Pular para o conteúdo principal


Ocean Cay MSC Marine Reserve, Nas Bahamas, É Formalmente Nomeada ‘Hope Spot’ Pela Mission Blue

A Ocean Cay MSC Marine Reserve, nas Bahamas, foi formalmente reconhecida como 'Hope Spot' e Pierfrancesco Vago – Membro do Conselho da MSC Foundation e Presidente do Comitê Executivo, e também Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros do Grupo MSC – como ‘Hope Spot Champion’ pela Mission Blue, organização sem fins lucrativos fundada pela renomada oceanógrafa Dra. Sylvia Earle, com o objetivo de promover a proteção do ecossistema marinho. 

Ocean Cay MSC Marine Reserve. (Divulgação) 

Com este conceituado reconhecimento, a Ocean Cay junta-se a outros 154 ‘Hope Spots’ da Mission Blue espalhados em todo o mundo: locais reconhecidos como essenciais para a saúde dos oceanos com o objetivo final de alcançar a meta de Áreas Marinhas Protegidas. As indicações são cuidadosamente analisadas pelo Hope Spot Council, composto por cientistas marinhos e especialistas, assegurando que a seleção final seja rigorosa e reflita as necessidades globais de conservação marinha. 

Quando a MSC Cruzeiros assumiu a responsabilidade pela Ocean Cay em 2015, a ilha havia sofrido por décadas com atividades industriais, incluindo a extração de areia aragonita. A armadora embarcou numa ambiciosa iniciativa de restauração, em colaboração com o governo das Bahamas, universidades reconhecidas, cientistas marinhos e conservacionistas para restaurar os ecossistemas da ilha. 

Por meio de um investimento substancial, o projeto de restauração já alcançou progressos significativos. Foram plantadas na ilha cerca de 5 mil árvores e 75 mil plantas, flores e arbustos nativos, revitalizando o ambiente terrestre. Enquanto isso, a saúde das águas ao redor da ilha pode ser vista pela crescente presença de vida marinha, incluindo de tartarugas-cabeçudas. 

O Programa de Restauração Marinha abrange 64 km² de águas e ecossistemas marinhos em torno de Ocean Cay. Ele foi ampliado em 2019, quando a MSC Foundation iniciou o seu Programa ‘Super Coral’ para restaurar os recifes de corais da ilha. Esta iniciativa pioneira se baseia na colaboração científica e em pesquisas avançadas para identificar genótipos de corais conhecidos como "super corais", que evoluíram para suportar melhor as altas temperaturas. Depois, estes corais serão estrategicamente replantados para criar recifes mais resistentes aos fenômenos de calor extremo provocados pelas mudanças climáticas. 

A MSC Foundation planeja continuar promovendo este trabalho e atrair a atenção de milhares de visitantes todos os anos, aumentando a conscientização sobre a necessidade urgente de esforços na conservação dos oceanos em todo o mundo. 

Esse esforço de restauração em larga escala e de informação pública reforça o compromisso da MSC Foundation em restaurar a saúde dos oceanos, enriquecendo a biodiversidade e promovendo um futuro sustentável para o nosso planeta. 

O visionário projeto ‘Hope Spots’ tem como objetivo aumentar a conscientização global sobre a importância da conservação marinha e a necessidade de uma ação urgente para reverter os danos ao ecossistema oceânico. O reconhecimento da Ocean Cay como ‘Hope Spot’ destaca o papel fundamental que os ecossistemas restaurados, como a Ocean Cay, podem desempenhar no aumento da biodiversidade e na melhoria da saúde geral dos nossos oceanos. 


A Dra. Sylvia Earle, Presidente e Diretora, Mission Blue, expressou o seu entusiasmo pelo reconhecimento, afirmando: "Isso reconhece os abrangentes esforços de restauração e o compromisso com a proteção da biodiversidade marinha. Liderado por Pierfrancesco Vago, a restauração da Ocean Cay tem sido um esforço multidisciplinar para restabelecer o equilíbrio ecológico nesta ilha de calcário e em sua área marinha circundante. (...) A Ocean Cay informará milhares de pessoas, semanalmente, sobre a importância crucial de cultivar e plantar corais resistentes ao calor para a conservação marinha, a saúde dos oceanos e o bem-estar humano." 

Pierfrancesco Vago, membro do Conselho da MSC Foundation e Presidente do Comitê Executivo, bem como Presidente Executivo da Divisão de Cruzeiros, Grupo MSC, afirmou: "Ser nomeada como ‘Hope Spot’ é um reconhecimento importante para a Ocean Cay MSC Marine Reserve e ajuda a chamar a atenção para o fato de que todos nós temos um dever importante como cuidadores do nosso Planeta Azul. Essa responsabilidade é a razão pela qual a pesquisa científica e os esforços de restauração do nosso Programa Super Coral têm como objetivo, não só criar recifes de corais resistentes em torno de Ocean Cay e nas Bahamas, mas também contribuir simultaneamente para o conhecimento e iniciativas de conservação em todo o mundo. Agradeço à Dra. Sylvia Earle e à Mission Blue pelos seus esforços incansáveis, que nos inspiram a valorizar e proteger a rica biodiversidade de nossos oceanos." 

Este novo reconhecimento reafirma o objetivo da Ocean Cay Reserve Marine e do Programa Super Coral da MSC Foundation como pioneiros nos esforços de conservação da natureza, reforçando o seu papel pioneiro na conservação marinha. 


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades