Os Estados-Membros da UNWTO reuniram-se para a 35.ª reunião da sua Comissão Conjunta para a Ásia Oriental e o Pacífico e o Sul da Ásia para avaliar os principais desafios para o desenvolvimento do turismo na região para os próximos anos
Phnom Penh, Camboja - Os membros da UNWTO da Ásia e do Pacífico reuniram-se à medida que a recuperação dos impactos da pandemia no turismo na região se acelera constantemente.
Secretário-Geral, UNWTO, Zurab Pololikashvili, ao centro, posa para a imprensa com autoridades. (© UNWTO) |
De acordo com dados da OMT:
- Em todo o mundo, duas vezes mais pessoas viajaram internacionalmente nos primeiros três meses de 2023 do que no mesmo período de 2022, levando o turismo global de volta a 80% dos níveis pré-pandemia.
- Para a Ásia e o Pacífico, no entanto, as chegadas internacionais voltaram a 54% dos níveis pré-pandemia no final do trimestre.
- Espera-se que a recuperação em toda a região acelere após a reabertura da China ao turismo. A China foi o maior mercado de origem de turismo do mundo em 2019. Refletindo a importância do momento, uma delegação de alto nível da UNWTO visitou a China em fevereiro para marcar a reabertura oficial.
"Não é exagero dizer que, no ano passado, todos os olhos no turismo global estavam voltados para a Ásia e o Pacífico", disse o Secretário-Geral, UNWTO, Zurab Pololikashvili. "A Ásia e o Pacífico desempenham um papel fundamental no estado do nosso setor. É um mercado de origem de topo, um centro de inovação turística e lar de muitas das principais empresas do mundo e destinos mais emocionantes."
Demonstrando o forte apoio político do Camboja à missão da UNWTO, o Primeiro-Ministro Hun Sen reuniu-se com o Secretário-Geral para discutir a aceleração constante do turismo na região após a pandemia, enfatizando a importância vital do setor para o desenvolvimento sustentável do turismo no país e em toda a região.
A UNWTO saudou a participação na Comissão Mista para a Ásia Oriental e o Pacífico e a Ásia do Sul, incluindo 15 ministros, Vice-Ministros do Turismo e Embaixadores, e com 25 países representados. A Reunião foi realizada em conjunto com a 55ª Reunião da Comissão da UNWTO para o Leste Asiático e o Pacífico (CAP), a 59ª Reunião da Comissão da UNWTO para a Ásia do Sul (CSA), a Conferência da UNWTO sobre o Código Internacional para a Proteção dos Turistas e a Mesa Redonda dos Membros Afiliados da UNWTO.
Membros da Ásia e do Pacífico Apoiam Prioridades da UNWTO
Os Estados-Membros receberam uma panorâmica das realizações da UNWTO que orientam o turismo, com base no seu programa de trabalho e nas prioridades atuais, incluindo:
Formação acadêmica: Dos 300 programas de educação certificados pela iniciativa Ted.Qual da UNWTO, 160 são oferecidos na Ásia e no Pacífico, para ajudar os profissionais do turismo a crescer em suas carreiras. Para apoiar o empoderamento dos jovens, a UNWTO também está lançando versões nacionais de sua Liga dos Estudantes, com a China atualmente desenvolvendo sua própria edição.
Investimentos em Turismo: Promover a implementação de quadros de investimento sustentável para a promoção dos investimentos turísticos e a criação de emprego num mundo pós-pandemia foi um dos principais objetivos do Programa de Formação Executiva da UNWTO na República da Coreia, em novembro passado. E em Phnom Penh, a UNWTO convidou os membros a juntarem-se às celebrações do Dia Mundial do Turismo de 2023 (27 de setembro), a realizar em torno do tema "Investimentos Verdes".
Sustentabilidade: A UNWTO anunciou que o Observatório de Turismo de Batanes, nas Filipinas, se tornou o mais novo membro da Rede Internacional de Observatórios de Turismo Sustentável (INSTO), com uma instituição no Japão prevista para breve.
Avanço do Código Internacional de Proteção aos Turistas
Antes da reunião da Comissão, a UNWTO realizou uma conferência especial sobre o seu Código Internacional para a Proteção dos Turistas (ICPT). Aqui:
- O Camboja, as Maldivas e a Indonésia tornaram-se os mais novos signatários do Código Internacional para a Proteção dos Turistas da UNWTO.
- Os Estados-Membros da UNWTO em toda a região da Ásia e do Pacífico adotaram a Declaração de Phnom Penh sobre a ICPT, promovendo a sua implementação para garantir quadros claros, transparentes e eficientes para proteger os turistas enquanto consumidores para promover a confiança nas viagens.
Mesa Redonda de Membros Afiliados
Sob o tema "A cooperação público-privada no centro do desenvolvimento sustentável do turismo", os debates centraram-se na importância de encontrar mecanismos para reforçar o diálogo entre todos os intervenientes no turismo e apresentaram exemplos tangíveis de iniciativas e projetos implementados pelos Membros Afiliados para promover práticas sustentáveis no setor do turismo.
Olhando para o Futuro
Em conformidade com as obrigações estatutárias da UNWTO, os membros da Ásia Oriental e do Pacífico nomearam a China, a Indonésia, o Japão e a República da Coreia para representar a região no Conselho Executivo da UNWTO.
As duas Comissões para a Ásia Oriental e para o Pacífico e a Ásia do Sul acordaram igualmente em que:
- A 36ª Reunião Conjunta da Comissão da UNWTO para a Ásia Oriental e o Pacífico e da Comissão da UNWTO para o Sul da Ásia será realizada em Cebu, Filipinas, em 2024.
- O Dia Mundial do Turismo 2025, que será celebrado em torno do tema "Turismo e Transformação Sustentável", será organizado pela Malásia.