Pular para o conteúdo principal


IATA: Meta Líquida De Emissões Zero De CO2 Lidera Conquistas Na 41ª Assembleia Da ICAO

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) é fortemente encorajada pela adoção de uma Meta Aspiracional de Longo Prazo (LTAG) para alcançar emissões líquidas zero de CO2 até 2050 na 41ª Assembleia da Organização Internacional da Aviação Civil (ICAO). 

(© IATA)

Este importante passo em frente dado pelos Estados está alinhado tanto com os objetivos do Acordo de Paris quanto com as emissões líquidas zero de CO2 até 2050, resolução acordada pelas companhias aéreas na 77ª Assembleia Geral Anual da IATA em outubro de 2021. 

"A importância do acordo LTAG não pode ser subestimada. O compromisso da indústria da aviação de alcançar emissões líquidas de CO2 zero até 2050 requer políticas governamentais de apoio. Agora que os governos e a indústria estão focados no zero líquido até 2050, esperamos iniciativas políticas muito mais fortes em áreas-chave da descarbonização, como incentivar a capacidade de produção de Combustíveis de Aviação Sustentável (SAF). E a determinação global de descarbonizar a aviação que sustenta esse acordo deve seguir os delegados para casa e levar a ações políticas práticas que permitam a todos os Estados apoiar a indústria no rápido progresso que está determinado a fazer", disse Willie Walsh, Diretor-Geral, IATA. 

A decisão sobre um objetivo de longo prazo na ICAO vem após intensas negociações que conectam os diferentes níveis de desenvolvimento em todo o mundo. Houve apoio esmagador na Assembleia da ICAO para o gol. 


CORSIA

A Assembleia também reforçou seu compromisso com o Regime de Compensação e Redução de Carbono para a Aviação Internacional (CORSIA) e aumentou sua ambição ao concordar em estabilizar as emissões da aviação internacional em 85% do nível de 2019. Ao concordar com isso, muitos governos enfatizaram o papel da CORSIA como a única medida econômica aplicada para gerenciar a pegada de carbono da aviação internacional. 

"O acordo da Assembleia fortalece a CORSIA. A linha de base mais baixa colocará uma carga de custo significativamente maior sobre as companhias aéreas. Portanto, é mais crítico do que nunca que os governos não se desescamem no cimento que une a CORSIA como a única medida econômica para gerenciar a pegada de carbono da aviação internacional. Os Estados devem agora honrar, apoiar e defender a CORSIA contra qualquer proliferação de medidas econômicas. Isso só prejudicará a CORSIA e o esforço coletivo para descarbonizar a aviação", disse Walsh.


Combustível De Aviação Sustentável (SAF) 

A indústria espera que o SAF desempenhasse o maior papel na descarbonização da aviação. A IATA estima que talvez 65% da mitigação necessária para as emissões líquidas zero em 2050 virá do SAF. Enquanto a indústria comprou todos os cem milhões de litros de SAF disponíveis em 2021, a oferta permanece limitada e o preço muito maior do que o combustível convencional de jato. 

"Com a LTAG em mente, os esforços do Estado agora devem ser focados em formas de incentivar um aumento da capacidade de produção do SAF e, assim, reduzir seu custo. O tremendo progresso feito em muitas economias na transição da produção de eletricidade para fontes verdes, como energia solar e eólica, é um exemplo brilhante do que pode ser alcançado com as políticas governamentais certas, particularmente incentivos à produção", disse Walsh. 

As saídas da Assembleia incluem várias áreas-chave de apoio ao SAF. 

Estes incluem:

Solicitando ao Conselho da ICAO:

- Facilitar a capacitação e assistência técnica aos estados para programas de SAF
- Trabalhe com stakeholders para definir e promover a transição para o SAF
- Facilitar o acesso ao financiamento de projetos de desenvolvimento de infraestrutura dedicados ao SAF para desenvolver os incentivos necessários para superar os obstáculos iniciais do mercado


Solicitando aos Estados: 

- Acelere a certificação e o desenvolvimento de SAF, incluindo a produção de matérias-primas,
- Acelere a certificação de novas aeronaves e motores para permitir o uso de 100% SAF
- Incentivar e promover acordos de compra
- Suporte a entrega oportuna de quaisquer alterações necessárias à infraestrutura de fornecimento de aeroportos e energia
- Considere o uso de incentivos para apoiar a implantação da SAF
 

Implementação 

A IATA enfatizou a criticidade da implementação efetiva.

"Os governos não devem perder o impulso que impulsionou os resultados desta assembleia. Os custos de descarbonização da aviação estão na casa dos trilhões de dólares e o cronograma para a transição de uma indústria global é longo. Com as políticas governamentais certas, o SAF pode chegar a um ponto de inflexão em 2030 que nos levará à nossa meta líquida zero. Na próxima Assembleia, a caracterização "aspiracional" da LTAG deve ser transformada em um objetivo firme com um plano de ação claro. Isso significa que os governos devem trabalhar com a indústria para implementar um quadro de política global eficaz capaz de atrair os recursos financeiros necessários para colocar a aviação em um caminho imparável para alcançar o zero líquido até 2050. Há muito trabalho a fazer, e nem um minuto a perder", disse Walsh. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades