O Royal Schiphol Group está iniciando uma colaboração com a empresa de tecnologia de segurança Pangiam para desenvolver uma nova maneira de rastrear a bagagem de mão de forma rápida e segura. A nova tecnologia, alimentada por inteligência artificial, poderia eventualmente ajudar a permitir que os viajantes passassem por verificações de segurança mais rapidamente, sem comprometer a segurança.
(© Schipol) |
O objetivo da colaboração é explorar como a nova tecnologia da Pangiam pode melhorar e acelerar a triagem de bagagem de mão em Schiphol e outros aeroportos. A tecnologia usa inteligência artificial e algoritmos para analisar imagens de bagagem de mão e identificar itens proibidos e outros riscos de segurança. No futuro, a tecnologia poderia apoiar os funcionários nisso e acelerar o processo para os viajantes.
"Estamos totalmente comprometidos com o recrutamento de colegas de segurança e temos aumentado a produtividade de nossos equipamentos de segurança recentemente, é claro, sem comprometer a qualidade da segurança. No futuro, esta colaboração pode contribuir para um maior conforto para os viajantes graças ao rastreio seguro e mais rápido da bagagem de mão. A segurança continua sempre a ser a nossa prioridade", disse Philip van Noort, Diretor de Segurança do Aeroporto Schiphol, Amsterdã.
"O Royal Schiphol Group tem uma reputação internacional de inovação e excelência em tecnologia. Essa colaboração nos permite trazer os benefícios da inteligência artificial para o ponto de verificação de segurança e melhorar o processo" disse, Alexis Long, Chefe do Projeto DARTMOUTH, Pangiam.
Schiphol é o primeiro grande aeroporto europeu a apoiar o Projeto DARTMOUTH, uma colaboração entre a Pangiam e o Google. A Schiphol está testando a nova tecnologia na prática e em pequena escala para que o sistema seja desenvolvido ainda mais. A tecnologia pode ser aplicada a hardware e equipamentos existentes, como as tomografias computadorizadas de Schiphol. Ele também pode ser usado em combinação com outros softwares. Se a tecnologia atender a todos os requisitos e regulamentos europeus, e o período de teste for bem-sucedido, ela será implementada em escala.
A colaboração entre a Pangiam e a Schiphol faz parte de um programa mais amplo para acelerar a inovação e o desenvolvimento de soluções tecnológicas promissoras internas e de parceiros.