- Companhia aérea converte opções para elevar para 60 seu pedido total confirmado do A220
- Avança o programa de modernização da Air Canada para uma frota mais eficiente em termos de combustível
Montreal - A Air Canada anunciou hoje que converteu as opções para 15 aeronaves Airbus A220-300 em pedidos firmes, elevando para 60 o número total de aeronaves canadenses que adquirirá para sua frota.
(© Air Canada) |
"Este pedido expandido para o A220, construído na estrada de nossa sede em Montreal, é um importante desenvolvimento na modernização de nossa frota e uma indicação clara de que estamos emergindo da pandemia solidamente posicionados para o futuro. O A220 tornou-se um pilar da nossa frota narrowbody, e seu desempenho e conforto para os passageiros estão nos permitindo competir efetivamente no mercado norte-americano", disse Michael Rousseau, Presidente e Executivo-Chefe, Air Canada. "Também estamos orgulhosos de apoiar a indústria aeroespacial canadense. Esse aumento de pedidos apoiará os empregos na fábrica Mirabel da Airbus e confirma o impacto econômico positivo da Air Canada em Montreal, Quebec e em todo o Canadá."
“Esta terceira encomenda do A220 em 2022 confirma a forte confiança que as companhias aéreas em todo o mundo têm nesta aeronave revolucionária”, disse Benoît Schultz, CEO, Airbus Canada e Head of Country, Canadá, Airbus. “Com mais de 30 aeronaves em serviço no país, esta aeronave projetada e construída no Canadá contribuiu positivamente para a abertura de novas rotas, bem como para o alcance de metas ambientais ambiciosas para a Air Canada – graças à sua eficiência inigualável.”
"O anúncio de hoje é importante para todo o nosso setor de aviação. Isso não apenas avançará no programa de modernização da Air Canada, mas também contribuirá para tornar o setor mais verde, criando bons empregos para os quebequenses e todos os canadenses. Investimentos como esses estão ajudando nossa indústria aeroespacial a crescer, inovar e prosperar para os canadenses", disse o Honorável Omar Alghabra, Ministro dos Transportes.
"Esta é uma ótima notícia para nossa economia e para a indústria aeroespacial do Canadá. À medida que consolidamos a posição do Canadá como fornecedor verde de escolha para o setor, a Air Canada optou por avançar na modernização de seu programa para uma frota mais eficiente em combustível usando empresas canadenses e isso significa milhares de empregos bem remunerados em Mirabel, Quebec e em toda a cadeia de suprimentos aeroespacial canadense", disse François- Philippe Champagne, Ministro de Inovação, Ciência e Indústria.
A Air Canada fez seu pedido inicial para o A220, então conhecido como Bombardier C Series, em 2016, com um pedido firme de 45 aeronaves e 30 opções. O primeiro A220 entrou em serviço para a Air Canada em janeiro de 2020 e a companhia aérea atualmente opera uma frota de 31 A220´s, com mais duas entregas previstas em 2022. Mais seis serão entregues em 2024 e 2025, com as 15 aeronaves adicionais programadas para entrega em 2026. Todos os A220 da Air Canada são construídos em Mirabel.
O A220 moderno e com baixo consumo de combustível está desempenhando um papel importante na Air Canada, cumprindo seu compromisso de atingir a meta de zero emissões líquidas de todas as operações globais até 2050. Ele gera uma redução de 25% no consumo de combustível por assento, bem como uma redução de 25% nas emissões de CO2 (dióxido de carbono) em comparação com a geração anterior de aeronaves e emissões de NOx (óxidos de nitrogênio) que estão 50% abaixo dos padrões CAEP/6. O A220 também oferece uma redução de 50% na pegada de ruído do que as aeronaves da geração anterior.
As atividades de desenvolvimento e fabricação da Família Airbus A220 estão localizadas em Mirabel, Quebec. Atualmente, a Airbus fornece trabalho para mais de 2.500 pessoas em sua sede e instalações de fabricação do A220 e espera-se que cresça para mais de 3.000 pessoas em um futuro próximo.
Atualmente, são produzidos 6 A220 por mês e espera-se que 14 A220 sejam produzidos mensalmente, já que o programa está aumentando para atingir sua capacidade máxima de produção em meados da década.
O A220-300, que acomoda 137 passageiros nas configurações Business e Economy, acumulou quase 120.000 horas de voo para a Air Canada desde que entrou em serviço.