San Sebastian, Espanha - A UNWTO realizou a 8ª edição do seu Fórum Mundial de Turismo Gastronômico coorganizado com o Basque Culinary Center (BCC), com foco nas ligações entre produto, gastronomia e turismo.
(© UNWTO) |
A promoção e preservação dos produtos locais, a contribuição do turismo para o desenvolvimento sustentável, a inovação e o desperdício de alimentos ocuparam o centro do palco, já que a UNWTO e o BCC também receberam mais de 300 participantes online de 50 países.
Na abertura do Fórum, o Secretário-Geral, UNWTO, Zurab Pololikashvili, disse: "O turismo gastronômico pode desempenhar um papel de liderança na promoção de práticas agrícolas responsáveis, na proteção da biodiversidade e na redução da pegada ambiental. Também pode criar novas oportunidades para as comunidades prosperarem e protegerem seu patrimônio e tradições e se tornarem um motor de crescimento e diversificação para os destinos que apoiam nosso roteiro para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável."
Joxe Mari Aizega, Diretor Geral, Basque Culinary Center, acrescentou: "Estamos em um momento de promover dinâmicas transformadoras e conectar o turismo gastronômico com o desenvolvimento rural. Território, inovação e criatividade são fundamentais para avançar com sucesso para um novo cenário em que se promova um modelo de turismo gastronómico responsável focado no cuidado com as pessoas e com o ambiente. É fundamental promover práticas sustentáveis, aproveitando o poder da tecnologia como motor de crescimento e promovendo o desenvolvimento profissional do setor, e trabalhar para manter a autenticidade e diversidade da oferta gastronómica."
A cerimônia de abertura contou ainda com Rosana Morillo, Secretária de Estado do Turismo de Espanha, Eneko Goia, Presidente da Câmara Municipal de San Sebastian, Azahara Domínguez, Adjunta para a Mobilidade, Turismo e Ordenamento do Território, Conselho Provincial de Guipuzkoa, e Javier Hurtado, Ministro Regional do Turismo, Comércio e Consumo do Governo Basco.
Na ocasião, os Chef´s de renome mundial Martin Berasategui e Pedro Subijana, notórios por suas contribuições para o reconhecimento internacional da culinária basca, foram designados Embaixadores da UNWTO para o Turismo Responsável.
Turismo para o Desenvolvimento e Crescimento
O Fórum destacou o papel do turismo gastronômico na preservação dos territórios locais e na promoção de práticas sustentáveis. Um painel de alto nível de ministros do turismo – Bulgária, Porto Rico e Zimbábue se concentrou em políticas que fortalecem a agricultura, a gastronomia e o turismo. As discussões lideradas por especialistas também se concentraram na proteção das tradições culinárias, no valor das indicações geográficas, no avanço da sustentabilidade e resiliência das áreas rurais, permitindo que os produtores prosperem em um mundo cada vez mais interconectado e impulsionado pela tecnologia.
Com o turismo gastronômico como um dos pilares da Agenda da UNWTO para a África – Turismo para o Crescimento Inclusivo, o Fórum também explorou o potencial do setor como fonte de crescimento inclusivo em toda a região. Em um discurso especial, a Primeira-Dama do Zimbábue, Auxillia C. Mnangagwa, uma promotora comprometida da gastronomia africana, destacou que "o turismo gastronômico globalmente se tornou uma ferramenta eficaz para atrair turistas, particularmente aqueles que estão cientes do valor natural e nutricional embutido nos alimentos tradicionais. Como nações, devemos ser capazes de explorar nossas cozinhas tradicionais nutricionais para garantir uma vida saudável e o desenvolvimento socioeconômico de nossas nações. Isto está em linha com a nossa filosofia baseada no patrimônio para promover o turismo."
Também na ocasião, a UNWTO designou a Chef Fatmata Binta como Embaixadora do Turismo Responsável por seu papel na promoção da Gastronomia Africana e do desenvolvimento comunitário. A Chef Binta é uma Chef nômade moderno ligado à cultura, costumes e culinária Fulani do maior grupo nômade da África Ocidental e Central.
Competição de Startups de Turismo Gastronomia
Em Donostia – San Sebastian, finalistas selecionados de competições anteriores da UNWTO que trabalham com Gastronomia apresentaram suas ideias. As soluções apresentadas contaram com experiências culinárias excepcionais e personalizadas, com curadoria de Chef´s renomados (Searchef), agilização da gestão de resíduos na hotelaria (Eatinn), celebração dos sabores da comida de rua marroquina (Machi Mouchkil), estabelecimento de certificações de sustentabilidade e diretrizes de restaurantes (Ecofoodies) e introdução de um aplicativo de entrega de comida de qualidade e artesanal local (Oh les Chefs).
Oh les Chefs saiu vencedor, principalmente por seu forte potencial de expansão internacional. Eles terão acesso a um espaço de trabalho dedicado dentro do LABe- Digital Gastronomy Lab por seis meses. Além disso, a startup se envolverá ativamente no Culinary Action!, programa de empreendedorismo gastronômico do Basque Culinary Center e desfrutará de uma associação de seis meses na Comunidade Digital GOe.
Até o momento, mais de 700 startups de mais de 100 países participaram da competição. Estão abertas as inscrições para a 4ª Edição do Concurso de Startups de Turismo Gastronomia da UNWTO, em colaboração com o Basque Culinary Centre e powered by Alpitour World.
Um Roteiro para a Redução do Desperdício Alimentar no Turismo
Com base nas recomendações do Roteiro Global para a Redução do Desperdício de Alimentos no Turismo, divulgado pela UNWTO em colaboração com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a sessão "Soluções Circulares para a Redução do Desperdício de Alimentos" apresentou diversas iniciativas de hotéis, restaurantes e companhias de cruzeiros.
As soluções variaram de medidas de prevenção, como compras conscientes e design de cardápio; redistribuição de excedentes alimentares a grupos vulneráveis e processamento de biomateriais; as estratégias circulares como compostagem ou recuperação de energia. As discussões também enfatizaram a importância da educação, inovação e regulamentações e políticas de apoio na aceleração da mudança.
Jantar Inaugural Oferecido pelos Chef´s de Mahaia Kolektiboa
O jantar inaugural do Fórum foi oferecido pelos Chef´s do Mahaia Kolektiboa, um coletivo de Chef´s comprometidos com a evolução da cozinha basca.
Aitor Arregi (Elkano), Jon Ayala (Laia Erretegia), Xabi Gorrotxategi (Casa Julián), Dani López (Kokotxa), Javi Rivero (AMA), Roberto Ruiz (HIKA), Gorka Txapartegi (Alameda) e Armintz Gorrotxategi (Rafa Gorrotxategi), todos membros dedicados do Mahaia Kolektiboa, mostraram a essência da culinária basca, uma marca registrada de Donostia – San Sebastian que atrai visitantes de todo o mundo.
UNWTO Anuncia sede do Fórum Mundial de Turismo Gastronomia em 2024
O Fórum 2024 acontecerá em Manama, no Bahrein, a primeira vez que será realizado no Oriente Médio.
Para concluir de forma vivencial no Fórum, hoje, 7 de outubro, os participantes teriam a oportunidade de escolher entre 6 excursões diferentes para experimentar e saborear a gastronomia local.
Da mesma forma, o evento paralelo "Culinary Plaza", aberto aos cidadãos locais e organizado pelo Basque Culinary Center, em colaboração com a UNWTO, destacará especialidades culinárias de destinos como Zimbábue, Arábia Saudita, Porto e Botsuana. Fá-lo-á através de uma feira gastronômica em formato de mercado alimentar onde será possível mergulhar na cultura culinária destes cantos do mundo e provar a sua gastronomia num ambiente único.
O Fórum deste ano é organizado pela Organização Mundial do Turismo (UNWTO) e pelo Centro de Culinária Basca (BCC), com o apoio do Ministério da Indústria, Comércio e Turismo da Espanha, do Governo Basco e do Conselho Provincial de Guipuzkoa, e do Conselho Municipal de San Sebastián.