Pular para o conteúdo principal


Novas Tecnologias E A Sustentabilidade Estão Mudando A Forma De Viajar

Por Lukasz Gieranczyk 

A indústria do turismo está em constante evolução, impulsionada pelas novas tecnologias que têm transformado a forma como viajamos e consumimos serviços e produtos. De olho na experiência dos consumidores, na eficiência e até nas práticas ESG, os negócios no setor estão se transformando, criando oportunidades e gerando valor reputacional. 

(Bing Imagens)

Enriquecer a experiência do consumidor cada vez mais passa por estratégias data-driven, pela internet das coisas, por sustentabilidade e por negócios digitais que se tornam provedores de escolhas fáceis e personalizadas. 
 
O E-Commerce, os Mobile Apps e os sistemas de localização, por exemplo, facilitam a mobilidade por meio das mais variadas formas de transportes, dentro e fora das grandes cidades. Com grandes marketplaces o turismo rodoviário ganhou novo fôlego, com os geolocalizadores ficou mais fácil encontrar atrações, com as avaliações de usuários ficou mais fácil confiar nos serviços e lugares, com os tours virtuais ficou mais fácil preparar planos de viagens, conhecer hospedagens e as principais atrações turísticas. 
 
Uma das principais mudanças trazidas pelas novas tecnologias é a facilidade do planejamento de viagens e a autonomia que isso gerou para o consumidor. Antigamente, era necessário consultar diversos guias de viagem, mapas e fazer ligações para reservar hotéis e restaurantes. Com a popularização dos smartphones e a expansão da cobertura de redes móveis, estamos sempre conectados, o que nos permite compartilhar experiências em tempo real, nos aprofundar em conteúdos especializados criados pelas atrações e manter contato com amigos e familiares. Além disso, as redes sociais se tornaram uma ferramenta poderosa para inspirar outros viajantes e obter dicas e recomendações de pessoas que já visitaram os lugares que pretendemos conhecer. 
 
Agora, com apenas alguns cliques, podemos acessar aplicativos e sites que oferecem todas as informações necessárias para planejar uma viagem. Podemos encontrar rotas, pontos de interesse, avaliações de outros viajantes, reservar hotéis, alugar veículos, salvar bilhetes e até mesmo comprar ingressos para atrações turísticas por E-Commerce. Até as fotografias digitais colaboram para a modificação do consumo, formação de desejo e demandas, seja com o compartilhamento ou com os esforços que muitas atrações têm criado para a “instagramar” a realidade, criando verdadeiros cenários que se popularizaram em todo o mundo. 
 
Um grande exemplo são os letreiros que carregam mais do que o próprio nome de uma cidade, ou de um slogan, mas que tentam refletir as características culturais e de estilo de vida de uma região, como em Salvador, Florianópolis, Rio de Janeiro, Recife e outras inúmeras capitais brasileiras e cidades do interior. E sabe o que acontece? Forma-se fila para tirar fotos que serão replicadas aos milhões nas redes sociais. 


Há ainda muitas outras inovações tecnológicas que estão transformando as interações no turismo como filas digitais, QR codes, pagamentos sem contato, chats integrados (in-app chats), chatbots que simulam conversações humanas, buscas por voz, tecnologias de reconhecimento, experiências imersivas, realidade aumentada, NFT´s e muito mais. Parte delas são integradas no dia a dia e já nem notamos ou pensamos muito como estão modificando nossos planos, escolhas e viagens. 
 
Também tem se tornado cada vez mais relevante o desenvolvimento do turismo a partir de fatores que levam em consideração o impacto ambiental, aspectos culturais, econômicos, a participação comunitária e a sustentabilidade como um todo. Como o compromisso de todo o ecossistema do turismo em Fernando de Noronha com o programa Noronha Plástico Zero, um marco que transformou a região no primeiro território sem plástico descartável de uso único do Brasil. Um outro exemplo nesse sentido foi a criação do plano de Visitação Yaripo - Ecoturismo Yanomami, que contou com ampla participação dos Yanomami da região de Maturacá, na criação de experiência de imersão na floresta, atividades de montanhismo e pesca esportiva, gerando renda e empregos na comunidade. 

Toda a indústria do turismo está passando por uma transformação impulsionada pelas novas tecnologias e pelas práticas ESG. Desde o planejamento da viagem até a experiência em si, as inovações tecnológicas e a preocupação com os impactos têm facilitado e enriquecido a forma como viajamos. As empresas de todos os portes nesse ecossistema precisam de uma visão clara de como serão os mundos e de que no fundo dessas mudanças está a eficiência, a redução de custos e impactos, a economia de tempo, comodidades e a criação de experiências que enriquecem a vida dos viajantes em vários aspectos. 

--

Lukasz Gieranczyk é CEO da Quero Passagem, um marketplace de passagens de ônibus que atende todo o Brasil, conectando pessoas a lugares pelas rodovias do país. 



Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades