Pular para o conteúdo principal


Aruba Celebra Um Século De Aviação Na Ilha Mais Feliz Do Caribe

Em 100 anos de história, a ilha ficou conhecida como a mais feliz do Caribe para o mundo todo e hoje recebe 2,5 milhões viajantes todos os anos 
 
Aruba comemora o marco significativo em sua história: o centenário da aviação no destino. Ao longo dos últimos 100 anos, a aviação desempenhou um papel crucial, foi com o incentivo da entrada de turistas na região que a ilha ficou conhecida como a mais feliz do Caribe. O desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária permitiu que o local se conectasse ao mundo e recebesse visitantes de todas as partes do globo. A aviação tornou-se a espinha dorsal do setor turístico, que é a principal fonte de receita para a economia de Aruba. 

(Divulgação) 

Antes do boom do turismo, Aruba passou por várias fases de aceleração. Inicialmente, a exportação de aloe vera (babosa) desempenhou um papel importante na economia local, devido às suas propriedades medicinais e cosméticas. Posteriormente, a descoberta de ouro trouxe uma onda de cooperação, mas essa era logo cedeu espaço para a exploração de petróleo, que se tornou um pilar econômico até a virada do século. 
 
Foi com a visão de diversificar sua economia e criar uma base sólida para o futuro que o destino decidiu concentrar seus esforços no turismo e na aviação. Com a construção e expansão do Aeroporto Internacional Rainha Beatrix, a ilha estava pronta para receber visitantes em grande escala. A beleza natural de suas praias de areias brancas, águas cristalinas, clima ameno e fora da rota de furacões, combinados com uma infraestrutura turística de alta qualidade, rapidamente atraíram viajantes em busca de lazer e aventura. 
 
"A aviação trouxe o mundo até nós. Nossa conexão com diferentes culturas e nacionalidades nos tornou uma sociedade multicultural, temos muito orgulho de trazer 2,5 milhões de visitantes por meio de 22 companhias aéreas todos os anos para o conhecer o nosso lar”, comenta Jordan Schlipken, Diretor, ATA, América Latina. “Hoje contamos com uma ampla oferta de voo e é com muita alegria que celebramos a expansão da oferta de e para o Brasil. Hoje, Aruba conta com 117 voos semanais partindo de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte e Manaus operados pela Copa Airlines e Avianca. Está prevista também uma nova operação da LATAM Airlines a partir do dia 2 de dezembro que conectará os brasileiros à Ilha mais Feliz do Caribe via Lima”, finaliza Jordan. 

Opções de acomodação para todos os perfis de viajantes, a não necessidade de visto e eventos como Eat Local Aruba Restaurant Week e o Aruba Open de Beach Tennis, que já está com as inscrições abertas, são apenas alguns dos atrativos da ilha. Outras informações estão disponíveis no site oficial do destino


Celebração do Centenário
 
Para celebrar o marco, o artista local Gilbert Senchi foi contratado para criar uma obra de arte que serviria como um monumento comemorativo dos 100 anos da aviação em Aruba. Senchi trabalhou na instalação por seis meses e produziu uma obra de bronze e aço com 10 metros de altura e 4.000 quilos. 

O comprimento da obra representa as 10 décadas de história da aviação em Aruba, a estrutura de aço em forma da cauda de um avião remete ao futuro da aviação e a réplica em bronze do Curtiss-H16 no topo faz homenagem ao primeiro pouso. 
 
Para a inauguração, um pequeno grupo de executivos, patrocinadores e convidados se reuniram no Parque Linear próximo ao local onde foi realizado o primeiro pouso oficial. Estiveram presentes na ocasião Joost Meijs, CEO da Aruba Airport Authority (AAA), Ministro dos Transportes Ursell Arends e Anthony Kirchner, Vice-Diretor do Departamento de Aviação Civil de Aruba (DCA), Ministro das Finanças & Cultura, Xiomara Maduro; Saúde Pública, Dangui Oduber, Ministro dos Transportes, Integridade, Natureza e Assuntos do Idoso, Ursell Arends, Anthony Kirchner, Joost Meijs e os patrocinadores da obra de arte pública. 


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades