Pular para o conteúdo principal


Na Sua 25ª Assembleia Geral UNWTO Recebe As Principais Autoridades Turísticas Do Mundo

Madrid, Espanha - A uma semana do início de sua 25ª Assembleia Geral, líderes do setor se juntaram a organizações internacionais para elogiar o papel da UNWTO na condução do turismo durante a crise e na recuperação e transformação. 

(© UNWTO)

Delegados de alto nível e ministros de mais de 150 países são esperados em Samarcanda, no Uzbequistão, para a 25ª sessão da Assembleia Geral (18-19 de outubro). Realizado a cada dois anos, o órgão supremo de governo da UNWTO reunirá mais uma vez os Estados-Membros de todas as regiões globais para debater e avançar o Programa de Trabalho da Organização e abordar os maiores desafios que o turismo enfrenta atualmente. 


Líderes dão as boas-vindas à Assembleia 

Antes do evento, figuras-chave das principais organizações internacionais, incluindo de todas as Nações Unidas, expressaram seu reconhecimento do papel da UNWTO e afirmaram seu interesse na próxima Assembleia Geral. 

O Secretário-Geral, ONU, António Guterres, diz: "O turismo traz progresso. Como um dos maiores setores da economia global, tem grande poder de fazer a ponte entre culturas, gerar novas oportunidades e promover o desenvolvimento sustentável. Mas o turismo também é impactado por desafios globais interligados. Sei que podemos contar com a Organização Mundial do Turismo da ONU para levar essa visão adiante e, juntos, construir um futuro melhor, para as pessoas e para o planeta." 

Rebeca Grynspan, Secretária-Geral, Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), disse: "A importância do turismo como ferramenta para o desenvolvimento econômico não pode ser exagerada... Os Estados-Membros da UNWTO estão a trabalhar admiravelmente para transformar o turismo e construir um setor mais resiliente e sustentável. (A UNCTAD) continuará a trabalhar em estreita colaboração com a UNWTO em torno de nossos objetivos e visão compartilhados." 


Juan Carlos Salazar, Secretário-Geral, Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) afirma: "Graças às novas tecnologias e aos nossos compromissos compartilhados com a inovação, a colaboração e o empreendedorismo, a UNWTO e a OACI continuarão a alavancar todo o potencial do crescimento do turismo global para capacitar os jovens com empregos de alto valor e liderar outros setores da indústria pelo exemplo, com foco nas pessoas, planeta e prosperidade." 

O Vice-Presidente da Comissão Europeia, Margaritis Schinas, afirma: "O turismo na Europa e em todo o mundo recuperou fortemente dos efeitos devastadores da COVID-19. No entanto, em meio a essa descoberta, não devemos esquecer as lições da pandemia nem ignorar os desafios globais que nossas economias e sociedades continuam enfrentando. Não há lugar melhor para fazê-lo do que a reunião excepcionalmente diversificada de líderes globais do turismo nos setores público, privado, sem fins lucrativos e acadêmico, que personificam a Assembleia Geral da UNWTO." 


Avançar no Programa de Trabalho da UNWTO 

A Assembleia Geral verá os Estados-Membros discutirem, debaterem e aprovarem o Programa de Trabalho da UNWTO. O Secretário-Geral, UNWTO, Zurab Pololikashvili, também apresentará o seu Relatório a todos os Membros, destacando como as prioridades fundamentais foram avançadas nos últimos dois anos, com especial enfoque nos investimentos turísticos, na educação e na inovação. 

No âmbito da Assembleia Geral, a UNWTO também reunirá vários de seus principais órgãos estatutários e reunirá líderes setoriais para eventos temáticos focados em suas principais prioridades para o setor no momento:

- O Conselho Executivo da UNWTO reunir-se-á nas suas 119ª (17 de outubro) e 120ª (20 de outubro) sessões. O Conselho tem por missão tomar todas as medidas necessárias, em consulta com o Secretário-Geral, para a execução das suas próprias decisões e recomendações da Assembleia e apresentar um relatório à Assembleia. 

- A Comissão Regional para a Europa da UNWTO (16 de outubro) dará as boas-vindas aos Estados-Membros do principal destino regional do mundo em número de chegadas internacionais, colocando a tônica na inovação, no emprego e na capacitação dos jovens. 

- A Plenária dos Membros Afiliados (16 de outubro) reunirá representantes do setor privado, da sociedade civil e da academia. 

- O Fórum de Investimento (17 de outubro) e o Fórum de Educação (19 de outubro) contarão com um diálogo de alto nível em torno das principais prioridades da UNWTO, fortalecendo as parcerias público-privadas em torno de objetivos compartilhados.

- As Melhores Vilas Turísticas 2023 da UNWTO serão nomeadas em Samarcanda, destacando os melhores exemplos de turismo para o desenvolvimento rural. 


Destaques da semana

Accor reforça a importância das Américas para a expansão do Grupo

Reconhecida como um impulsionador de crescimento de marca e hotéis, a região continua sendo uma das principais áreas geográficas de foco do Grupo  São Paulo - Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E) da Accor visitou recentemente a região das Américas e reforçou a importância do mercado para as ambições de crescimento global da rede. Globalmente, a divisão PM&E representa 90% dos hotéis da Accor e gera 70% das receitas do Grupo. Com o objetivo de expandir o portfólio regional de 450 a 600 hotéis PM&E nas Américas até 2027, a Accor está investindo em suas melhores marcas globais, como Novotel, Pullman, Grand Mercure e ibis (celebrando seu 50º aniversário neste ano). Atualmente, a Accor conta com 77 hotéis PM&E em desenvolvimento nas Américas.  Jean-Jacques Morin, Group Deputy CEO e CEO da divisão Premium, Midscale & Economy (PM&E), Accor. (© Accor)  “A região das Américas tem grande potencial, combinando eficiê

Copastur Registra Aumento No Setor Hoteleiro Para A Cúpula Do G20 No Rio De Janeiro

Reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, já elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria - com elevação também nas tarifas  São Paulo - Com a aproximação da cúpula do G20, que será realizada no próximo mês no Rio de Janeiro, a Copastur, empresa brasileira especializada em viagens corporativas, observou um aumento expressivo na demanda por voos e hospedagens. As reservas para o período do encontro, entre 18 e 19 de novembro, registraram crescimento de 6%, elevando a demanda do mês como um todo em 2% na hotelaria da cidade. (BTS.news/Arquivo)  Com a maior demanda, como ocorre naturalmente, a empresa identificou um crescimento de 22% nas tarifas aéreas e 10% nas diárias de hotéis, mostrando o impacto econômico que o evento trará para a cidade e a necessidade de os viajantes anteciparem ao máximo sua programação. De acordo com o levantamento, as rotas mais impactadas incluem São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Vitória. O t

Fraport: Volumes de passageiros se mantêm estáveis no aeroporto de Frankfurt em outubro

- 5,7 milhões de passageiros no Aeroporto de Frankfurt  - Ligeiro aumento de 0,3 por cento em relação ao ano anterior   - Passageiros do Fraport Group como um todo aumentaram 2,5% para 16,9 milhões  Frankfurt, Alemanha - Em outubro de 2024, aproximadamente 5,7 milhões de passageiros viajaram pelo Aeroporto de Frankfurt (FRA), um ligeiro aumento (0,3%) em relação ao mês correspondente de 2023. Durante as férias escolares de outono no estado alemão de Hesse, os voos para locais de clima quente tiveram uma demanda especialmente grande. Eles incluíram destinos na Grécia, Ilhas Baleares e Ilhas Canárias. No entanto, os volumes de passageiros ainda estavam cerca de 11,6% abaixo do mês correspondente de 2019.  Vista do pátio de aeronaves no FRA. (© Fraport)  A maioria dos aeroportos operados pelo Fraport Group fora da Alemanha registrou crescimento de passageiros em outubro de 2024.  O volume no Aeroporto de Liubliana (LJU) na Eslovênia cresceu 7,3% ano a ano para 127.572 viajantes. 

MTur busca atrair novos voos e rotas ao Brasil em evento internacional de aviação nas Bahamas

Secretário Carlos Henrique Sobral apresentou oportunidades de atuação no país durante fórum da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), que reuniu líderes e autoridades globais do setor  Atrair novos voos e rotas aéreas ao Brasil e aumentar operações já existentes. Este foi o objetivo da participação do Ministério do Turismo brasileiro no ALTA AGM & Airline Leaders Forum 2024, realizado esta semana em Nassau (Bahamas). Na sua 20ª edição, o encontro, organizado pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), reuniu cerca de 400 líderes do setor e autoridades globais para discutir os desafios e impactos da aviação no desenvolvimento local.    MTur buscou ampliar o número de novos voos e rotas aéreas para o Brasil durante fórum da ALTA nas Bahamas. (© MTur) Representando o MTur, o Secretário Nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimentos no Turismo, Carlos Henrique Sobral, promoveu reuniões bilaterais e apresentou oportunidades