Pelo segundo ano consecutivo, a Swedavia é nomeada uma das empresas na Europa que está na vanguarda quando se trata de questões de diversidade. A Swedavia está incluída na lista das 800 empresas líderes em diversidade na Europa, de acordo com uma pesquisa encomendada pelo Financial Times.
(Swedavia © Felix Odell) |
"Estamos convencidos de que a diversidade em todos os níveis da organização enriquece e trabalhamos ativamente para criar e manter uma cultura corporativa inclusiva. Vemos o fato de termos sido novamente nomeados Líder em Diversidade entre 20.000 empresas auditadas na Europa como uma confirmação bem-vinda de que estamos no caminho certo. Também é motivador para o nosso trabalho contínuo fortalecer ainda mais a posição da Swedavia como uma empresa inclusiva que não apenas aceita, mas valoriza as diferenças e perspectivas das pessoas. A diversidade de gênero, idade, etnia, deficiência e orientação sexual é obviamente algo que precisa ser visto na organização e na composição dos grupos de trabalho em todos os níveis, desde grupos de trabalho operacionais até grupos de gerenciamento", diz Marie Wiksborg, Diretora de Negócios, Swedavia.
No topo da diversidade percebida na Europa, em todos os setores, está a empresa alemã de eletrônicos Infineon. A empresa assinou sua carta de diversidade em 2007 e vem desenvolvendo sua estratégia de diversidade desde então. Em primeiro lugar na categoria transporte e logística está a empresa holandesa GVB, que opera o transporte público em Amsterdã. Entre as empresas suecas, a Swedavia ocupa o segundo lugar na categoria de transporte e logística.
Do Código de Conduta da Swedavia
O ponto de partida da Swedavia é que todas as pessoas têm o mesmo valor. Isso significa que a Swedavia respeita a dignidade pessoal, a integridade e os direitos de cada pessoa. Igualdade de tratamento e as mesmas oportunidades se aplicam a todos, independentemente de idade, gênero, identidade ou expressão transgênero, afiliação étnica, religião ou outra crença, deficiência, orientação sexual, crença política ou status social. Todos os funcionários da Swedavia têm liberdade de associação e organização.
A Swedavia trabalha para o desenvolvimento sustentável e vê que funcionários com diversas origens fornecem ao negócio/grupo ganhos humanos e vantagens comerciais. O objetivo da Swedavia é alcançar a igualdade de gênero e, pelo menos, ter a mesma proporção de funcionários de origem estrangeira que a demografia da sociedade. Tendo a convicção de que a diversidade, a igualdade e uma cultura inclusiva contribuem para aumentar a criatividade e o poder de desenvolvimento e, consequentemente, a competitividade e atratividade do grupo.
O relacionamento com os outros e uns com os outros é caracterizado pelo respeito mútuo e pela humanidade. Todos podem esperar ser respeitados por quem são. Nenhuma forma de discriminação, tratamento especial ofensivo ou represálias pode ocorrer e todos devem se sentir bem-vindos.