da Convenção das Nações Unidas sobre Diversidade Biológica, disse: “Grande parte do setor de Viagens e Turismo depende da beleza da natureza e dos recursos que ela fornece. No entanto, estamos perdendo biodiversidade e recursos naturais em um ritmo sem precedentes. 

“As Viagens & Turismo estão numa posição única para contribuir para esta inversão através da implementação de uma série de medidas como a educação e sensibilização; gerar fluxos de receita que sustentem a proteção, gestão e restauração de ecossistemas; e redução das atividades de pegada, entre outros.”

Embora a Global Travel & Tourism valorize a natureza e continue comprometida em proteger as pessoas e o planeta, o WTTC acredita que mais orientações são necessárias sobre a importância da biodiversidade, os principais fatores de perda de biodiversidade e os principais componentes para melhor protegê-la e restaurá-la. 

Para lidar com isso, o relatório oferece um roteiro baseado em uma estrutura de quatro fases com etapas práticas para orientar o setor na adoção de uma abordagem Nature Positive: avaliação do impacto operacional, definição de uma estratégia, identificação de ações essenciais, implantação e revisão do programa, e aproveitar as oportunidades de comunicação. 

O relatório também oferece quatro ações que as empresas podem realizar no curto prazo: reconectar as pessoas e a natureza, apoiar cadeias de valor sustentáveis, proteger os animais e seu bem-estar e investir na natureza. 

Tanto o setor privado quanto o público têm papéis diferentes a desempenhar. Mas mudanças significativas só podem e serão alcançadas se os dois trabalharem juntos para proteger melhor os animais e a natureza. 

Para ler o relatório na íntegra, clique aqui

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades