A UNWTO abriu inscrições para a terceira edição de sua iniciativa Melhores Aldeias de Turismo
As Melhores Aldeias Turísticas da UNWTO foram lançadas em 2021 como parte do trabalho da Organização para tornar o turismo um motor do desenvolvimento rural e do bem-estar. Até à data, mais de 70 aldeias de quase 40 países foram reconhecidas como Melhores Aldeias Turísticas. Outros 40 foram selecionados para participar do Programa de Atualização, onde se beneficiam de orientação especializada e oportunidades de networking.
(© UNWTO) |
Uma Iniciativa, Três Componentes
Os Estados Membros da UNWTO podem apresentar até oito aldeias através das suas Administrações Nacionais de Turismo (NTA´s). As inscrições serão encerradas em 23 de junho de 2023 e os vencedores anunciados no final do ano. Tal como nas edições anteriores, a iniciativa tem três componentes:
- As "Melhores Aldeias Turísticas da UNWTO" reconhecem exemplos notáveis de destinos turísticos rurais com bens culturais e naturais, que preservam e promovem valores, produtos e estilo de vida rurais e comunitários e têm um claro compromisso com a inovação e a sustentabilidade em todas as suas vertentes. A seleção baseia-se numa avaliação dos seus recursos e iniciativas em nove áreas que abrangem os três pilares do desenvolvimento sustentável, econômico, social e ambiental.
- O Programa de Modernização das "Melhores Aldeias Turísticas da UNWTO" beneficia várias aldeias entre aquelas que não cumprem plenamente os critérios para obter o reconhecimento. Essas aldeias recebem apoio da UNWTO e de parceiros para abordar as lacunas identificadas no processo de avaliação.
- A Rede "Melhores Aldeias Turísticas da UNWTO" proporciona um espaço de intercâmbio de experiências, boas práticas e oportunidades. Inclui representantes das aldeias reconhecidas como "Melhor Aldeia de Turismo pela UNWTO", bem como das aldeias que participam no Programa de Modernização e beneficiará das contribuições de peritos, parceiros dos setores público e privado envolvidos na promoção do turismo para o desenvolvimento rural. A Rede também contribui para o trabalho da UNWTO na identificação de boas práticas, no desenvolvimento de diretrizes e recomendações políticas, bem como insights e conhecimentos.
As candidaturas são avaliadas por um Conselho Consultivo Internacional independente, composto por especialistas em diferentes áreas (preservação de recursos culturais e naturais, sustentabilidade, desenvolvimento de produtos turísticos, marketing, cadeia de valor, etc.) com base em nove áreas, incluindo sustentabilidade, infraestrutura, conectividade e integração da cadeia de valor do turismo.
Reconhecimento e Mentoria para Aldeias
Ao anunciar o lançamento, o Secretário-Geral, UNWTO, Zurab Pololikashvili, disse: "O turismo pode fazer uma diferença real para as comunidades rurais, oferecendo empregos, apoiando empresas e celebrando e protegendo tradições. Através do Best Tourism Villages, a UNWTO está reconhecendo os destinos rurais que se comprometeram a tornar o turismo um pilar de oportunidade e bem-estar."
Além da orientação individual, as aldeias do Programa de Upgrade também se juntarão à Rede de Melhores Aldeias de Turismo, que hoje conta com mais de 100 membros em cinco regiões do mundo. Desde a sua criação, a BTV Network organizou uma série de sessões de treinamento e masterclasses, permitindo que centenas de participantes se beneficiassem da orientação de especialistas e do feedback dos líderes do setor.