Pular para o conteúdo principal


Iberia Consolida Recuperação E Crescerá Em 2023 Na América Latina E Com Novas Cabines

- Companhia aérea recupera toda a sua malha de destinos e, no primeiro trimestre do ano que vem, implantará 105% da capacidade em relação a 2019, com foco na América Latina e nos Estados Unidos 

- Os resultados da companhia aérea até setembro apontam para o regresso da Iberia aos lucros em 2022 

Para a Iberia, 2022 foi o ano em que consolidou a sua recuperação: reconstruiu toda a sua rede de destinos, retomou o seu plano de renovação da frota e, previsivelmente, voltará a lucrar este ano.

(© Iberia)

13 Aeronaves, Salto Qualitativo em Business e Máxima Pontualidade 

A Iberia se despedirá do ano e dará as boas-vindas a 2023 com a estreia das novas cabines Business, Premium Economy e Economy, e aos dois últimos A350 de nova geração que se juntaram à sua frota em dezembro.

No total, a companhia aérea recebeu 13 novas aeronaves em 2022, sete A350 – as últimas quatro do novo padrão Airbus, das quais foi a companhia aérea lançadora – e seis do modelo A320neo para rotas de curta e média distância. 

Com este novo produto e a pontualidade conseguida em 2022, que a colocou como a melhor companhia aérea da Europa durante seis meses consecutivos, a Iberia caminha para o seu objetivo de se tornar a opção preferida dos seus passageiros, primeiro pilar do seu plano estratégico pelos próximos dois anos. 

Além disso, em junho passado, a Iberia lançou novos uniformes, renovou sua oferta gastronômica, melhorou significativamente seu sistema de entretenimento a bordo com mais opções e estendeu o Wi-Fi gratuito para conversar a toda a sua frota. 


De Olho na América Latina 

Em 2022, a Iberia recuperou toda a rede de destinos que tinha em 2019, ao mesmo tempo que conseguiu aproximar-se dos valores de capacidade que então registava, com um quarto trimestre em que implantou 95% do que estava voando em 2019, e com perspectiva de começar 2023 com uma capacidade cinco pontos percentuais acima dos níveis pré-pandemia. 

Outra das apostas que a Iberia tem apostado é o reforço do seu hub no aeroporto de Madrid, com o objetivo de poder competir com os principais 'hubs' europeus. 

Este ano, a Iberia lançou uma forte ofensiva nos Estados Unidos, abrindo Dallas e Washington, e conta já com oito destinos: Nova York, Miami, Boston, Los Angeles, Chicago, São Francisco, Dallas e Washington. A companhia aérea tem 120 voos semanais entre a Espanha e aquele país, e neste inverno implantou 15% a mais de capacidade neste mercado do que antes da pandemia. 

A América Latina tem sido a outra grande aposta da Iberia em 2022 e será ainda mais em 2023. Após a recuperação das rotas para Caracas e Rio de Janeiro, conta com 18 destinos em 16 países, e uma oferta de cerca de 260 voos semanais, um número que deve continuar crescendo nos próximos meses. O crescimento mais relevante da Iberia neste mercado tem sido no México (até três voos diários) e na Colômbia (onde passará de dois voos diários para 18 frequências e, progressivamente, até três voos diários). Esses dois países junto com o Peru (onde passará de sete para dez voos semanais, e a intenção da companhia aérea é chegar a dois voos diários) e a Argentina vão focar a ofensiva da Iberia em 2023, que já oferece voos diários para toda a América Central, continua está crescendo no Caribe e está aumentando sua capacidade em outros países, como Equador e Uruguai. 


Acordos com Todos os Grupos em Tempo Recorde 

Num contexto particularmente difícil devido ao impacto da inflação e dos conflitos em muitos setores, a Iberia conseguiu fechar os acordos com os seus trabalhadores nos três acordos coletivos (Land, pilotos e TCP) em apenas três meses, fator que contribuirá para a paz social para os próximos três anos, e permitirá à companhia aérea focar em seus planos de crescimento. 

Além disso, durante o ano de 2022, a Iberia transformou os contratos de 1.692 colaboradores da Direção de Aeroportos em descontínuos permanentes, e outros mais de 300 contratos da TCP em descontínuos permanentes. 

Este ano, 52 pilotos ingressaram na Iberia, provenientes do seu programa Cadet e da chamada de emprego que a Iberia abriu em junho passado. 

Na vertical das pessoas, é ainda de realçar um ambicioso plano de formação que sob o nome de “Tudo começa comigo” e com o objetivo de melhorar o serviço ao passageiro, a Iberia já formou mais de 4.000 colaboradores, tripulantes, agentes aeroportuários e a chamada Centro. A companhia aérea também retomou várias iniciativas relacionadas à diversidade, flexibilidade e reconhecimento. 


De Volta ao Lucro 

Depois das dificuldades que todo o setor viveu devido às restrições de mobilidade decorrentes da pandemia, em 2022 a Iberia poderá voltar a dar lucro.

No terceiro trimestre do ano, a Iberia obteve um resultado positivo de 246 milhões de euros, prevendo-se que esta boa dinâmica se mantenha no quarto trimestre, o que permitiria à Iberia ter um resultado positivo para o consolidado de 2022, com seus três negócios (companhia aérea, manuseio e manutenção) apresentando lucros. 


O Futuro, com Foco Social 

Em 2022, a Iberia também fez progressos significativos na sua estratégia de sustentabilidade. 

Ao acordo que mantém com a REPSOL desde 2021, juntou outro com a CEPSA para promover a produção de combustíveis de origem sustentável, em quantidade suficiente e a um preço razoável. 

Juntamente com a REPSOL Iberia, realizou em junho passado os primeiros voos de longo curso com biocombustível sustentável produzido na Espanha; especificamente para Washington, Dallas e San Francisco. 

Em 2022, a Iberia também fez sua primeira compra de combustível de origem sustentável. Especificamente, a companhia aérea assinou um acordo com o fornecedor norte-americano de biocombustíveis avançados e produtos químicos Gevo para comprar 110.700 toneladas de combustível de aviação sustentável (SAF) em cinco anos (ou seja, 22.000 toneladas por ano), o suficiente para reduzir as emissões de CO2 em até 353.000 toneladas (o equivalente a retirar mais de 22.800 carros das estradas). A Iberia começará a alimentar seus voos de Los Angeles e San Francisco com 45% SAF em 2028. 

Além disso, a companhia aérea lançou dois programas de compensação de emissões para seus passageiros e empresas. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades