“A capital portuguesa é o destino fora do Brasil mais buscado pelos brasileiros e o mês de maior interesse é setembro, possivelmente por ser o último mês do verão europeu”, concluiu o meta-buscador Kayak da Booking Holdings, uma das maiores empresas mundiais de turismo com reservas em 2022 que ascenderam a 121,3 bilhões de dólares.
(PressTUR © Unsplash/Louis Droege) |
O Travel Report da Kayak incidiu sobre os hábitos de pesquisa de viagens dos brasileiros e concluiu pela força dos destinos domésticos, com nove destinos domésticos entre os 10 mais buscados, sendo que seis deles são destinos de praia e uma única exceção, precisamente Lisboa, conforme anunciou Gustavo Vedovato, Country Manager, Kayak, Brasil.
A informação, revelada pelo “Panrotas”, mostra Lisboa em 5º lugar, depois de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador, e à frente de Fortaleza, Brasília, Porto Alegre, Maceió e Natal.
O ranking de destinos internacionais, por sua vez, além de Lisboa inclui também outro destino português, Porto, no Top 10, em 9º lugar, à depois de Buenos Aires, Miami, Orlando, Paris, Nova York, Londres e Madrid, e à frente de Roma.
Nas buscas pelos destinos internacionais, Portugal parece estar na rota dos brasileiros, sendo o país mais procurado – e com uma boa vantagem (quase o dobro de buscas em 2022) sobre o segundo colocado, Buenos Aires, especifica a análise, que também concluiu que as buscas por voos que tenham destino internacional aumentaram muito em comparação ao ano anterior, sem que nenhum destino tenha diminuído a demanda e que Roma, por exemplo, parece ter caído nas graças dos viajantes brasileiros, com 250% de aumento na demanda ano após ano.
Outro detalhe interessante: diferente das buscas nacionais, esse ranking mostra que a procura pelas férias no exterior se dá em diferentes meses, com Londres, Madrid e Porto sendo o foco para curtir o verão europeu e Lisboa, Roma e Paris são os representantes dos destinos da baixa temporada na Europa, diz ainda a análise do Kayak, que acrescenta que apesar disso, o gráfico aponta para uma similaridade: quase todos os destinos são cidades. Miami é a única praia que aparece no Top 10.
Relativamente à procura de Brasil, o Kayak põe em nº1 os Estados Unidos, e logo a seguir Portugal.
Só depois surgem Alemanha, França, Argentina, Reino Unido, Espanha, Itália, Suíça e Chile.
E o Kayak especifica que ao avaliar as buscas por voos feitas com destino para o Brasil pelos viajantes estrangeiros, os americanos levam o prêmio de mais fanáticos, de longe. Suas buscas por voos são o dobro das do segundo colocado, Portugal, acrescentando que São Paulo parece ser a cidade preferida na escolha de chegada no Brasil por americanos, portugueses, alemães, britânicos, espanhóis, italianos e suíços.
Quanto à procura do Rio de Janeiro, a análise do Kayak refere que é o destino mais procurado por franceses, argentinos e chilenos, com um expressivo aumento nos números de buscas comparado ao ano anterior e assinala que dezembro é o mês mais procurado entre 9 dos 10 países, mostrando que os turistas buscam o calor do Brasil mesmo.
O Kayak realça que é importante mencionar que São Paulo é um grande hub de voos no Brasil e, por isso, pode aparecer no gráfico como destino favorito, mas os viajantes podem acabar se dirigindo para outras cidades posteriormente.
Aliás, de acordo com o Kayak, o Rio de Janeiro, conhecida também como Cidade Maravilhosa, é a cidade mais procurada na hora de buscar por hospedagens no Brasil, especialmente em dezembro.
A informação refere ainda em relação à procura internacional do Rio de Janeiro que os americanos estão muito à frente em números totais, com uma demanda quatro vezes maior do que a segunda colocada, Argentina.