Pular para o conteúdo principal


Cultura E A História Da Europa Atraem Viajantes De Longa Duração, Apesar Do Aumento Dos Custos

- Os entrevistados chineses demonstraram o maior aumento na intenção de viajar para a Europa entre setembro e dezembro deste ano 

- Os viajantes de longo curso optam por novas estratégias para maximizar a sua experiência e, ao mesmo tempo, minimizar os custos 

- Os voos de baixo custo e os passes ferroviários são as escolhas mais populares para o transporte intereuropeu 

Bruxelas - Os viajantes de longo curso mostram entusiasmo em explorar destinos europeus neste outono, com a intenção de viagem dos principais marcadores a permanecer estável ou a registar um aumento em comparação com o ano passado. O interesse em viajar para a Europa aumentou particularmente na China. Apesar das preocupações com os elevados custos de viagem e as tarifas aéreas inflacionadas, 74% dos entrevistados chineses pretendem visitar um destino europeu entre setembro e dezembro de 2023. Isto representa um aumento notável de 10% desde o mesmo período do ano passado e um aumento de 9% em comparação com o outono. 2019, o último período de viagens antes da China fechar as fronteiras para viajar. O entusiasmo pelas viagens também aumentou ligeiramente nos EUA (+3%) e no Canadá (+2%), apesar do aumento da inflação. 

Budapeste, Hungria. (© Bing Imagens)

Na Austrália e no Brasil , a intenção de viajar para a Europa diminuiu ligeiramente em relação ao ano passado. A Austrália registou uma diminuição de 3%, possivelmente devido ao aumento do interesse em explorar outros destinos e à época de verão do Hemisfério Sul, tornando as viagens domésticas mais atrativas para eles. O Brasil também registou uma diminuição de 3%, mas o sentimento continua forte neste mercado, com mais de metade (52%) dos inquiridos a expressar o desejo de viajar para a Europa. 

Os entrevistados japoneses mostraram um aumento significativo na intenção de viajar para a Europa, um aumento de 12% em comparação com o mesmo período de 2022. No entanto, apesar da tendência positiva, o Japão continua a ser o mais reservado entre todos os mercados pesquisados, com apenas 25% dos entrevistados pretendendo visitar a Europa. nos próximos meses. 

Isto está de acordo com o último Barômetro de Viagens de Longo Curso (LHTB) 3/2023 publicado hoje pela Comissão Europeia de Viagens (ETC) e pela Eurail BV. O LHTB monitoriza as intenções dos viajantes de visitar a Europa em seis principais mercados de longo curso – Austrália, Brasil, Canadá, China, Japão e Estados Unidos. A última edição cobre o sentimento de viagem no período de setembro a dezembro de 2023. 

Comentando após a publicação do LHTB 3/2023, Miguel Sanz, Presidente, ETC, afirmou: "Após um longo período de perturbação devido à pandemia de Covid, a Europa está a restabelecer a sua ligação com os turistas asiáticos. O nosso apelo continua forte para os viajantes de longo curso em todo o mundo, com a cultura e história intemporais da Europa a constituir a maior atração. É particularmente encorajador ver a crescente popularidade do transporte ferroviário e o aumento do interesse em viagens lentas entre os turistas. Agora, mais do que nunca, é importante prestarmos especial atenção ao desenvolvimento responsável da indústria do turismo." 


Os Preços Elevados estão a Remodelar a Forma como os Turistas Planejam Viajar 

Embora o desejo de viajar para a Europa continue forte em geral, os potenciais viajantes em todos os seis mercados citam os preços elevados como o seu principal impedimento. Isto aplica-se especialmente ao Brasil e à Austrália, onde 45% e 40% dos viajantes, respetivamente, sentem-se desencorajados de férias na Europa devido aos elevados custos. Consequentemente, um número crescente de viajantes em todos os mercados está a atribuir maior importância à percepção da acessibilidade dos serviços e experiências no destino (32%) em comparação com o ano passado (28%). 

Num contexto de custos crescentes relacionados com viagens, os turistas estão a adotar novas estratégias para maximizar a sua experiência, ao mesmo tempo que se enquadram no orçamento disponível. A tática mais popular é reduzir as despesas de compras (35%), uma abordagem que é particularmente popular entre os entrevistados do Canadá, Austrália e Japão. Outros novos padrões de gastos incluem o uso de esquemas de fidelidade e pacotes com tudo incluído a preços acessíveis, ambos considerados por 30% dos entrevistados em todos os mercados e particularmente favorecidos no Brasil e na China. 


Os Viajantes de Longo Curso são Particularmente Atraídos pela Cultura e História da Europa 

A cultura e a história são mencionadas como os maiores atrativos para os viajantes da Europa em 5 dos 6 mercados pesquisados. A exceção é a China, onde o forte interesse dos viajantes pela cultura e história é secundário apenas em relação às experiências gastronômicas e urbanas. Notavelmente, o interesse geral em viagens lentas está a crescer neste outono (+7% em comparação com 2022), especialmente entre turistas do Japão, Austrália, Canadá e EUA. 

Locais de renome mundial também serão populares entre os viajantes de longa distância neste outono. Um número crescente de inquiridos (+6%) indicou que está mais interessado em visitar destinos que albergam marcos icônicos da Europa, em comparação com o mesmo período de 2022. 

Condições climáticas favoráveis ​​são outro fator determinante para onde os viajantes escolhem viajar. As considerações climáticas são especialmente importantes para os turistas chineses (39%), seguidos pelos australianos e brasileiros (ambos com 34%). 


Os Viajantes Preferem as Ferrovias e os Voos de Baixo Custo para se Deslocarem entre Destinos Europeus 

Os viajantes australianos mostraram uma mudança interessante nos meios de transporte preferidos entre os destinos. Embora as viagens aéreas continuem a ser a escolha predominante, houve um aumento notável (+8%) no interesse em passes de comboio e um ligeiro aumento nas viagens de autocarro (+2%). 

Para os turistas canadianos, as viagens ferroviárias continuam a ocupar o primeiro lugar como meio de transporte preferido, com 34% dos inquiridos inclinados a comprar um passe de comboio e 32% interessados ​​em pelo menos um único bilhete de comboio. Os viajantes dos EUA também estão sendo atraídos pela acessibilidade e eficiência dos tempos de viagem do transporte ferroviário, apesar de tradicionalmente favorecerem as viagens aéreas. 

Embora o transporte ferroviário ocupe uma posição forte como opção de transporte para viajantes de longa distância, os voos de baixo custo são os mais populares. Embora o transporte ferroviário tenha sido tradicionalmente a escolha preferida dos viajantes brasileiros, as viagens aéreas estão ganhando popularidade, com o interesse em voos de baixo custo aumentando 13% no mercado brasileiro. A mesma tendência pode ser observada no mercado canadense, onde a popularidade dos voos baratos aumentou 9%. 


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades