Hendersonville, Tennessee, EUA - O desempenho hoteleiro do Canadá ficou abaixo do mês anterior, mas mostrou comparações melhores com 2019, de acordo com os dados de novembro de 2022 da STR.
(Arquivo) |
Novembro de 2022 (alteração percentual desde novembro de 2019)
Ocupação: 61,0% (+1,6%)
Tarifa diária média (ADR): CAD 169,69 (+14,8%)
Receita por quarto disponível (RevPAR): CAD 104,98 (+16,6%)
“A recuperação do desempenho de primeira linha mostrou uma força impressionante em novembro, reforçando que as viagens ainda são uma prioridade, apesar da inflação alta e das perspectivas econômicas em declínio”, disse Laura Baxter, Diretora de Análise de Hospitalidade, CoStar Group, Canadá. O CoStar Group é a empresa controladora da STR.
“Quando indexados para 2019, as principais métricas de desempenho se alinharam com o pico de recuperação anterior em julho”, disse Baxter. “A melhora nos últimos meses deveu-se em parte a um maior índice de ocupação, que ficou 1,6% acima do comparável pré-pandemia de 2019. Novos marcos de recuperação foram alcançados na ocupação durante a semana e no fim de semana, sinalizando força nas viagens corporativas e de lazer. O índice de ocupação durante a semana, que pode ser usado como proxy para a recuperação da demanda por viagens corporativas, ficou em linha com 2019 pela primeira vez na era da pandemia. O índice de ocupação de fim de semana, usado como proxy para a recuperação das viagens de lazer, avançou para 107% do nível de 2019. A ocupação transitória também atingiu um recorde de recuperação, alta de 10% em relação a novembro de 2019, enquanto o índice do grupo foi ligeiramente mais suave do que no mês passado, queda de 13% em comparação com os níveis pré-pandêmicos.”
“Enquanto isso, o ADR também estava em uma trajetória ascendente, com o aumento em 2019 ficando mais forte mês após mês. O crescimento nominal na métrica foi de 14,8% e, com a inflação geral diminuindo ligeiramente em novembro, o crescimento real do ADR foi de 1,6%. O impulso adicional vem de melhorias nos finais de semana, já que o ADR nos dias úteis permaneceu estável. Com a ocupação de fim de semana em alta histórica, as taxas de fim de semana atingiram um novo marco de recuperação, com alta de 22% em relação a 2019.”
Entre as províncias e territórios, Manitoba registrou o maior nível de ocupação em novembro (76,6%), superando a comparação pré-pandêmica em 16,3%.
Dentre os principais mercados, Vancouver registrou a maior ocupação (75,9%), que ficou 3,5% acima de novembro de 2019.
Alberta (53,4%) teve a ocupação mais baixa entre as províncias, alta de 3,2% em relação a 2019. No nível do mercado, a ocupação mais baixa foi relatada em Edmonton (53,5%), que ficou 2,8% abaixo do comparável de 2019.
“No geral, esperamos um forte final de ano com eventos de dezembro, como a Conferência de Biodiversidade da ONU de duas semanas (COP 15) em Montreal, definida para impactar positivamente a demanda e o ADR. As festas de final de ano também estão de volta, o que melhorará a receita de F&B”, disse Baxter.