SAF será usado para alimentar voos dos aeroportos Amsterdam Schiphol e Singapore Changi
Dubai, Emirados Árabes Unidos - A Emirates e a Neste expandiram a sua parceria solidificando a sua colaboração para o fornecimento de mais de 3 milhões de galões da mistura Neste MY Sustainable Aviation Fuel em 2024 e 2025. O combustível de aviação sustentável (SAF), que será misturado com combustível de aviação convencional, será fornecido ao longo de 2024 e 2025 para voos da Emirates que partem dos aeroportos de Amsterdã Schiphol e Singapura Changi.
(© Emirates) |
A parceria ampliada da Emirates com a Neste representa o maior volume de SAF a ser adquirido de qualquer companhia aérea baseada no Oriente Médio e na África até o momento. O SAF misturado será composto por mais de um milhão de galões de SAF puro. Isto representa uma proporção de mistura de mais de 30% de SAF puro combinado com combustível Jet A-1 convencional.
Antes do final deste ano, a companhia aérea também irá transferir o SAF pela primeira vez a partir do seu hub no Dubai. O SAF reduz as emissões de carbono das viagens aéreas em até 80% durante o ciclo de vida do combustível, quando comparado ao uso de combustível de aviação convencional.
Sir Tim Clark, Presidente, Emirates Airline, disse: "O anúncio de hoje é um marco para a Emirates e representa a aceleração da aquisição de SAF para as nossas operações. É também uma das muitas iniciativas nas quais estamos focados para reduzir as nossas emissões de carbono, o que inclui combustível operacional - aeronaves eficientes, intensificando a renovação de nossa frota a partir de 2024, além de impulsionar a eficiência operacional de combustível. Nossa parceria contínua com a Neste também demonstra nosso envolvimento ativo e apoio à indústria de SAF em rápido desenvolvimento, e esperamos que a demanda robusta vinda da Emirates e de outras companhias aéreas incentivam a expansão do SAF e de outras tecnologias emergentes de propulsão limpa."
Alexander Kueper, Vice-Presidente, EMEA, da unidade de negócios Renewable Aviation, Neste, disse: “O combustível de aviação sustentável é uma solução prontamente disponível para reduzir as emissões de gases de efeito estufa provenientes das viagens aéreas. Estamos orgulhosos de expandir a nossa cooperação existente com a Emirates até 2024, à medida que aumentamos a nossa produção global de SAF e continuamos a apoiar o seu compromisso de reduzir as emissões, fornecendo o nosso Neste MY Sustainable Aviation Fuel.”
No início deste ano, a Emirates, em parceria com a Neste e outras partes interessadas do setor, concluiu com sucesso o primeiro voo de demonstração 100% equipado com SAF na região, utilizando um Boeing 777-300ER operando com 100% SAF em um motor. A companhia aérea fez avanços significativos junto com seus parceiros da indústria em torno da análise técnica e dos requisitos de certificação que apoiam a padronização e aprovação futura de voos 100% SAF.
O primeiro voo da companhia aérea movido por SAF misturado com combustível de aviação ocorreu em 2017, saindo de Chicago. Desde então, a companhia aérea também aumentou o SAF para voos de Estocolmo e atualmente opera voos de Paris, Lyon e Oslo com SAF misto.
A Emirates tem defendido uma série de grupos de trabalho da indústria e do governo dos EAU e está em discussão contínua com uma série de partes interessadas para ajudar a dimensionar a produção e o fornecimento de SAF. A companhia aérea, juntamente com a GCAA (Autoridade Geral da Aviação Civil) dos EAU, desempenhou um papel ativo no desenvolvimento do ambicioso roteiro de combustíveis power-to-liquid (PtL) dos EAU, impulsionado pelo Ministério da Energia e Infra-estruturas dos EAU e pelo Fórum Econômico Mundial, além de contribuir para o O Roteiro Nacional de Combustível de Aviação Sustentável dos Emirados Árabes Unidos que foi lançado em janeiro de 2023 pelo Ministério de Energia e Infraestrutura e pela GCAA.