Montante apoiou diretamente 342,5 milhões de dólares do Produto Interno Bruto (PIB) e 9.700 empregos na cidade
São Paulo - Um relatório da Oxford Economics, realizado a pedido do Airbnb, mostra o impacto econômico da atividade da plataforma em diferentes setores da cidade do Rio de Janeiro. Durante as estadias em acomodações reservadas por meio do Airbnb em 2022, o impacto direto de gastos de hóspedes (excluindo gastos com acomodação), como em restaurantes, compras, entretenimento e transporte, totalizaram 740,7 milhões de dólares na cidade. No Brasil, o impacto foi de 5,2 bilhões de dólares em 2022, um aumento de 31% em comparação com o ano anterior.
(© Airbnb) |
À medida que a cidade do Rio de Janeiro supera os desafios enfrentados pela pandemia, a retomada do setor de turismo traz viajantes ansiosos para explorar as praias, os grandes eventos e as internacionalmente conhecidas atrações turísticas da cidade, impulsionando a economia e o cenário turístico local. Como em muitas cidades do país, a recuperação do turismo na capital fluminense tem sido impulsionada pela atividade do Airbnb.
"O Airbnb desempenha um papel crucial na retomada do turismo no Brasil e trabalha constantemente para trazer mais oportunidades para a economia não apenas em destinos turísticos tradicionais, mas também em locais fora das rotas turísticas habituais. O levantamento da Oxford Economics demonstra a importância da atividade do Airbnb e o impacto significativo que ela tem, não apenas no setor do turismo, mas também na vida de anfitriões e comunidades", avalia Fiamma Zarife, Diretora Geral, Airbnb, América do Sul.
Ao estimular empregos e renda no turismo e em outros segmentos, além de oportunidades para proprietários de imóveis, a atividade exercida por meio do Airbnb beneficia amplamente a capital fluminense. Segundo as principais descobertas do relatório da Oxford Economics em relação a 2022:
• Os gastos de hóspedes que fizeram reservas por meio do Airbnb na cidade do Rio de Janeiro totalizaram 740,7 milhões de dólares (excluindo gastos com acomodação) em diversos setores da cidade, incluindo negócios locais e transporte. Quando considerado todo o estado do Rio de Janeiro, o valor foi de 1,3 bilhão de dólares.
• Na cidade do Rio de Janeiro, gastos de hóspedes que fizeram reservas por meio da plataforma apoiaram diretamente 342,5 milhões de dólares do Produto Interno Bruto (PIB) e 9.700 empregos; Em todo o estado, os gastos de hóspedes apoiaram 23,7 mil empregos.
• Além disso, os gastos de hóspedes na cidade geraram 198 milhões de dólares em remunerações, salários e outros rendimentos trabalhistas.
• O Airbnb oferece uma oportunidade para cada vez mais anfitriões obterem renda extra. 56% dos anfitriões no Airbnb, na cidade do Rio de Janeiro, se identificaram como mulheres.
O Airbnb continua comprometido a apoiar a economia brasileira e a proporcionar a democratização e redistribuição do turismo no país, além de oportunidades para anfitriões obterem renda extra ao anunciarem seus espaços na plataforma.