O Grupo faz parceria com a World Fuel Services para o primeiro fornecimento de combustível com menor teor de carbono, um passo vital em sua estratégia de descarbonização Destination Net Zero
Los Angeles - Quando o Navigator of the Seas partiu do Porto de Los Angeles, o Royal Caribbean Group tornou-se o primeiro grande operador de linha de cruzeiros a partir de um porto no Estados Unidos usando combustível diesel renovável para atender parte das necessidades de combustível do navio. O uso de combustível renovável pela Royal Caribbean International, parte da premiada linha de cruzeiros do Grupo, reduzirá as emissões de carbono do navio.
Navigator of the Seas. (© Bing Imagens) |
Este passo fundamental na busca do Grupo por combustíveis alternativos ocorre menos de um ano após o lançamento do Destination Net Zero, a estratégia abrangente de descarbonização do Royal Caribbean Group.
"Estamos comprometidos em investir em tecnologias e inovações que nos ajudem a reduzir as emissões e cumprir nosso propósito de proporcionar férias incríveis com responsabilidade", disse Laura Hodges Bethge, Vice-Presidente Executiva de Operações de Serviços Compartilhados, Royal Caribbean Group. "Ao comemorarmos este marco, continuamos a nos concentrar em outras soluções alternativas líderes para atingir nossas metas de emissões líquidas zero."
O combustível renovável utilizado pelo Navigator of the Seas contém menos carbono do que os combustíveis marítimos tradicionais. Embora este combustível seja produzido a partir de matérias-primas renováveis, o processo de produção empregado na obtenção dele o torna molecularmente idêntico ao gás marinho tradicional, criando um combustível de "substituição" que pode ser usado com segurança com os motores existentes da embarcação.
A empresa de cruzeiros planeja continuar usando combustível com baixo teor de carbono para atender a algumas das necessidades de combustível dos navios que partem de Los Angeles enquanto avalia a viabilidade de seu uso a longo prazo, com ambições de expandir seu uso para outros navios de toda a sua frota. Isso segue um teste semelhante do parceiro de joint venture do Grupo, Hapag-Lloyd Cruises, que está explorando um processo diferente para desenvolver um biocombustível sustentável.
Para o teste, o Royal Caribbean Group fez uma parceria com a World Fuel Services para fornecer o combustível renovável ao Navigator of the Seas. A Jankovich Company abastecerá o navio em nome da World Fuel Services enquanto o navio estiver no porto de Los Angeles. Uma vez abastecido, o Navigator of the Seas partirá para o México.
“Estamos muito orgulhosos de fazer parte do processo pelo qual o Royal Caribbean Group tornará a indústria de cruzeiros mais sustentável por meio de nossas capacidades de distribuição de combustível renovável e nossa experiência técnica para facilitar o uso de combustível renovável em uma marina de aplicação”, disse Michael J. Kasbar, Presidente e Diretor Executivo, World Fuel Services Corporation.
Além de testar o uso de biocombustíveis a bordo do Navigator of the Seas, o Royal Caribbean Group apresentará o primeiro navio híbrido da indústria de cruzeiros no verão de 2023, como parte da mais nova classe de navios da Silversea Cruises, a classe Nova.
O Grupo também está trabalhando para reduzir as emissões no porto, investindo em energia em terra em seus navios e colaborando com os principais portos de cruzeiro para seu uso. Por exemplo, em 2021, o Royal Caribbean Group assinou um acordo para levar energia em terra ao Porto de Miami, o que permitirá que os navios usem eletricidade no porto em vez de queimar combustível.
A empresa também está lançando um novo terminal de cruzeiros de energia zero no Porto de Galveston, Texas, que é resultado de seus esforços de design sustentável e será uma instalação com certificação LEED-Gold.