- WTTC anuncia impacto ambiental do setor de turismo no Caribe pela primeira vez
- O setor foi responsável por 17,8% do total de emissões em nível regional desta atividade em 2021, 8% abaixo das emissões registradas em 2019
- O Caribe foi a segunda região com o maior progresso na recuperação de seu setor de turismo
Santo Domingo, República Dominicana - O Conselho Mundial de Viagens e Turismo (WTTC) e o Centro Global de Turismo Sustentável, com sede na Arábia Saudita, revelaram novas informações detalhando a pegada de carbono no setor de Viagens e Turismo no Caribe.
(© WTTC) |
Entre 2010 e 2019, o setor de Viagens e Turismo da região dissociava seu crescimento econômico das emissões de gases de efeito estufa. Os dados da organização mostram que, durante esse período, enquanto a contribuição das viagens e do turismo para o PIB do Caribe cresceu em média 3%, os gases de efeito estufa aumentaram apenas 1,4%.
De acordo com o Relatório de Impacto Econômico do WTTC, o Caribe, a região mais dependente do turismo globalmente, alcançou uma recuperação de quase 37% em sua contribuição para o PIB em 2021, atingindo quase 40 bilhões de dólares. No entanto, essa contribuição ainda está 36% longe dos níveis pré-pandemia.
Durante esse mesmo ano, além de ser a segunda região com o maior progresso na recuperação do setor de Viagens e Turismo, atrás apenas do sul da Ásia, o turismo caribenho gerou apenas 1,4% das emissões totais do setor globalmente. Em escala regional, o setor foi responsável por 17,8% do total de emissões, 8% abaixo dos números registrados em 2019.
Julia Simpson, Presidente e CEO, WTTC, disse: "O Caribe é a região do mundo que mais depende do turismo internacional. A economia e o futuro da região dependem de um setor de turismo próspero e do aumento das parcerias público-privadas.
"Agora podemos fornecer aos governos do Caribe as informações abrangentes de que precisam para alcançar um setor de viagens e turismo mais sustentável e resiliente.
"O crescimento do setor de turismo pode ser combinado com ações para reduzir as emissões de gases de efeito estufa, mas para alcançar nossos objetivos, devemos tomar medidas maiores e mais ousadas para reduzir nossas emissões absolutas.
"Precisamos de apoio do governo para acelerar a produção de combustíveis de aviação sustentáveis e fontes de energia renováveis, o que terá um impacto significativo em nossa pegada."
Entre as ações que o WTTC tem tomado no âmbito da redução gradual da emissão de gases de efeito estufa está o lançamento do roteiro Net Zero para o setor de Viagens e Turismo, que contém as iniciativas com as quais será possível para a indústria parar de gerar emissões de gases de efeito estufa até 2050.
Além disso, a agência continua a publicar dados inovadores de pesquisa social e ambiental como parte de seu Relatório de Impacto Social e Ambiental.