Pular para o conteúdo principal


IATA: Gestão Europeia Do Tráfego Aéreo Deve Reduzir As Emissões E Ser Julgada Por Um Árbitro Independente

Genebra/Bruxelas - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e as Companhias Aéreas para a Europa (A4E) instaram os Ministros dos Transportes da UE a concordarem com as recomendações para a gestão europeia do tráfego aéreo (ATM) na sua reunião de 5 de dezembro que proporcionará melhorias ambientais específicas e submeterá o seu desempenho à análise de uma autoridade reguladora independente. 

(Arquivo) 

Os Ministros dos Transportes da UE reúnem-se em 5 de dezembro para acordar a sua posição sobre a ATM para as negociações com o Parlamento Europeu. Os debates centram-se numa proposta da Comissão Europeia para 2020, que apela a um regulador totalmente independente para avaliar o desempenho dos vários prestadores europeus de serviços de navegação aérea (ANSP). 

Lamentavelmente, os Estados-Membros europeus rejeitaram-no. O Parlamento, em consonância com a proposta da Comissão, pressionou por uma regulamentação mais rigorosa, mas as companhias aéreas temem um compromisso insatisfatório de última hora que permita aos Estados serem julgados sobre os objetivos dos seus próprios ANSP, como devem ser monitorizados e qual será o seu sucesso.

"As seleções na Copa do Mundo esperam árbitros independentes. A Gestão do Tráfego Aéreo não deve ser diferente. As propostas da Comissão para 2020 foram claras de que os países não devem marcar o dever de casa dos seus próprios prestadores de serviços de navegação aérea – devem submeter o seu desempenho a ser julgado por um organismo independente, estabelecendo metas transparentes e eficientes para ajudar a reduzir as emissões e os atrasos", afirmou Rafael Schvartzman, Vice-Presidente Regional, Europa, IATA. 

Os Estados-Membros da UE, receosos das consequências políticas de perturbar os poderosos sindicatos de controladores de tráfego aéreo, têm continuamente frustrado os progressos no sentido da segurança, eficiência e melhorias ambientais que seriam geradas pelo Céu Único Europeu. Mas o imperativo de encontrar economias nas emissões de carbono gerou um novo impulso para a reforma. As companhias aéreas apoiam as propostas da Comissão para 2020, que incluem uma nova e bem-vinda oportunidade para otimizar as trajetórias de voo. 

"Numa altura em que os políticos ensinam regularmente a aviação sobre o seu impacto climático, é escandaloso que se recusem a pressionar por reformas que possam proporcionar reduções de emissões de até 10% no espaço aéreo europeu. A próxima reunião dos Ministros dos Transportes da UE representa uma oportunidade para pressionar no sentido de melhorias significativas. As companhias aéreas europeias exortam os ministros a aproveitarem a oportunidade e a implementarem as propostas da Comissão Europeia para alcançar um bom acordo para os Estados-Membros, as companhias aéreas e o ambiente. Não podemos aceitar compromissos por compromisso", disse Thomas Reynaert, Diretor-Gerente, Airlines para a Europa. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades