- A transportadora fecha o terceiro trimestre com uma vantagem de três dígitos (ajuste EBIT EUR 110 milhões)
- Alta liquidez e linha de crédito concedidas pelo Grupo Lufthansa permitem o pagamento antecipado e integral de empréstimos garantidos pelo Estado até o final de 2022 - cicatrizes financeiras da crise ainda não curadas
- A Austrian Airlines voou mais de 4 milhões de passageiros com uma taxa de regularidade de 99,2% neste verão
- Entrada em serviço do A320neo e fim antecipado da renúncia salarial sinalizam o impulso da companhia aérea
- A CEO, Annette Mann: “A equipe austríaca lutou por esse resultado apesar dos fortes ventos contrários. Estamos orgulhosos de poder reembolsar integralmente o empréstimo garantido pelo Estado, graças a esse esforço de equipe! Nós agradecemos!"
Após dois anos e meio de crise, a Austrian Airlines voltou a voar com um verão recorde. Apesar dos inúmeros desafios sistêmicos na aviação europeia, a Austrian Airlines alcançou o melhor resultado trimestral em mais de 20 anos com um desempenho operacional bom e estável. A boa liquidez e a concessão de uma linha de crédito pelo Grupo Lufthansa permitem o reembolso antecipado do empréstimo garantido pelo Estado concedido em julho de 2020 até o final de 2022 e com um corte salarial antecipado para todos os funcionários sublinha o crescimento da Austrian Airlines.
(Arquivo) |
O Resultado Do Terceiro Trimestre Em Detalhes
Com 687 milhões de euros, a receita no terceiro trimestre de 2022 foi mais que o dobro do ano anterior (3º trimestre de 2021: 304 milhões de euros). A receita operacional total da Austrian Airlines foi de 718 milhões de euros (3º trimestre de 2021: 316 milhões de euros). As despesas totais subiram para 609 milhões de euros (3T 2021: 313 milhões de euros), em parte devido ao forte aumento nos custos do querosene. Em 110 milhões de euros, o EBIT ajustado, que exclui ganhos/perdas de avaliação de vendas e avaliações de aeronaves, é o melhor resultado trimestral em décadas (3º trimestre de 2021: 3 milhões de euros).
Mais de quatro milhões de passageiros - e, portanto, 73% a mais do que no mesmo período do ano passado (3º trimestre de 2021: 2,3 milhões) - voaram com a Austrian Airlines no terceiro trimestre de 2022. Apesar dos inúmeros desafios nas viagens de verão europeu, os voos da Austrian Airlines levaram com uma regularidade de 99,2%. A companhia aérea ofereceu mais de 30.000 voos com uma taxa de ocupação média de 87,6%.
Austrian Airlines Diz 'Obrigado' - Desempenho De Verão Abre Caminho Para Refinanciamento
Com este forte resultado financeiro, a Austrian Airlines inicia o último trimestre de 2022, que a empresa encerrará com o reembolso antecipado do empréstimo garantido pelo Estado. A boa liquidez e uma linha de crédito do Grupo Lufthansa permitem à transportadora de bandeira austríaca reembolsar os restantes 210 milhões de euros do empréstimo total de 300 milhões de euros antecipadamente e integralmente até ao final do ano. O reembolso do empréstimo garantido pelo Estado concedido em julho de 2020, originalmente previsto para o final de 2025, dá à Austrian mais flexibilidade para o futuro. Annette Mann, CEO, Austrian Airlines: “A equipa austríaca lutou por este resultado apesar dos fortes ventos contrários. Estamos orgulhosos de poder reembolsar o empréstimo garantido pelo Estado antecipadamente, mesmo que as profundas cicatrizes financeiras da pandemia ainda precisem ser curadas! Agradecemos nossos funcionários, nossos passageiros, o governo federal austríaco e todos os nossos parceiros que depositaram sua confiança em nós!"
Isenção Solidária De Salário Será Levantada Antecipadamente
A isenção salarial para todos os funcionários da Austrian Airlines acordada no pacote de crise de 2020 será gradualmente eliminada até junho de 2023. De acordo com os conselhos de trabalhadores e sindicatos do pessoal técnico-comercial, o fim antecipado dos cortes salariais será seguido em no próximo ano por um ajuste sustentado da inflação. Ao todo, isso levará a um acréscimo médio de 10,4% ao salário original no próximo ano. No final do terceiro trimestre de 2022, a Austrian Airlines empregava 5.557 pessoas. A Austrian está atualmente a recrutar novos colaboradores em todas as áreas de forma a compensar as reformas e flutuações e operacionalizar o crescimento da frota. “Estamos muito felizes por termos conseguido montar um pacote sustentável para nossos funcionários com nossos parceiros sociais. Isso torna a Austrian Airlines ainda mais atraente como empregadora. Como uma empresa austríaca líder, aumentar os salários dos aprendizes em uma média de 40% a partir de 2023 foi uma grande preocupação para nós”, diz Francesco Sciortino, COO e líder da equipe de negociação dos acordos coletivos.
Novas Aeronaves E Uma Boa Situação De Reserva Criam Uma Perspectiva Positiva
Após o downsizing contínuo causado pela crise, o primeiro dos quatro Airbus A320neos se juntou à frota existente em meados de outubro. A introdução do novo modelo de aeronave é um investimento no hub de Viena e contribui para os objetivos corporativos de longo prazo da Austrian Airlines. “A seleção austríaca aproveitou a crise para se posicionar competitivamente. Agora estamos colhendo os frutos do nosso trabalho árduo e estamos crescendo novamente. Uma boa situação de reserva contínua para destinos de águas quentes, Europa e Atlântico Norte indica um nível de voo estável para os próximos meses de inverno", diz o CCO, Michael Trestl.