Em 100 anos de história, a ilha ficou conhecida como a mais feliz do Caribe para o mundo todo e hoje recebe 2,5 milhões viajantes todos os anos
Aruba comemora o marco significativo em sua história: o centenário da aviação no destino. Ao longo dos últimos 100 anos, a aviação desempenhou um papel crucial, foi com o incentivo da entrada de turistas na região que a ilha ficou conhecida como a mais feliz do Caribe. O desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária permitiu que o local se conectasse ao mundo e recebesse visitantes de todas as partes do globo. A aviação tornou-se a espinha dorsal do setor turístico, que é a principal fonte de receita para a economia de Aruba.
(Divulgação) |
Antes do boom do turismo, Aruba passou por várias fases de aceleração. Inicialmente, a exportação de aloe vera (babosa) desempenhou um papel importante na economia local, devido às suas propriedades medicinais e cosméticas. Posteriormente, a descoberta de ouro trouxe uma onda de cooperação, mas essa era logo cedeu espaço para a exploração de petróleo, que se tornou um pilar econômico até a virada do século.
Foi com a visão de diversificar sua economia e criar uma base sólida para o futuro que o destino decidiu concentrar seus esforços no turismo e na aviação. Com a construção e expansão do Aeroporto Internacional Rainha Beatrix, a ilha estava pronta para receber visitantes em grande escala. A beleza natural de suas praias de areias brancas, águas cristalinas, clima ameno e fora da rota de furacões, combinados com uma infraestrutura turística de alta qualidade, rapidamente atraíram viajantes em busca de lazer e aventura.
"A aviação trouxe o mundo até nós. Nossa conexão com diferentes culturas e nacionalidades nos tornou uma sociedade multicultural, temos muito orgulho de trazer 2,5 milhões de visitantes por meio de 22 companhias aéreas todos os anos para o conhecer o nosso lar”, comenta Jordan Schlipken, Diretor, ATA, América Latina. “Hoje contamos com uma ampla oferta de voo e é com muita alegria que celebramos a expansão da oferta de e para o Brasil. Hoje, Aruba conta com 117 voos semanais partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte e Manaus operados pela Copa Airlines e Avianca. Está prevista também uma nova operação da LATAM Airlines a partir do dia 2 de dezembro que conectará os brasileiros à Ilha mais Feliz do Caribe via Lima”, finaliza Jordan.
Opções de acomodação para todos os perfis de viajantes, a não necessidade de visto e eventos como Eat Local Aruba Restaurant Week e o Aruba Open de Beach Tennis, que já está com as inscrições abertas, são apenas alguns dos atrativos da ilha. Outras informações estão disponíveis no site oficial do destino.
Celebração do Centenário
Para celebrar o marco, o artista local Gilbert Senchi foi contratado para criar uma obra de arte que serviria como um monumento comemorativo dos 100 anos da aviação em Aruba. Senchi trabalhou na instalação por seis meses e produziu uma obra de bronze e aço com 10 metros de altura e 4.000 quilos.
O comprimento da obra representa as 10 décadas de história da aviação em Aruba, a estrutura de aço em forma da cauda de um avião remete ao futuro da aviação e a réplica em bronze do Curtiss-H16 no topo faz homenagem ao primeiro pouso.
Para a inauguração, um pequeno grupo de executivos, patrocinadores e convidados se reuniram no Parque Linear próximo ao local onde foi realizado o primeiro pouso oficial. Estiveram presentes na ocasião Joost Meijs, CEO da Aruba Airport Authority (AAA), Ministro dos Transportes Ursell Arends e Anthony Kirchner, Vice-Diretor do Departamento de Aviação Civil de Aruba (DCA), Ministro das Finanças & Cultura, Xiomara Maduro; Saúde Pública, Dangui Oduber, Ministro dos Transportes, Integridade, Natureza e Assuntos do Idoso, Ursell Arends, Anthony Kirchner, Joost Meijs e os patrocinadores da obra de arte pública.