A UNWTO celebrou o Futuro do Turismo Ambiental Sustentável na Albânia (FESTA), estabelecendo as bases para uma colaboração de alto nível sem precedentes entre os Ministros do Turismo da região (Tirana, 3-5 de abril)
Avançando o trabalho da UNWTO na promoção da colaboração transfronteiriça, o Secretário-Geral Pololikashvili sediou a primeira reunião de Ministros do Turismo do Sudeste da Europa. Aqui, os Ministros de oito países (Albânia, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Croácia, Grécia, Montenegro, Macedónia do Norte e Sérvia) exploraram oportunidades para uma maior cooperação em projetos na região. Os participantes concordaram com os planos de realizar reuniões anuais de Ministros e Secretários de Estado para proporcionar uma melhor colaboração regional para o turismo na região.
(© UNWTO) |
Governação e Cooperação
Organizado pelo Ministério do Turismo e Meio Ambiente da República da Albânia em parceria com a UNWTO, o fórum de três dias reuniu líderes dos setores público e privado para se concentrar nos desafios e oportunidades das viagens sustentáveis. Ao abrir o Fórum, o Secretário-Geral da UNWTO, Zurab Pololikashvili, ressaltou o grande progresso que o turismo fez para se tornar mais sustentável, ao mesmo tempo em que enfatizou que muito mais precisa ser feito: "Devemos primeiro nos concentrar em duas prioridades, ou seja, pessoas e investimentos, porque sem as pessoas certas ou os investimentos adequados, nossos planos para um turismo transformado não sairão do papel."
Enfatizando ainda mais essa prioridade política, a liderança da UNWTO se juntou ao prefeito de Tirana, Erion Veliaj, e à ministra do Turismo da Albânia, Mirela Kumbaro, para liderar discussões de alto nível focadas em mais e melhores investimentos direcionados no turismo e expandindo a importância de uma governança forte e clara para o avanço dos planos para uma maior sustentabilidade em todo o setor do turismo.
O Turismo e o Pacto Ecológico Europeu
No âmbito do FESTA, o Secretário-Geral Pololikashvili reuniu-se com o Vice-Presidente Executivo da Comissão Europeia, Frans Timmermans, para discutir o papel do turismo no avanço do Pacto Ecológico Europeu, que lidera. A UNWTO está liderando a mudança do turismo para uma maior sustentabilidade, inclusive por meio da Declaração de Glasgow sobre Ação Climática no Turismo e da Iniciativa Global de Plásticos do Turismo.