Pular para o conteúdo principal


Viagens 2023: Busca Por Experiências, Negócios E Reabertura Da China São Destaques

São Paulo, Brasil - Novos insights do Mastercard Economics Institute mostram que os consumidores estão usufruindo de um ecossistema de viagens mais tradicional em 2023, priorizando lazer e desbravando novos lugares ao redor do mundo. O relatório “Tendências do Setor de Viagens 2023”, fornece insights importantes sobre o fluxo global de viagens, marcado pela mudança do cenário econômico, pelas demandas persistentes dos consumidores e pela reabertura da China continental. 

Xangai, China. (© Bing Imagens)

Em um ambiente econômico desafiador, as preferências pós-pandemia por experiências em detrimento de coisas e a procura consistente de viagens a lazer moldam as perspectivas para 2023. As viagens de negócios se fortaleceram no segundo semestre de 2022, passando na frente de viagens a lazer, especialmente em culturas que priorizam a volta ao trabalho presencial. Com uma economia incerta, gerando turbulência entre mercados, espera-se que a reabertura da China continental impulsione o crescimento global com impacto concentrado na região da Ásia-Pacífico, segundo as estimativas do Mastercard Economics Institute
 
• As viagens a lazer e de negócios estão crescendo em um ritmo semelhante. As viagens a lazer estão acontecendo a todo vapor na América Latina e Caribe: as reservas de voos na República Dominicana (+43,5%), Jamaica (+52,8%) e Porto Rico (+32,9%) aumentaram entre março de 2022 e março de 2023. Os gastos com viagens de negócios e entretenimento também estão crescendo na região, com um salto de 27% para as pequenas empresas e de 48% para as grandes, comparando especificamente março de 2022 com o mesmo período de 2023. 
 
• Os viajantes estão à procura de novos territórios. O crescimento econômico da América Latina, impulsionado pelo aumento dos preços das matérias-primas, teve impacto positivo nas viagens. A melhoria da conectividade aérea entre as cidades latino-americanas e outros destinos e os preços competitivos permitiram que os viajantes latinos explorassem mais destinos internacionais. Os EUA continuam a ser a principal escolha, com países europeus como Espanha e Alemanha crescendo em popularidade na primavera e no verão. É esperado que o México e o Caribe sejam destinos populares de primavera e verão da região para cidadãos dos EUA e do Canadá.
 
• Os turistas continuam priorizando as experiências. A preferência por experiências persiste, e os viajantes estão mostrando uma nova demanda por vivências únicas. Potencialmente influenciados pelas mídias sociais e pelo entretenimento, os viajantes estão desembarcando em destinos menos conhecidos em busca de imersão cultural. Os gastos com experiências aumentaram nos mercados da América Latina e Caribe – Costa Rica (+144%), El Salvador (+213%), Guatemala (+117%), Jamaica (+105%) e México (+116%) – quando comparamos março de 2023 com março de 2019. Em apenas dois países da região os gastos em bens materiais superaram o nível anterior à pandemia: Costa Rica (+107%) e El Salvador (+129%), destacando a forte demanda por turismo. 
 
• A reabertura da China continental beneficia o turismo global e a região da Ásia-Pacífico. A reabertura da China após regulamentações rígidas da COVID acontece em um momento em que terá um impacto mais positivo na economia da experiência, já que a demanda reprimida por viagens impulsionará o setor. Em março de 2023, os gastos com experiências atingiram 93% total de 2019, considerando que houve poucas viagens no ano passado. Os países da região Ásia-Pacífico poderiam se beneficiar com a abertura da China, devido aos seus fortes laços com o comércio internacional, o turismo e a proximidade geográfica. Com base nas estimativas do Mastercard Economics Institute, outros países que devem se beneficiar incluem aqueles do norte da Europa, como Alemanha e França, e o Brasil, que pode ter um aumento em suas exportações para a China à medida que a economia se recupera. 


"No primeiro ano completo de viagens sem restrições desde a pandemia, os consumidores estão dando vazão ao desejo reprimido de explorar novos locais, conectar-se com amigos e familiares e acumular experiências para compensar o tempo perdido", aponta Bricklin Dwyer, Economista-Chefe, Mastercard e Chefe do Mastercard Economics Institute. "Apesar da evolução da economia, os consumidores resilientes continuam priorizando viagens. Com o surgimento de novos destinos e a reabertura da China, as perspectivas para 2023 indicam um bom motivo para ser otimista." 

 
Apoio Abrangente ao Setor de Viajantes e Turismo 

Os viajantes querem uma boa experiência desde o momento em que reservam a passagem aérea até o primeiro passo em um novo solo, e as empresas que entendem essa necessidade estão mais bem posicionadas para estabelecer relações mais duradouras e valiosas com os seus consumidores. Essa mudança fundamental nas expectativas já começou a alterar não só a forma como as empresas impactam seus consumidores, mas também a forma como viajamos. E, embora o comportamento do consumidor continue a mudar junto ao ambiente macroeconômico, proporcionar mais opções de pagamento (como o resgate de pontos para reservas), experiências personalizadas, recomendações e ofertas são duas estratégias que mantêm o viajante engajado. 
 
A Mastercard dedica-se a ajudar o setor do turismo internacional a recuperar e a acolher os viajantes por meio de uma série de serviços, que variam desde análises de mercado e insights de dados de alta frequência que ajudam a entender as mudanças nas tendências do consumidor até soluções de marketing e estratégias de engajamento do consumidor que impulsionam a fidelidade à marca, estimulando reservas. 


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades