Sendo a nona rota mais movimentada do mundo, a ponte aérea Rio-São Paulo recebe cerca de 7 milhões de passageiros por ano. Para fortalecer suas operações no trecho, a Azul incrementou mais opções de horários partindo do Aeroporto de Congonhas (CGH) em São Paulo, com direção ao Santos Dumont (SDU) e Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
Embraer 195-E da Azul. (© Azul) |
Presente no território carioca desde março de 2009, a Azul acredita no potencial turístico e corporativo do estado. Atualmente, a Azul opera no Santos Dumont uma média de 52 voos diários, sendo mais de 1.600 decolagens por mês conectando com 17 destinos em todo o Brasil.
A expansão oferta 19.588 assentos por semana partindo de Congonhas para Santos Dumont e Jacarepaguá. Com isso, passageiros da Azul poderão voar do terminal paulista e acessar possibilidades de conexões no estado carioca.
O incremento é resultado do aumento de slots e crescimento da atuação da companhia aérea no aeroporto de Congonhas, que foi para 84 movimentos de pousos e decolagens. Com isso, a companhia aérea passou a oferecer voos regulares partindo do coração da capital paulista para Brasília (DF), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Belo Horizonte (MG) e Recife (PE), além de aumentar a presença para o Rio de Janeiro (RJ). A partir desta ampliação, 91 destinos serão atendidos, por voos diretos ou em uma conexão, trazendo maior conectividade para a malha da Azul em todo Brasil.
A ampliação de assentos na ponte aérea é uma aposta da Azul para atender principalmente a demanda corporativa entre Rio de Janeiro e São Paulo, já que favorece aos passageiros de ambos os estados que precisam ir para compromissos profissionais e retornar para casa no mesmo dia, contando com mais possibilidades de horários. As operações começaram no dia 26 de março de 2023.
“Ampliar a presença da Azul em Congonhas era um desejo antigo da companhia. Nós já operamos um terço dos voos no país e temos mais de 300 rotas servindo todo o Brasil. O aumento da nossa malha em Congonhas vai, também, ampliar a presença da Azul no país inteiro e conectar cada canto do Brasil com CGH”, afirma John Rodgerson, CEO, Azul. O executivo também reforça que a medida, que abre espaço para a Azul e outras companhias aéreas atuarem no terminal, traz benefícios para o setor e os passageiros. “Essa é uma forma de melhorar o aproveitamento do Aeroporto de Congonhas e gerar mais competitividade entre as companhias, beneficiando o passageiro, que ganha mais opções”, conclui.
Congonhas-Jacarepaguá
Para fortalecer ainda mais a conectividade com o estado, em outubro de 2022, a Azul iniciou uma nova rota conectando Congonhas ao aeroporto de Jacarepaguá (RRJ), também no Rio de Janeiro.
A companhia aérea opera em Jacarepaguá cerca de 186 decolagens por mês e de lá, os passageiros também podem voar para o aeroporto de Jundiaí (QDV), além de Congonhas, e acessar as opções de conectividade oferecida pelos dois terminais.
Com a expansão em Congonhas, a Azul oferta 648 assentos por semana na rota CGH-RRJ, incrementando mais ainda as possibilidades para os passageiros da ponte aérea Rio- São Paulo.