Pular para o conteúdo principal


Accor Dobra Volume De Negócios Em 2022 E Inicia Sua Nova Organização Global

O turismo recuperou-se substancialmente em 2022 e o desempenho da Accor refletiu esse movimento. Em 2022, o Grupo registrou uma receita de 4,22 bilhões de euros, alta de 80% em relação a 2021. Já a Accor América do Sul encerrou as atividades com um volume de negócios de 911 milhões de euros, basicamente o dobro do volume no mesmo período em 2021. O RevPar na região sul-americana também apresentou um crescimento de 26% versus 2019, e graças à recuperação da diária média, a região foi a única do Grupo a praticamente atingir o nível de ocupação de 2019. Inclusive, no quarto trimestre de 2022, o RevPar superou em 42% o mesmo período de 2019. 

Coletiva de imprensa da Accor no Pullman São Paulo Ibirapuera, em São Paulo, transmitida ao vivo para outros países da América Latina. (Divulgação) 

“Ficamos extremamente felizes com o excelente resultado obtido pelas nossas equipes, que trabalharam intensamente para garantir a melhor experiência aos nossos clientes e excelente retorno aos investidores”, comemora Thomas Dubaere, CEO, Accor, Américas, Premium, Midscale & Economy Brands. 

No mundo o Grupo Accor inaugurou 299 hotéis em 2022, que correspondem a 43.000 quartos, representando um crescimento orgânico líquido da rede de 3,2% - no total, o ano foi encerrado com um portfólio de 802.269 quartos (5.445 hotéis) e um pipeline de 216.000 quartos (1.247 hotéis). 

Na América do Sul, a rede abriu 22 hotéis em 2022, incluindo os primeiros da marca JO&JOE da região (nos destinos Rio de Janeiro e Medellín - Colômbia), By Mercure e ibis em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia; Novotel Arica, ibis Styles Antofagasta e Novotel Puerto Mont, todos no Chile; SLS Puerto Madero, na Argentina, além da chegada da marca Pullman no Peru com dois hotéis: Pullman Lima San Isidro e Pulman Lima Miraflores. Também foram assinados 16 novos contratos no Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Peru e Uruguai, entre eles o primeiro da marca midscale Tribe, em Belo Horizonte. 

O setor de viagens, como um todo, experimentou em 2022 a volta do fluxo de turismo e dos grandes eventos - inclusive foi lançado o ALL Meeting Planner, um programa de fidelização dedicado aos gestores e organizadores de eventos. A retomada do turismo também fez um mix nos perfis de viagem, com o chamado “bleisure”, união de compromissos de negócios e lazer, além do fenômeno “anywhere office”, que potencializa a tendência. Inclusive, a marca de coworking WOJO (www.wojo.com.br), que tem espaços em mais de 150 hotéis na região, agora é distribuída na plataforma OOND, startup que oferece soluções para o modelo de trabalho híbrido. 

Foi observado o mesmo movimento entre os consumidores finais: aproximadamente 50% dos clientes que ficam nos hotéis são associados ALL - Accor Live Limitless, programa de fidelidade lifestyle. Foi notado, também, um aumento do engajamento no programa através dos parceiros, com quase 4 vezes mais pontos transferidos para o ALL em 2022 versus o histórico antes da pandemia, além do gasto médio do cliente ter aumentado em 13%, e a base de ativos também foi ampliada em 20% no último semestre. 

O setor hoteleiro é um dos que mais emprega na economia e, neste sentido a Accor espera contratar mais de 9,5 mil colaboradores em 2023. As vagas serão publicadas no site Careers Accor ao longo do ano e talentos do mercado também podem seguir as publicações detalhadas com notícias direcionadas às profissões nos hotéis, sobre a experiência de trabalhar na Accor, diversidade, inclusão e muito mais no perfil talentosaccor do Instagram. 
 

Nova Divisão: Premium, Midscale e Economy Americas 

Sob a liderança de Sébastien Bazin, Chairman e CEO do grupo, e Jean-Jacques Morin, Deputy CEO, desde 1º de janeiro de 2023 as operações da Accor contam agora com duas divisões dedicadas: “Premium, Midscale & Economy”, da qual Thomas Dubaere é CEO para Américas, tendo São Paulo como Sede da região; e “Luxury & Lifestyle”, ambas apoiadas por um Conselho de Administração e uma Plataforma Global Compartilhada - que fornece expertise e serviços a ambas as divisões, incluindo as áreas de Digital, Tecnologia e Compras. 

A nova estrutura permitirá ao grupo acelerar o crescimento e abordar melhor a evolução do mercado, prestar os mais altos níveis de serviço possíveis a todos os stakeholders, facilitar o atendimento preciso e eficaz das necessidades e expectativas dos hóspedes, além de proporcionar clareza e performance aos parceiros. A nova divisão Premium, Midscale & Economy Americas reúne 448 hotéis em operação, 68 no pipeline e 11 marcas no seu portfólio: ibis budget, ibis styles, ibis, Adagio, Mercure, Novotel, Grand Mercure, Handwritten Collection, Movenpick, Swissotel e Pullman. 
 

Novidades e Estratégia para 2023

Franquias e conversões estão no foco central de expansão da rede. Hoje, 44% dos hotéis da divisão PME Américas são franqueados, e 80% das unidades do pipeline seguem esse modelo. A mais recente marca do portfólio global que vem para apoiar essa estratégia é a Handwritten Collection, que tem como foco os proprietários de hotéis independentes, uma vez que oferece um nível de investimento flexível e econômico, além do auxílio da poderosa plataforma de vendas, distribuição e fidelidade da Accor para aumento de suas receitas e otimização de custos, com um produto adaptado à sua própria personalidade. Handrwitten já tem 13 propriedades confirmadas em destinos da Europa, Ásia e Oceania e a expectativa é atingir mais de 250 hotéis até 2030. 

Outro destaque para este ano é o segmento de Resorts, que já conta com uma plataforma dedicada (resorts accor) com ofertas em mais de 60 países por meio de 25 marcas e +450 resorts, que superam 90 mil quartos, desde all-inclusive de luxo a unidades com conceitos próprios como Novotel. 

Seguindo as tendências de consumo, outra novidade para este ano é o Accor One Living, plataforma pioneira no setor dedicada à integração de soluções inovadoras de hospitalidade em empreendimentos de uso misto. Ela vem para apoiar o desenvolvimento e a operação de branded residences - ancoradas por hotéis e resorts gerenciados e franqueados da Accor - e outros produtos exclusivos que agregam valor a esses projetos como espaços de coworking, hotéis de estadia prolongada, clubes privados, entre outros. 

“Agora com nosso novo perímetro de atuação, que abrange América Latina, América do Norte e Caribe para as marcas Premium, Midscale & Economy, nossa ambição para 2023 é superar os grandes resultados de 2022, contando com as novas oportunidades de negócios, em especial onde já temos um network significativo como México, Chile, Colombia, Peru, Argentina e Brasil, onde contamos com a liderança absoluta de mercado”, finaliza Thomas. 

Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades