Pular para o conteúdo principal


Grupo Lufthansa Decola Terceira Aeronave Com Coleta De Dados Climáticos Para Pesquisa Cientifica

- Mais um Airbus de longo curso equipado com instrumentos de medição para o projeto de pesquisa europeu IAGOS 

- Aeronave Eurowings Discover coleta dados climáticos pela primeira vez 

- 300 organizações usam os dados registrados para modelos climáticos 

O Grupo Lufthansa está expandindo seu compromisso de longa data com a pesquisa climática e, juntamente com o Forschungszentrum Jülich, equipou uma terceira aeronave em sua frota do grupo com instrumentos de medição. Um Airbus A330 da Eurowings Discover agora está coletando continuamente dados de medição na atmosfera. A aeronave de longo curso convertida da companhia aérea de férias do Grupo Lufthansa com o registro D-AIKE, "Kilo-Echo", voa em serviços regulares em todo o mundo - com destinos na América do Norte, Caribe, Oceano Índico e África. 

Airbus A330  da Eurowings Discover a serviço da ciência. (© Eurowings Discover)

A Lufthansa opera duas aeronaves de longo curso equipadas com o sistema de medição do projeto de pesquisa europeu IAGOS (In-service Aircraft for a Global Observing System) há mais de sete anos. Graças ao A330 agora adicional, o Grupo Lufthansa coletará no futuro dados climáticos para a ciência em rotas de voo adicionais ao redor do mundo. 

“Estamos orgulhosos de poder apoiar o projeto IAGOS com uma terceira aeronave de longo curso. Os dados coletados com nossas aeronaves nos últimos quase 30 anos contribuíram significativamente para a construção de um dos conjuntos de dados mais abrangentes do mundo sobre o conteúdo de ozônio e vapor d'água na atmosfera. Com nosso compromisso, estamos dando uma importante contribuição para a pesquisa climática”, diz Christina Foerster, Membro do Conselho de Gestão de Marcas e Sustentabilidade, Grupo Lufthansa. 

Sob a liderança de Forschungszentrum Jülich, a IAGOS reúne a experiência de parceiros de pesquisa, serviços meteorológicos, indústria da aviação e companhias aéreas. A IAGOS Alemanha é financiada pelo Ministério Federal da Educação e Pesquisa. 

“Graças ao apoio de longa data do Grupo Lufthansa, a IAGOS conseguiu se transformar em uma infraestrutura de pesquisa de nível internacional e ocupa um lugar central no sistema global de observação da atmosfera. Congratulamo-nos com o 'Kilo-Echo' como um novo membro da família e esperamos intensificar ainda mais nossa cooperação com o Grupo Lufthansa. Esperamos que nossas medições também contribuam para reduzir o impacto climático do tráfego aéreo no futuro”, diz o Prof. Andreas Petzold, Coordenador, IAGOS Alemanha, Forschungszentrum Jülich. 

O sistema compacto do projeto de pesquisa europeu está instalado permanentemente abaixo do cockpit da aeronave. Uma conexão curta leva de lá para duas sondas de medição instaladas na fuselagem da aeronave. Após cada voo, os dados de medição registrados são transmitidos automaticamente para o banco de dados central do centro de pesquisa CNRS (Centre National de la Recherche Scientifique) em Toulouse. Eles são de acesso livre e aberto para pesquisas globais e atualmente são usados ​​por cerca de 300 organizações em todo o mundo. Eles ajudam os pesquisadores a obter novos insights sobre o desenvolvimento do clima e a composição da atmosfera e determinar mudanças de longo prazo, tornar os modelos climáticos mais precisos e melhorar as previsões meteorológicas. 


30.000 Voos da Lufthansa para Pesquisa Climática 

A primeira aeronave IAGOS do Grupo Lufthansa, o Airbus A340-300 "D-AIGT", está em serviço desde 8 de julho de 2011. Neste dia, a Lufthansa foi a primeira companhia aérea do mundo a começar a usar o novo sistema de medição IAGOS. O sistema predecessor MOZAIC também foi instalado em dois Airbus A340-300 da Lufthansa e coletou dados de medição de forma confiável durante voos de cruzeiro até 2014. Em fevereiro de 2015, o segundo sistema IAGOS foi instalado na Lufthansa no Airbus A330-300 "D-AIKO". Juntamente com a terceira aeronave convertida, um total de dez aeronaves em sete companhias aéreas em todo o mundo serão equipadas com o sistema IAGOS. Cerca de metade dos mais de 60.000 voos com dispositivos de medição MOZAIC e IAGOS foram operados pela Lufthansa.


Sobre a Eurowings Discover 

A Eurowings Discover é a nova companhia aérea de lazer do Grupo Lufthansa, que transporta viajantes de Frankfurt/Main e Munique para os mais belos destinos locais e de longo curso do mundo. 

Um produto de bordo personalizado e um serviço personalizado tornam cada voo uma experiência especial. Os viajantes beneficiam da ligação direta a todos os pontos de partida europeus da Lufthansa com um processo de reserva contínuo e transferências perfeitas. 

A Eurowings Discover é uma subsidiária 100% da Deutsche Lufthansa AG. Os voos podem ser reservados em eurowings-discover.com e lufthansa.com

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades