A companhia aérea adotou uma tecnologia desenvolvida pela IBM e implementada pela Xatrix, que ajuda a antecipar o impacto de eventos climáticos em suas operações
Cidade do México - A Aeroméxico está usando o IBM Environmental Intelligence Suite, uma ferramenta para monitorar, antecipar, planejar e responder a possíveis impactos de eventos climáticos extremos nas operações aéreas, projetada para aumentar as medidas de segurança e a eficiência de suas operações em benefício de clientes e funcionários. A tecnologia foi implementada pela Xatrix, uma empresa de consultoria mexicana e parceiro de negócios IBM.
(© Bing Imagens) |
A tecnologia, impulsionada pela inteligência artificial, permite que a companhia aérea realize análises de risco climático e forneça informações meteorológicas e dados geoespaciais para as mais de 100 rotas que opera no México e em todo o mundo. Também emite alertas que nos permitem considerar condições atuais e previstas, como vento, chuva e relâmpago, entre outros fenômenos, para ajudar a melhorar as decisões operacionais no planejamento de voos.
As condições meteorológicas adversas que afetam os negócios estão em crescimento e, de fato, o 2023 Global Risks Report do Global Economic Forum sugere que eventos climáticos extremos e desastres naturais são vistos como o segundo risco global mais grave dos próximos anos.
"O futuro dos negócios e do meio ambiente estão profundamente conectados, e a tecnologia está permitindo obter maior compreensão sobre o clima e como ele pode impactar os negócios", afirma Manuel Gonzalez del Yerro, Líder de Software de Sustentabilidade, IBM, América Latina. "Para nós, a confiança da Aeroméxico nas tecnologias IBM para ajudar a empresa a gerenciar o risco climático é motivo de orgulho, colocando medidas de segurança e eficiência acima de tudo e antecipando eventos atmosféricos adversos."
Diego Convalia, Vice-Presidente de Operações Técnicas de Voo, Aeromexico, disse: "Esta tecnologia complementa as aeronaves mais modernas, como as que temos, com a experiência de nossas equipes e à tecnologia de controle de tráfego aéreo e serviços dos países onde operamos". E completa: "a tecnologia nos ajuda a tomar decisões em decolagens, pousos, rotas de voo e operações em terra, o que contribui para elevar o voo a uma experiência extraordinária."