Pular para o conteúdo principal


Austrian Airlines Volta Ao Curso Com Forte 3Q22 E Reembolso De Empréstimo Garantido Pelo Estado

- A transportadora fecha o terceiro trimestre com uma vantagem de três dígitos (ajuste EBIT EUR 110 milhões) 

- Alta liquidez e linha de crédito concedidas pelo Grupo Lufthansa permitem o pagamento antecipado e integral de empréstimos garantidos pelo Estado até o final de 2022 - cicatrizes financeiras da crise ainda não curadas 

- A Austrian Airlines voou mais de 4 milhões de passageiros com uma taxa de regularidade de 99,2% neste verão 

- Entrada em serviço do A320neo e fim antecipado da renúncia salarial sinalizam o impulso da companhia aérea  

- A CEO, Annette Mann: “A equipe austríaca lutou por esse resultado apesar dos fortes ventos contrários. Estamos orgulhosos de poder reembolsar integralmente o empréstimo garantido pelo Estado, graças a esse esforço de equipe! Nós agradecemos!" 

Após dois anos e meio de crise, a Austrian Airlines voltou a voar com um verão recorde. Apesar dos inúmeros desafios sistêmicos na aviação europeia, a Austrian Airlines alcançou o melhor resultado trimestral em mais de 20 anos com um desempenho operacional bom e estável. A boa liquidez e a concessão de uma linha de crédito pelo Grupo Lufthansa permitem o reembolso antecipado do empréstimo garantido pelo Estado concedido em julho de 2020 até o final de 2022 e com um corte salarial antecipado para todos os funcionários sublinha o crescimento da Austrian Airlines. 

(Arquivo) 

O Resultado Do Terceiro Trimestre Em Detalhes 

Com 687 milhões de euros, a receita no terceiro trimestre de 2022 foi mais que o dobro do ano anterior (3º trimestre de 2021: 304 milhões de euros). A receita operacional total da Austrian Airlines foi de 718 milhões de euros (3º trimestre de 2021: 316 milhões de euros). As despesas totais subiram para 609 milhões de euros (3T 2021: 313 milhões de euros), em parte devido ao forte aumento nos custos do querosene. Em 110 milhões de euros, o EBIT ajustado, que exclui ganhos/perdas de avaliação de vendas e avaliações de aeronaves, é o melhor resultado trimestral em décadas (3º trimestre de 2021: 3 milhões de euros). 

Mais de quatro milhões de passageiros - e, portanto, 73% a mais do que no mesmo período do ano passado (3º trimestre de 2021: 2,3 milhões) - voaram com a Austrian Airlines no terceiro trimestre de 2022. Apesar dos inúmeros desafios nas viagens de verão europeu, os voos da Austrian Airlines levaram com uma regularidade de 99,2%. A companhia aérea ofereceu mais de 30.000 voos com uma taxa de ocupação média de 87,6%. 


Austrian Airlines Diz 'Obrigado' - Desempenho De Verão Abre Caminho Para Refinanciamento 

Com este forte resultado financeiro, a Austrian Airlines inicia o último trimestre de 2022, que a empresa encerrará com o reembolso antecipado do empréstimo garantido pelo Estado. A boa liquidez e uma linha de crédito do Grupo Lufthansa permitem à transportadora de bandeira austríaca reembolsar os restantes 210 milhões de euros do empréstimo total de 300 milhões de euros antecipadamente e integralmente até ao final do ano. O reembolso do empréstimo garantido pelo Estado concedido em julho de 2020, originalmente previsto para o final de 2025, dá à Austrian mais flexibilidade para o futuro. Annette Mann, CEO, Austrian Airlines: “A equipa austríaca lutou por este resultado apesar dos fortes ventos contrários. Estamos orgulhosos de poder reembolsar o empréstimo garantido pelo Estado antecipadamente, mesmo que as profundas cicatrizes financeiras da pandemia ainda precisem ser curadas! Agradecemos nossos funcionários, nossos passageiros, o governo federal austríaco e todos os nossos parceiros que depositaram sua confiança em nós!" 


Isenção Solidária De Salário Será Levantada Antecipadamente 

A isenção salarial para todos os funcionários da Austrian Airlines acordada no pacote de crise de 2020 será gradualmente eliminada até junho de 2023. De acordo com os conselhos de trabalhadores e sindicatos do pessoal técnico-comercial, o fim antecipado dos cortes salariais será seguido em no próximo ano por um ajuste sustentado da inflação. Ao todo, isso levará a um acréscimo médio de 10,4% ao salário original no próximo ano. No final do terceiro trimestre de 2022, a Austrian Airlines empregava 5.557 pessoas. A Austrian está atualmente a recrutar novos colaboradores em todas as áreas de forma a compensar as reformas e flutuações e operacionalizar o crescimento da frota. “Estamos muito felizes por termos conseguido montar um pacote sustentável para nossos funcionários com nossos parceiros sociais. Isso torna a Austrian Airlines ainda mais atraente como empregadora. Como uma empresa austríaca líder, aumentar os salários dos aprendizes em uma média de 40% a partir de 2023 foi uma grande preocupação para nós”, diz Francesco Sciortino, COO e líder da equipe de negociação dos acordos coletivos. 


Novas Aeronaves E Uma Boa Situação De Reserva Criam Uma Perspectiva Positiva 

Após o downsizing contínuo causado pela crise, o primeiro dos quatro Airbus A320neos se juntou à frota existente em meados de outubro. A introdução do novo modelo de aeronave é um investimento no hub de Viena e contribui para os objetivos corporativos de longo prazo da Austrian Airlines. “A seleção austríaca aproveitou a crise para se posicionar competitivamente. Agora estamos colhendo os frutos do nosso trabalho árduo e estamos crescendo novamente. Uma boa situação de reserva contínua para destinos de águas quentes, Europa e Atlântico Norte indica um nível de voo estável para os próximos meses de inverno", diz o CCO, Michael Trestl. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades