A UNWTO e o Fórum Econômico Global de Turismo (GTEF) delinearam seus planos para uma colaboração mais forte e mais estreita
Lisboa, Portugal - Desde que o primeiro Fórum foi realizado em 2012, as duas organizações se uniram para promover laços mais estreitos entre os governos e o setor privado do turismo. Com base neste sucesso, a UNWTO e a GTEF anunciaram planos para um Fórum anual renovado e reforçado para coincidir com o 10º aniversário do evento em Macau, China (21 de Setembro). A localização dos Fóruns subsequentes alternará entre Macau e um país anfitrião diferente, a selecionar conjuntamente pela UNWTO e pelo GTEF.
Secretário-Geral da UNWTO, Zurab Pololikashvilli na coletiva de imprensa do Fórum em Lisboa. (© UNWTO) |
Ao anunciar os planos em Lisboa, o Secretário-Geral da UNWTO, Zurab Pololikashvili, disse: "A UNWTO está orgulhosa de trabalhar com o Fórum Econômico Global de Turismo para unir governos e líderes do setor privado e abordar os maiores desafios e oportunidades que nosso setor enfrenta hoje. Estamos ansiosos para construir nossa parceria de sucesso em 2023 e além."
Pansy Ho, Vice-Presidente e Secretário-Geral, GTEF, disse: "Em resposta às políticas da China no apoio às empresas para 'se tornarem globais', organizaremos o GTEF, uma plataforma internacional, no exterior a cada dois anos. Olhando para o futuro, acreditamos que a China continental, Macau e até o mundo podem beneficiar do evento."
Turismo para Negócios e Desenvolvimento
A 10ª edição do GTEF será realizada em torno do tema "Destino 2030: Desbloqueando o Turismo para Negócios e Desenvolvimento". Ele reunirá governos, bem como líderes de todos os setores público e privado para estabelecer ainda mais o Fórum como o principal evento anual de parcerias público-privadas e turismo para crescimento e desenvolvimento de negócios.
Também em Lisboa, a UNWTO assinou um Memorando de Entendimento (MoU) com o Global Tourism Economy Research Centre (GTERC), o coordenador do GTEF, para trabalhar em conjunto para identificar áreas de cooperação futura. Juntaram-se ao Secretário-Geral da UNWTO, Pololikashvili, para o anúncio, Ho Iat Seng, Chefe do Executivo da Região Administrativa Especial de Macau (RAEM); Zhao Bentang, Embaixador da República Popular da China junto da República Portuguesa, e Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Portugal.