Pular para o conteúdo principal


IATA: Transporte Aéreo É Fundamental Para O Sucesso E A Competitividade Europeia

Istambul - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) publicou os resultados de uma pesquisa com 500 líderes empresariais europeus. Usando o transporte aéreo para fazer negócios através das fronteiras, esses líderes empresariais confirmaram a natureza crítica do transporte aéreo para o sucesso de seus negócios: 

(Arquivo) 

- 89% acreditam que estar perto de um aeroporto com conexões globais lhes dá uma vantagem competitiva 

- 84% não poderiam imaginar fazer negócios sem acesso a redes de transporte aéreo 

- 82% acham que seus negócios não poderiam sobreviver sem conectividade com as cadeias de suprimentos globais via transporte aéreo 

Cerca de 61% dos líderes empresariais inquiridos confiam na aviação para a conectividade global – exclusivamente (35%) ou em combinação com viagens intra-Europa (26%). Os restantes (39%) utilizam principalmente redes intra-europeias. Refletindo isso, 55% relataram que seus escritórios estão propositadamente localizados dentro de uma hora de um grande aeroporto central. 

"A mensagem desses líderes empresariais é clara e inequívoca: o transporte aéreo é fundamental para o sucesso de seus negócios. À medida que os governos europeus traçam o caminho a seguir em meio aos desafios econômicos e geopolíticos de hoje, as empresas dependerão de políticas que apoiem vínculos efetivos tanto dentro do continente quanto com os parceiros comerciais globais da Europa", disse Willie Walsh, Diretor-Geral, IATA. 


Prioridades 

Com 93% a manifestarem sentimentos positivos em relação à rede europeia de transportes aéreos, foi expressa uma vasta gama de pontos de vista sobre áreas a melhorar. Quando solicitados a classificar suas prioridades, as seguintes áreas foram incluídas: 

- Redução de custos (42%)
- Melhorar/modernizar as infraestruturas aeroportuárias (37%) 
- Melhorar as ligações entre os transportes públicos e as redes aéreas (35%) 
- Redução de atrasos (35%) 
- A descarbonização (33%) 

"O custo, a qualidade e a sustentabilidade do transporte aéreo são importantes para as empresas europeias. Estas expectativas foram sublinhadas nos apelos de longa data da IATA aos governos para que apoiem uma maior eficiência no transporte aéreo. A implementação do Céu Único Europeu reduzirá os atrasos. Uma regulamentação econômica eficaz dos aeroportos manterá os custos sob controle e assegurará investimentos adequados. E incentivos governamentais significativos para expandir a capacidade de produção de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF) são críticos para o compromisso da indústria de alcançar zero emissões líquidas de CO2 até 2050", disse Walsh. 


Ambiente 

Os líderes empresariais entrevistados mostraram confiança nos esforços de descarbonização da aviação: 

- 86% estavam cientes do compromisso da aviação de alcançar emissões líquidas de carbono zero até 2050 

- 74% estavam confiantes de que o transporte aéreo cumpriria seu compromisso de alcançar emissões líquidas zero de carbono até 2050 

- 85% disseram que seus negócios usam o transporte aéreo com confiança enquanto gerenciam sua pegada de carbono 

Os líderes empresariais entrevistados acreditam que a prioridade para a descarbonização da aviação deve estar em encontrar soluções técnicas para que as pessoas continuem a voar de forma sustentável. O uso de combustíveis de aviação sustentáveis (SAF) foi a solução mais preferida (40%), seguida pelo hidrogênio (25%). As soluções menos populares foram a precificação do carbono no custo das viagens (13%), a redução dos voos (12%) e o incentivo ao uso de trens (9%). 

"Há confiança na comunidade empresarial de que o transporte aéreo vai descarbonizar. Os líderes empresariais favorecem fortemente as soluções técnicas do SAF e potencialmente do hidrogênio em detrimento de medidas políticas contundentes para aumentar os custos, controlar a demanda ou desviar o uso para o transporte ferroviário. Isso se alinha com a visão da indústria de que o SAF é a prioridade. Precisamos de incentivos políticos para aumentar a capacidade de produção na Europa, o que também reduziria os preços", disse Walsh. 


Aéreo ou Ferroviário?

Enquanto 82% dos líderes empresariais entrevistados afirmaram que a conectividade aérea é mais importante do que a conectividade ferroviária, uma escolha de modos eficientes de transporte é importante para suas atividades comerciais. Eles relataram que a rede ferroviária é uma alternativa adequada para viagens de negócios (71%), e 64% disseram que usariam o trem com mais frequência para viagens de negócios se os custos fossem menores. 

"Enquanto quatro em cada cinco líderes empresariais entrevistados identificaram o transporte aéreo como sendo mais importante do que o ferroviário, eles dependem de ambas as formas de transporte. Também é claro que eles não querem ser forçados a escolher um sobre o outro. A Europa será mais bem servida com opções rentáveis e sustentáveis para todas as formas de transporte. Essa é uma mensagem importante para todos os formuladores de políticas que está vindo diretamente da comunidade empresarial da Europa", disse Walsh. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades