Pular para o conteúdo principal


ETC: Viajantes De Longa Distância Para A Europa Tornam-Se Mais Conscientes De Custo

- A Europa mantém seu apelo, com cerca de metade dos entrevistados pretendendo visitar a região neste verão como visitantes recorrentes 

- Os viajantes chineses e brasileiros mostram o maior entusiasmo para visitar a Europa entre maio e agosto deste ano 

- Além do custo dos produtos e serviços de viagem, as condições climáticas são fundamentais para a seleção de um destino 

Bruxelas - À medida que a temporada de verão se aproxima, mais de 50% dos entrevistados na China, Brasil, Austrália, Canadá e Estados Unidos expressaram otimismo sobre viagens ao exterior. Entre eles, a Europa continua sendo a principal escolha para viagens de longa distância em maio-agosto de 2023. Quase metade dos que planejam visitar a região são visitantes recorrentes, indicando a capacidade da Europa de cultivar uma reputação positiva, satisfazer os viajantes e convencê-los a voltar. 

Londres, Reino Unido. (© Bing Imagens)

No entanto, a acessibilidade tornou-se uma consideração importante para os viajantes, com 32% dos entrevistados afirmando que escolherão seu próximo local de férias na Europa com base no custo das experiências oferecidas no destino. 

Isso está de acordo com o último Long-Haul Travel Barometer (LHTB) 2/2023 publicado hoje pela European Travel Commission (ETC) e Eurail BV. O LHTB mede a intenção em grandes mercados no exterior (Austrália, Canadá, Brasil, China, Japão e Estados Unidos) para viagens de longo curso e especificamente para a Europa. A edição mais recente abrange o período de maio a agosto de 2023. Os resultados são baseados em uma amostra robusta de 1.000 entrevistados por mercado, que representa a população de viagens no país. 

Comentando após a publicação do LHTB 2/2023, Miguel Sanz, Presidente, ETC, disse: “ É encorajador ver os mercados de longo curso se recuperando lenta mas seguramente, com a China finalmente aberta ao mundo. No entanto, a Europa deve ter cuidado com outros desafios que enfrentamos como indústria, nomeadamente a inflação e o custo de vida. Como podemos ver nesta pesquisa, a acessibilidade tornou-se uma questão fundamental para os viajantes que planejam visitar a Europa. Ao mesmo tempo, não devemos abrir mão de compromissos com a sustentabilidade. Informar os viajantes sobre escolhas de viagem mais responsáveis ​​na Europa deve ser uma prioridade para os destinos e negócios europeus.” 


Viajantes Chineses e Brasileiros mais Ansiosos por Férias na Europa neste Verão 

China e Brasil são os dois mercados com maior intenção de viajar para a Europa no curto prazo. Na China, 73% dos entrevistados esperam visitar a região durante o verão - esse nível de garantia remonta aos primeiros meses de 2020, antes da crise do Covid-19. Desses viajantes, cerca de 52% demonstraram forte certeza na realização de seus planos. No Brasil, 52% dos entrevistados disseram que pretendem visitar a Europa nos próximos meses, dos quais 32% expressaram forte probabilidade. 

Na Austrália, Canadá e Estados Unidos, o sentimento de viagem é relativamente semelhante, com 38%, 37% e 36% dos entrevistados, respectivamente, pretendendo visitar a Europa entre maio e agosto de 2023. O sentimento positivo é impulsionado principalmente por pessoas abaixo da idade de 50. 

O Japão mostra a intenção de viagem mais fraca, com apenas 26% dos entrevistados planejando viajar para fora do Leste Asiático e apenas 15% deles pretendendo viajar para a Europa. 


Encontrar Opções mais Baratas Ganha Importância para os Viajantes 

A relação custo-benefício se consolidou como um critério fundamental para os viajantes ao avaliarem as opções de destinos na Europa. Notavelmente, o custo dos produtos e serviços turísticos locais teve um aumento de 10% em importância em comparação com os verões de 2021 e 2022. Os três principais critérios para seleção de destinos agora são segurança percebida (39%), instalações turísticas (35%) e acessibilidade dos serviços de viagens (32%). 

Reduzir as despesas com compras (37%) é a principal estratégia de orçamento para viajantes estrangeiros. Os turistas também estão reduzindo os preços reservando pacotes com tudo incluído (30%), usando programas de fidelidade e reservando acomodações mais baratas (ambos 30%), além de comer em restaurantes mais baratos ou optar por opções de auto-serviço (26% ). 


Condições Meteorológicas Ganham Destaque na Escolha do Destino 

A presença de marcos de renome internacional (29%) continua a ter um peso significativo para os visitantes de longo curso na seleção de um destino de viagem. No entanto, a sua importância está agora a par das condições climatéricas favoráveis ​​no destino (30%). Isso sugere uma consciência cada vez maior entre os viajantes das restrições impostas pelas condições climáticas extremas. 

Com foco crescente na sustentabilidade, a pesquisa também revelou que 21% dos entrevistados priorizam destinos que preservam seu patrimônio natural e cultural. No entanto, apenas 15% consideram importante visitar destinos menos movimentados, ilustrando um ponto de vista um tanto controverso. 


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades