A British Airways tornou-se a primeira companhia aérea do Reino Unido a testar o uso da tecnologia biométrica para voos internacionais, permitindo que os passageiros que participam do teste viajem pelo aeroporto de maneira "inteligente" sem a necessidade de mostrar o passaporte.
Futuramente os passageiros de voos internacionais da BA poderão receber no Check-In do Heathrow em Londres o serviço de biometria. (© BA) |
Os passageiros que se inscreverem para participar do teste da companhia aérea no Terminal 5 de Heathrow em Londres serão convidados a digitalizar seu rosto, passaporte e cartão de embarque em seu smartphone ou tablet antes da viagem, com essas informações sendo mantidas seguras e protegidas.
Quando os participantes do teste chegam ao aeroporto, as câmeras Smart Bio-Pod verificam sua identidade em menos de três segundos, permitindo que eles mantenham o passaporte com segurança no bolso até chegarem ao destino.
David Breeze, Gerente de Transformação de Operações, British Airways, disse: “Esta não é apenas a primeira vez que nossos clientes podem registrar suas informações biométricas em casa, mas é a primeira vez que podem usá-las para voos internacionais da British Airways. Esta é uma ferramenta segura e eficiente que permite uma experiência aeroportuária mais inteligente e tranquila, reduzindo o tempo que levamos para embarcar nas aeronaves.”
“A beleza dessa tecnologia é que ela também libera nosso pessoal para cuidar de consultas de clientes mais complexas e oferecer o melhor atendimento ao cliente possível.”
O teste terá duração de seis meses em voos da British Airways para Málaga, na Espanha. Os passageiros que optarem por entrar serão convidados a usar a faixa de segurança Fast-Track e receberão embarque prioritário gratuito. Se o teste for bem-sucedido, espera-se que seja estendido a mais voos internacionais.
Segue-se a introdução da tecnologia biométrica automatizada nos voos domésticos da British Airways em 2017, quando a companhia aérea se tornou a primeira companhia aérea do Reino Unido a introduzir a tecnologia, que registra as varreduras faciais dos passageiros na segurança e as compara no portão de embarque.