A Norwegian divulgou seus resultados hoje para o terceiro trimestre de 2022. Os números demonstram a capacidade da Norwegian de fornecer resultados financeiros robustos e operações fortes na temporada de viagens mais movimentada do ano. As viagens de negócios aumentaram após o verão, e os viajantes neste segmento estão de volta aos níveis de 2019 nas rotas domésticas mais populares na Noruega.
(© Norwegian) |
O lucro operacional (EBIT) no terceiro trimestre foi de NOK 1.032 milhões, impactado positivamente pela receita unitária recorde para a companhia aérea, mas negativamente pelo alto preço do combustível e forte USD neste trimestre. O lucro antes de impostos (EBT) totalizou NOK 910 milhões. A contínua disciplina de liquidez levou a Norwegian a melhorar sua posição de caixa para NOK 8,2 bilhões. No final do trimestre, a frota da Norwegian era composta por 69 aeronaves.
Muitos passageiros desejam viajar para os destinos de férias da Norwegian, criando uma forte demanda reprimida para a alta temporada de viagens de verão e o terceiro trimestre como um todo. O fator de ocupação em julho foi próximo de 95%, o maior em muitos anos, enquanto a receita unitária trimestral atingiu um recorde histórico. A Norwegian teve mais de 6 milhões de passageiros no terceiro trimestre e, apesar do congestionamento recorde e dos desafios da indústria nos aeroportos europeus, quase todos os voos programados foram operados.
“Este trimestre demonstrou que somos a opção nórdica confiável para clientes que viajam de férias, para visitar amigos e familiares ou para fins comerciais. Muitos clientes corporativos optam por voar com a Norwegian, e o número de viajantes a negócios agora está no mesmo nível dos níveis pré-pandemia para nossas rotas comerciais domésticas mais populares. A demanda deve diminuir à medida que entramos no período comercial de inverno, mas a Norwegian está bem preparada para isso por meio de arranjos flexíveis de frota, planejamento rigoroso de rotas e sólida colaboração com nossos colegas e sindicatos”, disse Geir Karlsen, CEO, Norwegian.
O acordo de cooperação entre a Norwegian e a Widerøe foi finalizado em setembro e fornecerá aos viajantes corporativos e de lazer opções e flexibilidade adicionais. Sob este acordo, as duas empresas cooperarão em iniciativas estratégicas importantes, incluindo vendas de passagens, permitindo que os passageiros viajem sem problemas em toda a rede de rotas de ambas as companhias aéreas.
Em 1º de setembro, a Norwegian comemorou seu aniversário de 20 anos. O primeiro Boeing 737 decolou em 2002, marcando o início de voos acessíveis na Noruega. Desde então, a Norwegian expandiu-se para novos mercados, transportou mais de 300 milhões de passageiros e recebeu mais de 60 prêmios e reconhecimentos. Em setembro, a Skytrax nomeou a Norwegian como a 'Melhor companhia aérea de baixo custo no norte da Europa'. No Danish Travel Awards em outubro, a companhia aérea foi eleita a 'Melhor Companhia Aérea Europeia'.
No terceiro trimestre de 2022, a Norwegian transportou 6,1 milhões de passageiros, ante 2,5 milhões no terceiro trimestre de 2021 e 5,0 milhões de passageiros no trimestre anterior. A produção (ASK) foi de 8,9 bilhões, enquanto o tráfego de passageiros (RPK) foi de 7,9 bilhões. A taxa de ocupação aumentou para 88,8%, acima dos 73,1% no mesmo período do ano passado e 81,2% no trimestre anterior.
A regularidade, parcela dos voos realizados, permaneceu inalterada em relação ao trimestre anterior em sólidos 99,4%. A pontualidade continuou a ser fortemente impactada por restrições de capacidade nos aeroportos europeus, mas mostrou sinais de melhora no final do trimestre. A participação de voos com partidas no horário foi de 73,6%, em comparação com 91,0 no mesmo período do ano passado e 78,8% no trimestre anterior.
Bem Preparada Para A Temporada De Inverno E Posicionamento Sólido Para 2023
“Embora a demanda por viagens aéreas possa ser impactada pela atual incerteza macroeconômica e geopolítica, as tendências de reservas continuam encorajadoras com um número crescente de passageiros optando por voar com a Norwegian”, disse Karlsen.
Para os próximos meses de inverno, a Norwegian utilizará os acordos de arrendamento flexíveis reduzindo a capacidade em aproximadamente 25%.
Para o verão de 2023, a Norwegian planeja aumentar a frota para 85 aeronaves. A programação de verão foi lançada recentemente com uma oferta estendida para destinos populares de cidades e praias em toda a Europa.
Com seu forte desempenho operacional e uma rede de rotas atraente e crescente que é bem recebida pelos passageiros, a Norwegian está pronta para fortalecer ainda mais sua posição como uma companhia aérea nórdica líder.