Pular para o conteúdo principal


Avianca: Uma Das Companhias Aéreas Com Melhor Gestão Frente Aos Desafios Climáticos

- Durante 2022, a Avianca informou seu trabalho de gestão frente às mudanças climáticas para o Carbon Disclosure Project, organização sem fins lucrativos que apoia empresas e cidades para que divulguem o que têm feito para reduzir o impacto ambiental de suas atividades. A companhia aérea foi classificada como uma das melhores em seu setor na América Latina, obtendo a classificação "B", uma das mais altas do mundo 
 
- Além disso, por meio da aliança com a plataforma CHOOOSE, os passageiros e funcionários da Avianca contam agora com uma ferramenta que lhes permite compensar diretamente a pegada de seus voos. A Avianca compensou 735 mil toneladas de CO2, o que corresponde a 90% das emissões geradas por sua operação doméstica na Colômbia durante 2022 
 
- A companhia aérea anunciou hoje que foi certificada novamente com o ISSO 14001:2015 do Sistema de Gestão Ambiental em seus prédios administrativos em Bogotá e na manutenção de aeronaves e equipamentos de apoio em terrestre em Medellín, Equador e El Salvador 
 
Bogotá, Colômbia - No contexto do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Avianca anunciou que foi reconhecida pelo Carbon Disclosure Project como uma das melhores companhias aéreas da América Latina por sua gestão frente às mudanças climáticas. A Avianca obteve a classificação "B", uma das mais altas pontuações concedidas pela organização internacional. 

Airbus A320neo da Avianca no pátio do aeroporto. (Arquivo)

Esse resultado é fruto de uma avaliação rigorosa das ações da companhia aérea em relação às mudanças climáticas, abrangendo questões de: governança, riscos e oportunidades, estratégia de negócios, objetivos e comportamento, metodologia e dados de emissões, energia, biodiversidade, preço do carbono, entre outros itens. 
 
A Avianca anunciou também que foi recertificada sob a norma ISO 14001:2015, do Sistema de Gestão Ambiental para seus prédios administrativos em Bogotá e manutenção de aeronaves e equipamentos de apoio terrestre em Medellín, Equador e El Salvador. 
 
Embora o segmento da aviação represente um impacto de apenas 3% das emissões globais, a Avianca, assim como todo o setor aéreo, toma medidas para proteger o meio ambiente, ao mesmo tempo em que busca melhorar seu desempenho operacional. 
 
Entre as iniciativas empreendidas pela Avianca, destacam-se seus esforços para reduzir sua pegada ambiental, investindo em novas tecnologias, infraestrutura e operações eficientes, bem como na implementação de estratégias para compensar as emissões. 


Somente em 2022, a compensação foi de 735.000 toneladas de CO2, o que corresponde a 90% das emissões geradas pela operação doméstica da companhia aérea na Colômbia. A isso se soma à sua aliança com a CHOOOSE, plataforma que permitiu que tanto os passageiros quanto os funcionários da Avianca compensassem diretamente a pegada de seus voos. 
 
Da mesma forma, graças à implementação de um software equipado com a tecnologia Fuel Efficiency (uso eficiente de combustível), a companhia aérea evitou a emissão de 59.549 toneladas de CO2, somado ao aumento da capacidade de mais de 90 aeronaves da frota A320, resultando em uma redução de 15,35% das emissões de CO2 por passageiro transportado. 
 
Além disso, em 2022, o uso de energia solar nos hangares de manutenção superou 29% da energia total no período. E, nesse mesmo ano, a Avianca conseguiu reciclar 465 toneladas de resíduos não perigosos gerados na operação, destinando-as a recicladores profissionais, dignificando assim seu trabalho. 
 
"Na Avianca, estamos conscientes de que a sustentabilidade é HOJE. Temos o desafio de reduzir nosso impacto ambiental, sem afetar os custos de nossa operação e o acesso ao nosso serviço em uma região onde voar não é um luxo, mas uma necessidade. Temos diminuído as emissões por passageiro, executado estratégias robustas de compensação e eficiência no uso de combustíveis, somando tecnologia de ponta, para sermos reconhecidos como uma das companhias aéreas da América Latina com a mais alta classificação do Carbon Disclosure Project. Tudo isso enquanto expandimos o acesso ao nosso serviço para um número cada vez maior de passageiros", disse Felipe Andrés Gómez, Diretor de Relações Institucionais, Avianca. 
 
Com essas ações focadas na mitigação das mudanças climáticas, além daquelas relacionadas ao desenvolvimento social das regiões em que opera, a Avianca reafirma seu compromisso de ser uma companhia aérea sustentável. Sob sua plataforma de sustentabilidade HOY, a companhia aérea possui um modelo de negócios eficiente, que responde aos desafios do mercado, e, ao mesmo tempo, contribui para o bem estar dos ecossistemas e das comunidades por meio da implementação de boas e melhores práticas em suas operações diárias. 


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades