- 68% dos europeus inquiridos pretendem viajar nos próximos seis meses, o que representa uma diminuição de 2% em relação ao ano passado
- Os turistas adotam estratégias para poupar dinheiro e viajam fora de época face ao aumento dos preços
- No entanto, 71% dos europeus optam por manter ou aumentar as suas despesas de viagem
Bruxelas - De acordo com o último relatório da Comissão Europeia de Viagens (ETC), 'Monitoring Sentiment for Domestic and Intra-European Travel, 68% dos europeus inquiridos planejam viajar entre outubro de 2023 e março de 2024. Isto representa uma ligeira queda de 2% em relação ao mesmo período do ano passado.
A fim de minimizar os efeitos das restrições financeiras, os viajantes estão a dar grande importância à acessibilidade ao planejarem as suas férias. (© ETC) |
Os inquiridos de Espanha e Itália são os mais ansiosos por viajar, com 75% de probabilidade de fazer uma viagem antes de março de 2024. O entusiasmo também é elevado entre os inquiridos britânicos e polacos (ambos 73%).
A maioria dos viajantes europeus planeja uma viagem de lazer (69%) ou pretende visitar familiares e amigos (15%). Há também um ligeiro aumento nas viagens de negócios, com 8% a planejar viajar a trabalho, o que representa um aumento de 3% em comparação com o ano anterior.
Comentando as conclusões, Miguel Sanz, Presidente, ETC, afirmou: “Estamos muito satisfeitos por ver que os viajantes europeus continuam a dar prioridade aos seus gastos com viagens, mesmo à luz das preocupações constantes sobre o aumento dos custos de viagem e das finanças pessoais. As tendências atuais apresentam uma perspectiva otimista para o turismo europeu nos próximos meses, demonstrando a sua resiliência aos desafios econômicos globais. Para tirar o máximo partido da confiança do consumidor, a indústria deve monitorizar cuidadosamente e antecipar as mudanças nas preferências do consumidor e ajustar as suas ofertas em conformidade.”
Os Viajantes Pretendem Maximizar a sua Experiência de Férias, Apesar das Preocupações Financeiras
Num contexto de aumento dos custos de viagem, as pressões financeiras estão a afetar o comportamento dos viajantes europeus antes e durante as suas viagens. 22% dos entrevistados citaram o aumento dos custos como a sua maior preocupação em relação às viagens, enquanto 16% estão preocupados com as suas finanças pessoais.
A fim de minimizar os efeitos das restrições financeiras, os viajantes estão a dar grande importância à acessibilidade ao planejarem as suas férias. 22% dos entrevistados estão interessados em viagens fora de temporada, 13% consideram visitar destinos mais acessíveis e outros 13% planejam aproveitar as reservas antecipadas de voos e atividades. No momento da pesquisa, apenas 22% dos viajantes tinham reservado totalmente a sua viagem, com 23% deixando algumas das suas opções em aberto para transporte ou alojamento. Isso pode indicar um desejo de se beneficiar de negócios de última hora.
Os viajantes europeus também demonstram grande interesse em estratégias de poupança de dinheiro enquanto estão nos seus destinos. 17% dos entrevistados planejam reduzir as compras, 15% dizem que gastarão menos em alojamento e refeições e 12% planejam tirar partido dos transportes públicos ou dos serviços de aluguel de bicicletas.
Apesar destas preocupações financeiras, os europeus ainda têm um grande entusiasmo pelas viagens. 71% pretendem manter ou aumentar o seu orçamento habitual de viagens durante os próximos meses. A intenção de realizar múltiplas viagens é elevada (54%) e o número de europeus que planejam gastar mais de 1.500 euros por viagem aumentou significativamente (+7%) em comparação com o ano passado.
As Condições Meteorológicas Desempenham um Papel Central na Definição dos Planos de Viagem dos Europeus
As condições climáticas têm uma importância estabelecida nos locais para onde os europeus escolhem viajar. O clima agradável continua a ser o principal critério para a escolha de um destino, citado por 19% dos entrevistados como o fator mais importante.
Entretanto, os europeus estão cada vez mais preocupados com o impacto dos fenômenos meteorológicos extremos nos seus planos de viagem. 14% citam agora esta como a sua principal preocupação, marcando um aumento de 8% desde o inquérito anterior realizado em maio de 2023.
As preocupações ambientais também podem estar a influenciar a escolha dos transportes pelos europeus durante as viagens. Embora os voos continuem a ser a principal escolha para metade dos inquiridos (50%), um número crescente de europeus está a optar por modos de transporte mais ecológicos. 17% dos viajantes europeus planeiam apanhar um comboio ou autocarro na sua próxima viagem, um aumento notável de 5% em relação ao ano anterior. Entretanto, o número de viajantes que planejam conduzir durante as férias caiu 7%.