KLM Planta Seis Mil Árvores Na Amazônia Após Desafio De Ciclismo

Ação em Rondônia é resultado do Desafio KLM Pedale por Árvores, realizado em agosto com participação de pessoas de todo o Brasil 

São Paulo - Após 150 mil quilômetros percorridos por pessoas de todo o Brasil em agosto no Desafio KLM Pedale por Árvores para a arrecadação de seis mil árvores, a KLM realizou o plantio das mudas na Amazônia no fim de novembro, em parceria com a startup Meu Pé de Árvore. A área, equivalente a mais de quatro campos de futebol, contempla espaços de preservação permanente com condições de área úmidas, as quais abrangem nascentes d'água em dois sítios em Rondônia -- Canaã e São José. 

Seis mil árvores foram plantadas como resultado do Desafio KLM Pedale por Árvores. (© KLM)

A iniciativa dá sequência ao desafio e reforça o compromisso da companhia aérea holandesa com a sustentabilidade. Com mais de 35 diferentes espécies plantadas na região a partir do desafio, todas em linha com as demandas de cada espaço selecionado, o projeto tem como objetivo a preservação das áreas ambientais, a implementação de sistemas produtivos regenerativos e autossustentáveis, executados por agricultores familiares. O processo será acompanhado pelos próximos cinco anos pela Meu Pé de Árvore, que dará todo o apoio necessário aos agricultores, como assistência técnica e de insumos necessários para a manutenção da restauração. 

“Esta é uma etapa muito importante do nosso desafio, pois simboliza e concretiza a entrega que nasceu em cada quilômetro pedalado em agosto. Trata-se de um estágio do projeto que começará efetivamente a trazer resultados para as áreas impactadas, seja do ponto de vista ambiental ou econômico. Neste sentido, quero fazer um agradecimento muito especial a todos os parceiros que estiveram conosco e a todas as pessoas que de alguma forma contribuíram para que pudéssemos, agora, plantar as seis mil árvores na Amazônia”, diz Christine Honore Briso, Líder de Sustentabilidade, Grupo Air France-KLM, América do Sul. 

Para garantir o objetivo do desafio, a KLM também contou com a parceria do app Km Solidário. A iniciativa previa que cada 25 quilômetros pedalados pelos participantes do desafio seriam convertidos pela companhia aérea no plantio de uma árvore. Para contribuir, os interessados deveriam selecionar o Desafio KLM Pedale por Árvores no app, começar a pedalar e, ao final da atividade, sincronizar seus quilômetros, sem nenhum custo financeiro. 

A KLM Bike House, por sua vez, foi um dos símbolos deste desafio. Localizada na Ciclovia Rio Pinheiros, em São Paulo, o espaço recebeu a comunidade da capital paulista e região, que teve a chance de acompanhar os quilômetros pedalados no desafio em um placar digital e saber mais sobre os compromissos da KLM.


Os Parceiros da KLM Bike House e do Desafio KLM Pedale por Árvores 

A Ciclovia Rio Pinheiros abrange 22,2 km e faz parte do Programa Novo Rio Pinheiros, do Governo do Estado de São Paulo. No início de 2020 foi adotada pela Farah Service, em um contrato firmado com a CPTM (STM). Houve, então, uma expansão de atuação para implantação de maiores estruturas. A ciclovia conta hoje com cafés, pista para aula de bikes, container com área de descanso, chuveiros, pontos para carregamento de celulares, bombas de ar para enchimento de pneus e outros atrativos, além de desenvolver ações culturais e de preservação da fauna e flora da região. Atualmente, a ciclovia registra cerca de 260 mil acessos por mês. 

O Km Solidário tem como missão combater o sedentarismo e amplificar as boas práticas sociais, por meio de um aplicativo que conecta praticantes de atividades físicas com pessoas, projetos e empresas que buscam contribuir para a redução da desigualdade social e econômica existentes no Brasil. Lançado em fevereiro de 2021, o app conta com mais de 130 mil usuários e 14 instituições cadastradas, entre elas Instituto Ayrton Senna, GRAACC e Gerando Falcōes. 

O Meu Pé de Árvore trabalha na recuperação de áreas degradadas da floresta amazônica no estado de Rondônia, por meio de sistemas de produção regenerativos e autossustentáveis implementados em conjunto com agricultores familiares.