Pular para o conteúdo principal


Conheça 5 Razões Para Definir O Belize Como Seu Próximo Destino De Férias

Situado na América Central, país é um verdadeiro tesouro para se vivenciar quando se trata de atrativos turísticos e culturais 

Com selvas tropicais, praias incríveis e preços acessíveis, a América Central tem muito a oferecer em termos de oferta turística. E Belize, uma joia a costa leste da região, se destaca não somente por ser um país de língua inglesa em meio a um coletivo de nações hispânicas, mas por ser um destino de muito potencial. Em sua variedade impressionante de paisagens há um mix de panoramas, entre 290 quilômetros de litoral, florestas com muito verde e a arquitetura impressionante de sítios arqueológicos maias. Rendendo um trio de aventura de peso, com vida marinha, selva e cultura. Por isso, tenha em mente que se trata de um verdadeiro tesouro em matéria de atrativos. Ou seja, ideal para os mais variados perfis de visitantes! 

Belize está entre as tendências do pós-pandemia com uma viagem fora do convencional. (Divulgação)

Rico em história, patrimônio natural e cultural, além de exuberante biodiversidade, Belize oferece um leque de oportunidades, principalmente atividades ao ar livre e experiências únicas. Pode se tratar de um país pequeno, mas que está repleto de maravilhas. E, ao visitá-lo, você vai desejar tê-lo conhecido mais cedo. Confira TOP 5 motivos para definir o destino como seu próximo destino de férias: 
 
1. Experiência de férias intimista e de fácil acesso 
 
Entre as tendências do pós-pandemia está a viagem fora do convencional. Por isso muitos viajantes passaram a buscar alternativas para fugir do turismo massivo de destinos e pontos turísticos abarrotados. E Belize é uma das melhores opções para uma escapada tropical longe de aglomerações e com a sensação de uma experiência mais intimista. Com uma miríade de atrativos ao ar livre, é realmente uma questão de tempo até que esteja em definitivo no radar de todos, mas, por enquanto, é possível desfrutar enquanto o paraíso ainda permanece “intocado”. 
 
Para chegar até Belize a partir do Brasil, a Copa Airlines disponibiliza um voo semanal, as sextas, via Panamá, onde é o hub da companhia aérea. Quem preferir combinar a viagem com os Estados Unidos, pode contar com voos diários via Miami e Dallas com a American Airlines, via Houston com a United Airlines (alguns dias da semana opera voo a partir do Aeroporto de Newark, em Nova Jersey) e via Atlanta com a Delta Airlines. 


2. Paraíso na terra em matéria de belezas naturais
 
O destino é repleto de cavernas onde é possível mergulhar nas maravilhas naturais subterrâneas, bem como parques que oferecem uma variedade de ecossistemas, desde florestas tropicais até recifes de corais, proporcionando oportunidades incríveis de aventura e observação da vida selvagem. Aliás, para quem não sabe, a Barreira de Corais de Belize – Patrimônio Mundial da UNESCO –, é a maior barreira de recifes vivos do Hemisfério Norte e a segunda maior do mundo! 
 
Quando o assunto é atrativo natural, Belize oferece, por exemplo, um caleidoscópio de cores em vida marinha e em diversos locais ao longo do país. Entre os destaques está o Great Blue Hole, um anel de coral que circunda um enorme sumidouro subaquático localizado nas águas rasas do Atol Lighthouse Reef. Tido como um dos melhores locais de mergulho do mundo, não em vão integra a lista de praticamente todos os mergulhadores. E, se mergulhar não for sua praia, a vista do alto é de tirar o fôlego. 
 
Mas, para além das aventuras em mar, Belize ainda reserva muitas outras possibilidades. Amantes de aves que o digam, pois são mais de 500 espécies residentes e migratórias graças a sua localização geográfica privilegiada, rendendo variados habitats naturais e políticas de conservação sustentável que contribuem para a diversidade avifaunística única encontrada por lá. 
 
Ainda é possível se aventurar em meio a muito verde, e de quebra se refrescar em águas doces. No coração da Reserva Florestal Mountain Pine Ridge há piscinas naturais cercadas pela natureza e sua sinfonia de sons. Outro destaque são as cachoeiras, a exemplo da Big Rock Falls, nas exuberantes selvas do oeste de Belize. E, “escondida” ao sul do país, a Maya King Waterfall oferece um retiro isolado. As águas em cascata convidam a dar um mergulho enquanto se maravilha com a vegetação tropical. Ou quem sabe apreciar um tranquilo piquenique, onde o som da água e a sombra suave se combinam para criar um local perfeito para relaxar. 


3. Imponentes e misteriosos locais maias
 
Um fato talvez pouco conhecido pela maioria é que antigos sítios arqueológicos maias não são exclusividade do México. Belize faz parte do que se pode chamar de Mundo Maia, abrangendo inclusive algumas das cidades maias mais bem preservadas e impressionantes da antiguidade. Além de intrigantes e misteriosos sistemas de cavernas! Por lá se encontra uma pequena porcentagem dos templos antigos maias descobertos, não é raro encontrar peças de cerâmica ou ouvir que uma colina distante na verdade é um templo. Todos os sítios maias são administrados pelo Instituto de Arqueologia e possuem centros interpretativos, bem como guias treinados para mostrar o local. 
 
Entre os points mais icônicos estão Caracol e Altun Há. Bem como Xunantunich, que se tornou pioneiro no quesito sítios maias quando se trata de Belize. Uma jornada que grita aventura por todos os lados e é um espetáculo para ser vivenciado. As cavernas também merecem destaque, a exemplo da Barton Creek, Rio Frio ou Che Chem Ha. Para quem ama um bom desafio a pedida é a Actun Tunichil Muknal (ATM) Cave
 
Fica a dica: é possível fazer uma imersão cultural única nas comunidades Q'eqchi' ou Mopan. Essas aldeias proporcionam uma oportunidade autêntica para os viajantes se envolverem nas tradições ancestrais, como artesanato, cerimônias espirituais e culinária típica. Hospedar-se em acomodações locais, participar de rituais e interagir com os moradores oferecerá uma genuína experiência que irá enriquecer ainda mais a viagem. 


4. Riqueza cultural em diferentes vertentes 
 
Belize se destaca por sua riqueza cultural, sendo lar de uma mistura fascinante de etnias, incluindo descendentes de maias, garífunas, mestiços e crioulos. Diversidade que se reflete em suas tradições, música, dança, festivais e, claro, na gastronomia. Aliás, quando o assunto é comida, o destino oferece um deleite ao paladar. Com sua localização costeira, frutos do mar frescos são uma especialidade, desde caranguejos e camarões até peixes exóticos. A influência cultural diversificada se manifesta na variedade de pratos, a exemplo da culinária garífuna, que inclui iguarias como o Hudut (um ensopado de peixe em leito de coco servido com bolinhos de banana verde). 


5. Mix de atividades para todos os gostos
 
Como já deu para perceber, Belize oferece uma gama de atividades ao ar livre, desde a emocionante experiência de montanhismo nas colinas do interior até aventuras aquáticas nas águas claras do mar do Caribe. Os aventureiros podem explorar os desafios das montanhas e desfrutar de vistas panorâmicas deslumbrantes. Para uma perspectiva aquática, além do mergulho claro, a canoagem pode ser revigorante, e um ótimo meio de explorar manguezais e rios serenos, enquanto através da vela é possível navegar e relaxar em meio a águas azuis e cristalinas. Já os entusiastas da pescaria encontram abundante vida marinha que proporciona uma experiência incrível de pesca esportiva. Mas, quem só quiser saber de curtir o marasmo, aproveitando para relaxar e recarregar as energias, Belize também pode ser o paraíso da sombra e água fresca.



Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades