A Iberia anunciou que tem programados para este inverno mais 24% de voos de/para os Estados Unidos e mais 14% de voos de/para a América Latina, em relação ao período homólogo de 2019, pré-pandemia.
(© PressTUR) |
De 28 de outubro deste ano a 30 de março de 2024, a Iberia anunciou que irá focar-se ainda mais na sua rede de longo curso, com mais 17% de voos neste mercado, especialmente na América Latina, para reforçar a sua liderança e reforçar a posição do Aeroporto de Madrid como ponte entre a Europa e a América Latina.
Recorde de Frequências para a América Latina
A Iberia vai superar pela primeira vez neste inverno a marca dos 300 voos por semana de e para a América Latina, mais 14% que em 2019. A companhia destaca que terá mais de dois milhões de lugares nestas rotas durante o inverno, um número recorde. As rotas com maior capacidade serão da Cidade do México e de Bogotá, cada uma com três voos por dia durante o inverno.
A Iberia destaca ainda o Peru, com dois voos por dia entre Lima e Madrid, exceto aos domingos, ficando assim com um 13 voos semanais, menos um que na rota de Buenos Aires, que terá 14 frequências semanais.
Para o Chile, a Iberia destaca que recupera toda a capacidade pré-pandemia, com 10 voos por semana.
Para o Brasil, a companhia aérea vai manter o mesmo nível de oferta para São Paulo, com voos diários, e vai aumentar em uma frequência semanal a sua rota do Rio de Janeiro durante os meses de janeiro e fevereiro, chegando assim a quatro por semana.
No Equador, a Iberia terá 10 voos por semana, graças a um aumento da oferta para Quito, com até um voo diário, que se junta aos três voos por semana para Guayaquil.
Outros aumentos serão feitos na Venezuela, onde a Iberia passará de três para cinco voos por semana entre Madrid e Caracas.
Aumentos no Caribe
Para a República Dominicana, a Iberia anunciou que vai aumentar a sua oferta para nove voos por semana em janeiro e dez voos por semana em fevereiro. Para Porto Rico, o reforço permitirá chegar a cinco voos por semana em novembro e a voo diário no início de 2024.
A Iberia destaca ainda Havana, capital de Cuba, que terá três voos por semana.
A companhia aérea salientou ainda que terá voos diários para Guatemala, El Salvador, Costa Rica, Panamá e Uruguai.
Reforços nos Estados Unidos
No ano passado, a companhia aérea espanhola do IAG lançou duas rotas para os Estados Unidos, Washington, que se mantém sazonal, e Dallas, que opera todo o ano.
Para este inverno, a Iberia garante que terá mais de 90 voos por semana de/para os Estados Unidos, um aumento de 24% face a 2019, pré-pandemia.
A companhia aérea destaca um aumento de duas frequências semanais para Boston, chegando a cinco voos por semana.
Outros destaques incluem Miami, com dois voos diários, Nova York, entre 11 e 14 voos por semana, Chicago, com voo diário, Dallas Fort Worth, com quatro frequências semanais, e Los Angeles, com três voos por semana.
Novidades na Europa
Sobre as rotas europeias, a transportadora anunciou um aumento de frequências em 5% face a 2019, para um total superior a 800 voos por semana.
O grande destaque da Iberia para a Europa este inverno é Rovaniemi, a terra do Pai Natal, na Finlândia, com dois voos por semana de 2 de dezembro a 10 de fevereiro.
Uma das rotas europeias da Iberia com maior capacidade este inverno será Paris, com 50 voos por semana para Orly, uma capacidade recorde, com mais 57% de lugares que em 2019.
Roma também terá um aumento para níveis recorde, com 39 voos por semana, mais 35% que em 2019, enquanto Milão terá 21 voos/semana para Linate e 18 voos/semana para Malpensa.
A Iberia destaca ainda Veneza, com um aumento de quatro frequências, para 22 voos/semana, e Zurique, com reforço de duas frequências, para 23 por semana.
As rotas de Atenas, Praga e Düsseldorf terão um aumento de três frequências semanais face a 2019, enquanto Oslo, Estocolmo, Budapeste e Hamburgo terão mais dois voos semanais.
Outro destino em destaque em Marrocos, com 14 voos por semana para Marraquexe, 11 para Casablanca e diário para Tânger.
As rotas domésticas em Espanha terão um aumento de quase 6% face ao inverno de 2022-2023, com mais de 680 voos por semana.
O maior aumento de capacidade será entre Almeria e Madrid, com mais sete voos por semana; seguido por Granada, que terá mais cinco voos semanais; Pamplona, com mais quatro; Jerez de la Frontera, com mais três; e A Corunha, com mais dois.