Pular para o conteúdo principal


UNWTO: Ásia E Pacífico Promovem Visão Compartilhada De Turismo Para O Desenvolvimento

Os Estados-Membros da UNWTO reuniram-se para a 35.ª reunião da sua Comissão Conjunta para a Ásia Oriental e o Pacífico e o Sul da Ásia para avaliar os principais desafios para o desenvolvimento do turismo na região para os próximos anos 

Phnom Penh, Camboja - Os membros da UNWTO da Ásia e do Pacífico reuniram-se à medida que a recuperação dos impactos da pandemia no turismo na região se acelera constantemente. 

Secretário-Geral, UNWTO, Zurab Pololikashvili, ao centro, posa para a imprensa com autoridades. 
(© UNWTO)

De acordo com dados da OMT:

- Em todo o mundo, duas vezes mais pessoas viajaram internacionalmente nos primeiros três meses de 2023 do que no mesmo período de 2022, levando o turismo global de volta a 80% dos níveis pré-pandemia. 

- Para a Ásia e o Pacífico, no entanto, as chegadas internacionais voltaram a 54% dos níveis pré-pandemia no final do trimestre. 

- Espera-se que a recuperação em toda a região acelere após a reabertura da China ao turismo. A China foi o maior mercado de origem de turismo do mundo em 2019. Refletindo a importância do momento, uma delegação de alto nível da UNWTO visitou a China em fevereiro para marcar a reabertura oficial. 

"Não é exagero dizer que, no ano passado, todos os olhos no turismo global estavam voltados para a Ásia e o Pacífico", disse o Secretário-Geral, UNWTO, Zurab Pololikashvili. "A Ásia e o Pacífico desempenham um papel fundamental no estado do nosso setor. É um mercado de origem de topo, um centro de inovação turística e lar de muitas das principais empresas do mundo e destinos mais emocionantes." 

Demonstrando o forte apoio político do Camboja à missão da UNWTO, o Primeiro-Ministro Hun Sen reuniu-se com o Secretário-Geral para discutir a aceleração constante do turismo na região após a pandemia, enfatizando a importância vital do setor para o desenvolvimento sustentável do turismo no país e em toda a região. 

A UNWTO saudou a participação na Comissão Mista para a Ásia Oriental e o Pacífico e a Ásia do Sul, incluindo 15 ministros, Vice-Ministros do Turismo e Embaixadores, e com 25 países representados. A Reunião foi realizada em conjunto com a 55ª Reunião da Comissão da UNWTO para o Leste Asiático e o Pacífico (CAP), a 59ª Reunião da Comissão da UNWTO para a Ásia do Sul (CSA), a Conferência da UNWTO sobre o Código Internacional para a Proteção dos Turistas e a Mesa Redonda dos Membros Afiliados da UNWTO. 


Membros da Ásia e do Pacífico Apoiam Prioridades da UNWTO 

Os Estados-Membros receberam uma panorâmica das realizações da UNWTO que orientam o turismo, com base no seu programa de trabalho e nas prioridades atuais, incluindo: 

Formação acadêmica: Dos 300 programas de educação certificados pela iniciativa Ted.Qual da UNWTO, 160 são oferecidos na Ásia e no Pacífico, para ajudar os profissionais do turismo a crescer em suas carreiras. Para apoiar o empoderamento dos jovens, a UNWTO também está lançando versões nacionais de sua Liga dos Estudantes, com a China atualmente desenvolvendo sua própria edição. 

Investimentos em Turismo: Promover a implementação de quadros de investimento sustentável para a promoção dos investimentos turísticos e a criação de emprego num mundo pós-pandemia foi um dos principais objetivos do Programa de Formação Executiva da UNWTO na República da Coreia, em novembro passado. E em Phnom Penh, a UNWTO convidou os membros a juntarem-se às celebrações do Dia Mundial do Turismo de 2023 (27 de setembro), a realizar em torno do tema "Investimentos Verdes". 

Sustentabilidade: A UNWTO anunciou que o Observatório de Turismo de Batanes, nas Filipinas, se tornou o mais novo membro da Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO), com uma instituição no Japão prevista para breve. 


Avanço do Código Internacional de Proteção aos Turistas 

Antes da reunião da Comissão, a UNWTO realizou uma conferência especial sobre o seu Código Internacional para a Proteção dos Turistas (ICPT). Aqui: 

- O Camboja, as Maldivas e a Indonésia tornaram-se os mais novos signatários do Código Internacional para a Proteção dos Turistas da UNWTO. 

- Os Estados-Membros da UNWTO em toda a região da Ásia e do Pacífico adotaram a Declaração de Phnom Penh sobre a ICPT, promovendo a sua implementação para garantir quadros claros, transparentes e eficientes para proteger os turistas enquanto consumidores para promover a confiança nas viagens. 


Mesa Redonda de Membros Afiliados 

Sob o tema "A cooperação público-privada no centro do desenvolvimento sustentável do turismo", os debates centraram-se na importância de encontrar mecanismos para reforçar o diálogo entre todos os intervenientes no turismo e apresentaram exemplos tangíveis de iniciativas e projetos implementados pelos Membros Afiliados para promover práticas sustentáveis no setor do turismo.


Olhando para o Futuro 

Em conformidade com as obrigações estatutárias da UNWTO, os membros da Ásia Oriental e do Pacífico nomearam a China, a Indonésia, o Japão e a República da Coreia para representar a região no Conselho Executivo da UNWTO. 

As duas Comissões para a Ásia Oriental e para o Pacífico e a Ásia do Sul acordaram igualmente em que:

- A 36ª Reunião Conjunta da Comissão da UNWTO para a Ásia Oriental e o Pacífico e da Comissão da UNWTO para o Sul da Ásia será realizada em Cebu, Filipinas, em 2024. 

- O Dia Mundial do Turismo 2025, que será celebrado em torno do tema "Turismo e Transformação Sustentável", será organizado pela Malásia. 


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades