Pular para o conteúdo principal


Embratur: Pesquisa Aponta Otimismo Dos Viajantes Internacionais Para 2023

Plataforma Booking.com mostra como os viajantes vão usar a criatividade para definir suas escolhas para as férias. Em meio a esse cenário, Embratur tem diversificado o cardápio de opções dos destinos nacionais 

Brasília - Em busca de compreender como as viagens serão reimaginadas em 2023, a Booking.com -- empresa de e-commerce de viagens -- realizou uma pesquisa com mais de 24 mil viajantes de 32 países e territórios que mostra que o otimismo dos turistas está de volta, mas acompanhado de boa dose de criatividade. De acordo com a plataforma, “os viajantes vão aceitar a contradição e o caos em suas escolhas para as férias”, o que deve diversificar o cardápio de opções e de tomada de decisões. 

(Arquivo) 

Conforme o levantamento, quase três quartos (72%) dos entrevistados relatam que viajar sempre valerá a pena, sendo os viajantes da China, Colômbia, México, Argentina e Brasil os mais entusiasmados. Após dois anos consecutivos de restrições severas impostas pela pandemia de Covid-19, os anseios dos turistas variaram bastante. Quase metade (44%) dos viajantes globais querem que suas experiências de viagem tenham uma sensação mais simples ou básica, outros 55% vão procurar férias em destinos menos badalados (no estilo "off-grid") e 44% pretendem experimentar a vida apenas com as necessidades básicas. 

Os entrevistados mostraram ainda ansiedade para usar as viagens em 2023 como uma oportunidade para aprender habilidades de sobrevivência (58%), incluindo como obter água limpa (53%), acender uma fogueira do zero (42%), procurar comida na natureza (39%) e até mesmo se preparar para um apocalipse (39%). 

Em consonância com esta tendência de mercado, em 2022 a Embratur passou a levar para dentro das feiras internacionais e de outras ações da Agência o conceito de “Diversificação da Oferta”. 

“O Brasil tem dimensões continentais, seis biomas, além de uma imensa biodiversidade que é única no mundo. A Embratur mostrou que o país é muito mais do que o estrangeiro conhece. Mostrou belezas naturais, clima tropical, povo amigável, hospitaleiro e vibrante e experiências autênticas nos segmentos de ecoturismo, aventura, cultura e, claro, sol e praia”, destaca o Presidente, Embratur, Gilson Machado Neto. 

Um exemplo para essa diversificação de oferta foram as dez press trips realizadas pela Agência em 2022. Para mostrar o Brasil e suas belezas, a Embratur levou jornalistas e influenciadores de Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, Paraguai, Emirados Árabes, Estados Unidos, Portugal e Espanha a vivenciarem experiências em destinos como Bahia, a Rota das Emoções (Maranhão, Piauí e Ceará), Porto de Galinhas, Vale do São Francisco, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e a Costa Verde do estado, Manaus, Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, Paraná, litoral norte de São Paulo, além da Amazônia. 

A pesquisa da Booking.com foi realizada com viajantes do mundo inteiro que tinham previsão de viajar a negócios ou a lazer nos próximos 12 a 24 meses. No total, 24.179 entrevistados em 32 países e territórios (Argentina, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, China, Colômbia, Croácia, Dinamarca, França, Alemanha, Hong Kong, Índia, Irlanda, Israel, Itália, Japão, México, Holanda, Nova Zelândia, Portugal, Singapura, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, Tailândia, Reino Unido, Estados Unidos e Vietnã). 


Turismo com Crescimento Superior a 50% em 2023 

O otimismo dos viajantes mundo afora também se reflete em números. O boletim do terceiro trimestre de 2022 feito pela Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) aponta que, para o ano que vem, a expectativa para o setor de turismo no Brasil é de um crescimento de 53,6% em comparação a este ano. A projeção para 2023 foi realizada com base nos resultados do terceiro trimestre de 2022, momento no qual mais da metade das empresas consultadas afirmou ter elevado em 100% (ou mais) o faturamento anual, em relação com o mesmo período do ano passado. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades