Genebra - A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e a Afroport Mauritânia assinaram um acordo para melhorar a segurança das operações terrestres na Mauritânia, com foco em dois padrões globais críticos: o Manual de Operações Terrestres da IATA (IGOM) e a Auditoria de Segurança da IATA para Operações Terrestres (ISAGO).
(© IATA) |
O acordo foi assinado por Kamil Alawadhi, Vice-Presidente Regional, IATA, África e o Oriente Médio, e Ahmed Al Hadabi, CEO, Grupo Terminals Holding, a empresa-mãe da Afroport Mauritanie, operadora do Aeroporto Internacional de Nouakchott-Oumtounsy, e estabeleceu o seguinte programa de trabalho conjunto:
- A Afroport Mauritanie promoverá a adoção do IGOM pelos prestadores de serviços de assistência em escala (GHSP)
- A Afroport Mauritanie reconhecerá a ISAGO como um meio aceitável de conformidade para as atividades de supervisão do aeroporto e fará do registro da ISAGO e da acreditação da estação uma condição para que os GHSP´s operem no aeroporto
- A Afroport Mauritanie e a IATA monitorarão o desempenho de segurança no aeroporto com o objetivo de identificar oportunidades de melhoria nas operações terrestres
"Padrões globais, como IGOM e ISAGO, são a base para uma indústria de aviação segura. O compromisso da Afroport Mauritanie com o IGOM e o ISAGO ajudará a promover o desenvolvimento social e econômico da Mauritânia com operações terrestres mais seguras. Taxas de adoção mais baixas para padrões globais estão entre os fatores que limitam os benefícios que a aviação poderia oferecer na África. Este acordo é um grande exemplo para os aeroportos em todo o continente africano seguirem", disse Alawadhi.
"Nosso objetivo em parceria é apoiar o desenvolvimento de um setor de aviação forte com padrões globais e melhores práticas em seu coração. O acordo com a IATA é um passo significativo para alcançar operações padronizadas e sustentáveis no terreno", disse Al Hadabi.
O acordo promove o trabalho da IATA na África para criar um setor de transporte aéreo seguro, eficiente, sustentável e econômico que gere crescimento, crie empregos, facilite o comércio internacional e o turismo e apoie a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU por meio da conectividade global.