Pular para o conteúdo principal


ETC: Recuperação Do Turismo Continua Em 2023, Impulsionada Por Um Forte Entusiasmo De Viagens

- A recuperação das viagens na Europa continuou no segundo trimestre de 2023, devido à alta demanda do consumidor, apesar da inflação persistente e do aumento dos custos de viagem 

- Os EUA provam ser o mercado de origem de longa distância mais forte para a Europa até o momento este ano 

- Tráfego aéreo europeu dá uma guinada positiva na alta temporada, com volumes se aproximando dos níveis pré-pandêmicos em meados de junho

Bruxelas - A recuperação do turismo na Europa mantém seu ímpeto, apesar dos ventos econômicos contrários, atingindo cerca de 95% dos níveis de chegadas de turistas internacionais em 2019. Embora a inflação e o aumento dos custos de viagens estejam apertando as carteiras dos consumidores, os gastos com viagens ainda são priorizados em relação a outras despesas discricionárias. Os dados mais recentes disponíveis mostram que um quarto dos destinos europeus relatados superou os níveis pré-pandêmicos de chegadas de estrangeiros. 

(© ETC)

A European Travel Commission (ETC) divulgou hoje seu relatório “European Tourism: Trends & Prospects” para o segundo trimestre de 2023, que fornece uma análise abrangente dos últimos desenvolvimentos macroeconômicos e turísticos da região. 

Comentando a publicação do relatório, Miguel Sanz, Presidente, ETC, afirmou: “É encorajador ver a recuperação positiva das chegadas de turistas internacionais no primeiro semestre de 2023. Neste sentido, os destinos europeus devem estar preparados para gerir eficazmente o aumento da procura e retorno dos viajantes. As estratégias turísticas devem incluir a dispersão de viagens para apoiar os destinos a lidar com a superlotação, ao mesmo tempo em que espalham os benefícios do turismo para áreas menos visitadas. O turismo pode e deve ser alavancado como uma força social, econômica e sustentável para o bem.” 


Consumidores Cada Vez Mais Orientados para o Preço 

Neste verão, muitos consumidores tomarão suas decisões de viagem levando em consideração o custo, já que as condições econômicas mais fracas pressionam os orçamentos dos viajantes. As finanças domésticas e os gastos discricionários permanecerão tensos no pico da temporada de viagens na Europa (junho a agosto), mas isso não deve atrapalhar a recuperação geral. 

Os viajantes ainda mostram uma forte demanda por viagens, apesar dos problemas econômicos. Considerando isso, não é surpresa que a sensibilidade ao preço continue a beneficiar os destinos que oferecem uma melhor relação custo-benefício. Dados recentes até maio mostram que os destinos com boa relação custo-benefício estão tendo um bom desempenho, com Sérvia (+27%), Bulgária (+21%), Montenegro (+12%) e Türkiye (+9%) entre os que lideram a recuperação. 


Volumes Aéreos Europeus em Ascensão 

A recuperação nos volumes de tráfego aéreo ficou atrás da demanda do consumidor em toda a Europa em 2022 e no início de 2023. No entanto, a maré parece estar mudando, com dados até junho mostrando a recuperação se aproximando dos níveis pré-pandêmicos. Isso pode ser atribuído ao aumento da capacidade das companhias aéreas europeias e estrangeiras, que chegarão ao mercado a tempo dos meses de pico do verão. A programação de voos na Europa está voltando aos níveis pré-pandêmicos de 2019, com capacidade de assentos planejada para 96% neste verão. Os dados mais recentes também mostram que os RPK´s (Receitas Quilômetros de Passageiros) internacionais europeus continuaram uma recuperação constante, atingindo 90,8% dos níveis de 2019 em abril. 

Resta saber se a capacidade das companhias aéreas pode atender à demanda neste verão, embora os horários atuais sugiram que isso será suficiente. Ao mesmo tempo, possíveis interrupções de greves de aviação, escassez de mão de obra e fechamentos de espaço aéreo relacionados à guerra ainda representam grande incerteza para o setor. 


EUA Lideram Recuperação de Viagens Internacionais para a Europa 

Espera-se que os viajantes dos EUA, aproveitando as taxas de câmbio favoráveis, impulsionem a recuperação de muitos destinos europeus neste verão. Os dados mais recentes mostram que 52% dos destinos relatados ultrapassaram os níveis pré-pandêmicos de chegadas de turistas nos EUA até agora este ano. Com a inflação alta contínua e uma possível recessão pesando sobre os lares americanos, a acessibilidade será um fator-chave na escolha do destino de viagem dos turistas na Europa. 

Destinos do sul do Mediterrâneo, como Portugal (+79%), Türkiye (+78%) e Montenegro (+43%) relataram um crescimento substancial nas chegadas do mercado dos EUA. Na Europa de Leste, a Letônia (+135%) e a Polônia (+51%) também registraram um crescimento significativo das chegadas dos EUA. No caso da Letônia, os fortes aumentos podem estar ligados a visitas de amigos e parentes da diáspora letã que vivem fora da Europa, enquanto jornalistas relatando a guerra da Rússia na Ucrânia e um influxo de voluntários e militares podem estar contribuindo para o desempenho da Polônia. 


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades