Pular para o conteúdo principal


Wyndham Implementa Em 90% Das Propriedades No Brasil Seu Programa "Wyndham Green"

36 empreendimentos no Brasil da maior empresa global de franquia de hotéis estão alinhados com as boas práticas com o meio ambiente 
 
São Paulo - 2023 começa com um marco importante para a Wyndham Hotels & Resorts, a maior empresa de franquia de hotéis do mundo com mais de 9,100 empreendimentos em 95 países. A companhia atingiu a marca de 90% dos seus hotéis no Brasil com certificação global de sustentabilidade do programa Wyndham Green, que busca reduzir impactos gerados por sua atividade e operar de forma mais eficiente por meio de iniciativas ecologicamente corretas. Na América Latina, esse índice está perto de 85%, o que faz o Brasil liderar o ranking de países da região. 

Wyndham Gramado Termas Resort & Spa. (© Bing Imagens)

Segundo o Vice-Presidente de Operações, América Latina e Caribe, Eduardo Cruz del Rio, “a Wyndham reforça seu compromisso global com o meio ambiente, sendo parte da visão estratégica da companhia fomentar uma cultura orientada por valores em que proteger os recursos naturais é essencial.” Ainda conforme o executivo, “o Programa foi desenvolvido para mostrar como os hotéis podem reduzir custos operacionais por meio da eficiência, ajudar a gerar receita e ainda aumentar a fidelidade a nossa marca”. 
 
A meta é chegar ao final deste ano com 100% dos empreendimentos certificados, reforça Cruz del Rio. Ele ainda destaca o forte incentivo da Wyndham junto aos investidores para que as unidades adotem fortemente o Programa Wyndham Green em sua plenitude. “Para uma empresa que tem como foco entregar o melhor resultado a hóspedes e seus investidores, ter as certificações do nosso programa de sustentabilidade é essencial”. 
 
O programa conta com 5 níveis de certificação, que englobam, entre outros fatores: uso consciente de água e energia, destinação correta de resíduos, eficiência operacional e educação e engajamento de hóspedes e funcionários. Dos 36 hotéis certificados no Brasil, o Wyndham Gramado Termas Resort & Spa é o que lidera o ranking, estando já no nível 3, que prevê: descargas eficientes em áreas comuns, uso conscientize de energia em áreas comuns, uso de produtos de limpeza ecológicos e iluminação externa eficiente. 

 
Eficiência 

O Wyndham Gramado Termas Resort & Spa foi o primeiro brasileiro a possuir a certificação LEED -- Leardership in Energy and Environmental Design, se mantendo como Green Building. Entre as suas ações ganham destaque: uso de vidro duplo, garatindo iluminação natural em quase todos os ambientes, sensores de presença em todos os espaços internos, estação de tratamento de água para uso em vasos sanitários e sistema de irrigação, além de um programa de separação, reciclagem e descarte de lixo produzido. 
 
Para o Gerente Geral do empreendimento, Marc Balanger, “o programa trouxe uma maior conscientização a colaboradores, proprietários e hóspedes com relação à importância do meio ambiente e evidenciou a reponsabilidade de todos. Criamos um movimento no hotel e vemos a animação de todos para atingir as metas. Uma das ações que mais vêm gerando envolvimento é a oferta gratuita de água potável em vários pontos do hotel, onde cada um pode encher sua garrafinha e assim evita o uso de copos plásticos”. 
 
Quando vamos para o Wyndham Garden São Paulo Convention Nortel, as práticas de preservação do meio ambiente também são fortes. Além de um programa de educação e conscientização dos hóspedes, o hotel de 345 apartamentos tem o Espaço de Eventos Immensità anexado, que é referência na cidade de São Paulo por conta de certificações ambientais conquistadas. Para Damo Valim, Gerente Geral do hotel, “estar sempre em dia com as boas práticas de sustentabilidade é vital para a manutenção da hotelaria”. 
 
No Wyndham Golden Foz Suites, no Paraná, 100% do aquecimento da água que abastece os 200 apartamentos é feito por um sistema que usa a energia solar, ou seja, 100% sustentável. Em menos de cinco anos da adoção do sistema, além de estar em linha com as boas práticas de preservação ambiental, a economia gerada já pagou os custos de implantação. Por dia, são usados 35.000 litros de água no hotel. 
 
Outro sistema adotado foi a adaptação do telhado do empreendimento, que capta a água da chuva - capacidade de até 25.000 litros de armazenamento - para utilização nas descargas dos vasos sanitários do empreendimento. Para o Gerente Geral Mario Apollo, “o Wyndham Green é uma ferramenta que faz todos a se engajarem em um olhar mais crítico sobre o meio ambiente e assim buscar alternativas para melhorias”. 
 
O Wyndham Olímpia Royal Hotels, no interior de São Paulo, foi um dos empreendimentos que conquistou a certificação neste começo de ano, o que para o recém-chegado Gerente Geral, Mario Pio, é algo preponderante para o sucesso do empreendimento: “demonstrar nosso compromisso com a sustentabilidade a nossos hóspedes, investidores e colaboradores é um trabalho diário e efetivo. Tenho certeza de que essa certificação nos guiará também por um caminho de maior eficiência operacional e economia de custos de serviços públicos”. 


América Latina 

Quando se olha para os 247 hotéis da Wyndham na América Latina, o volume de empreendimentos participantes no Wyndham Green (gerenciados e franqueados) chega a quase 85%, ou seja, 208, o que coloca a região em primeiro lugar na comparação percentual com as outras regiões da rede - que se aproximam de 50% - e mesmo em uma análise com o nível de adesão global. 
 
Segundo o Vice-Presidente de Operações, Wyndham, “a América Latina vem sendo um exemplo para o mundo, quando olhamos para a Wyndham Hotels & Resorts. Os investidores e os times operacionais estão cada vez mais se engajando na necessidade de que nossos hotéis estejam em sintonia com o meio ambiente.” Ainda de acordo com Cruz del Rio, esses dados evidenciam que na região já se entende a real importância desse movimento. 
 
Abaixo lista de hotéis Wyndham Hotesl & Resorts no Brasil com a certificação:
 
• Ramada by Wyndham Lagoa Santa INTL Airport Belo Horizonte
• Ramada Encore by Wyndham Belo Horizonte Luxemburgo
• Ramada Encore by Wyndham Belo Horizonte Minascasa
• Ramada Encore by Wyndham Rio de Janeiro Ribalta
• Ramada Encore by Wyndham Cruzeiro
• TRYP by Wyndham Sao Paulo Guarulhos Airport
• Ramada by Wyndham Campinas Viracopos
• Wyndham Foz do Iguacu
• TRYP by Wyndham Ribeirao Preto
• Ramada by Wyndham Macae Hotel & Suites
• Wyndham Sao Paulo Berrini
• Wyndham Garden Sao Paulo Convention Nortel
• Wyndham Garden Ribeirao Preto Convention
• Wyndham Gramado Termas Resort & Spa
• Wyndham Rio de Janeiro Barra
• Wyndham Olimpia Royal Hotel
• Days Inn By Wyndham Cascavel
• Ramada by Wyndham Belo Horizonte Lourdes
• Wyndham Sao Paulo Paulista
• TRYP by Wyndham Rio de Janeiro Barra Parque Olimpico
• Grand Palladium Imbassai, All Inclusive Resort & Spa


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades